Grávida com top sentada sobre a cama. Foto: Freepik
A dor na mama na gravidez pode se assemelhar com uma sensação de peso, tornando os seios mais sensíveis a partir da segunda semana de gestação. Além disso, a dor se assemelha com algo latejante, que vai e vem, fazendo com que o incômodo apareça mesmo sem a palpação, de fato.
O mamilo também pode apresentar alguns sinais concomitantes com a dor, como o escurecimento e o aumento de suas auréolas. A tendência é que as mulheres mais sensíveis nos seios, sintam-nos mais doloridos e “pesados”, embora a intolerância a dor possa ser variável em cada caso.
Se você tem percebido alterações nas mamas, mas ainda está em dúvida com relação à gestação, acompanhe o nosso conteúdo de hoje e saiba tudo sobre o tema.
Para ler mais tarde: Exames na gravidez: Conheça agora os mais importantes a ser feito
Como vimos acima, a dor na mama na gravidez é latejante, o que se assemelha com alguns tipos de dores de cabeça que temos, por exemplo. É como se ela fizesse um movimento de “dilatação e contração”, que vai e volta, causando picos de dor e diminuindo.
Veja a dor no seio como uma “onda”, que chega, cresce, se intensifica e depois “quebra” e diminui. Essa analogia pode lhe ajudar a detectar a dor causada pela gestação. Lembre-se ainda que a dor pode aparecer apenas durante o toque nos seios ou pode acontecer sem que você o apalpe.
De qualquer forma, apenas a dor na mama na gravidez não é o suficiente para que seja confirmada a gestação. Apesar de ser um sintoma recorrente, os exames de sangue ou os testes de farmácia tendem a ser mais fidedignos, afinal, algumas mulheres podem sentir dor nos seios provenientes de alterações hormonais, uso de anticoncepcionais e até mesmo no período pré-menstrual.
Sendo assim, para não cometer nenhum equívoco, observe as características das suas mamas, seguindo as nossas sugestões e, caso não tenha certeza se está grávida, faça um exame para isso. 😉
Para que você possa visualizar com mais clareza as suas mamas e assim saber se você realmente está com um sintoma de gravidez, observe se o mamilo ficou mais escurecido e sensível ao toque. Também é possível observar o que chamamos de “auréola secundária“, que cresce e se desenvolve em volta do mamilo. Essa mudança tem a função de preparar a mama para a amamentação mais tarde.
Sim. Isso se deve ao fato de que as mudanças hormonais estão causando transformações no seu corpo. Dessa forma, no decorrer da gestação o seu organismo irá se adaptar à todas essas mudanças, ficando mais equilibrado e diminuindo as dores no mamilo e na mama propriamente dita.
As alternações nas mamas podem variar de mulher para mulher, mas elas acontecem ao longo de toda a gestação. Para se ter uma ideia, existem mulheres que percebem mudanças nos seios logo após a concepção, enquanto outras gestantes relatam perceber inchaços e dores apenas a partir da segunda semana de gestação.
A dor na mama na gravidez pode ser bastante incômodo e pode causar, inclusive, a irritabilidade. Isso tudo é natural, ainda mais se considerarmos as mudanças de humor que acontecem repentinamente durante a gravidez.
De qualquer forma, algumas medidas tendem a diminuir a sensação de peso e de dor nos seios durante a gestação. Veja quais são:
Os sutiãs utilizados durante a gestação precisam ser de tamanho apropriado. Para isso, meça as suas mamas antes de comprar um novo sutiã baseando-se apenas no que for medido neste momento, afinal, as suas lingeries antigas não serão tão adequadas e não acompanharão o crescimento da mama.
A dor na mama na gravidez é normal, mas merece atenção para trazer mais conforto e bem-estar para a gestante. Se você perceber que as dores estão atrapalhando muito a sua rotina, considere conversar com o seu médico para encontrar medidas de amenizar o problema.
Leia agora: