X

7 Razões pelas quais o sono do seu filho pode piorar

Ah, os bebês! São verdadeiras caixinhas de surpresas! Sabe quando você finalmente comemora que seu filho passou a dormir bem, e (poucas) semanas depois a coisa desanda novamente? Pois é, acontece mesmo!

E tendo contato com tantas mães por meio do blog, hoje eu vejo que esse é um problema extremamente comum , sobretudo no primeiro ano de vida do bebê. Por isso, nada melhor do que ouvir a palavra da nossa querida consultora de sono, Michele Melão, sobre a questão! Aproveitem a leitura!

Por Michele Melão

A maioria das mães que nos procuram têm histórias parecidas com o sono do bebê. Geralmente seus filhos nunca foram dorminhocos, sempre tiveram o sono muito leve, sensível às mudanças de rotina, dificuldades para adormecer e, praticamente desde o nascimento, dormiam menos tempo do que a maioria da mesma idade.

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
🎁 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!

Mas, e quando o bebê dorme bem e de repente começa a acordar de madrugada? No texto de hoje eu falo sobre isso e dou dicas para as mães passarem por estes momentos difíceis com mais tranquilidade.

Imagem: 123RF

  1. Regressões de Sono: até os dois anos o bebê passa por diversas regressões no sono. Elas acontecem porque o bebê está crescendo, se desenvolvendo, adquirindo novos hábitos, dormindo menos durante o dia – e durante estes períodos, o sono pode ficar ruim por 2 ou 3 semanas. Acontecem geralmente aos 4, 8, 12, 18 e 24 meses. A dica durante estas semanas é fazer o possível para não criar associações de sono diferentes da que seu filho já tem e ter a paciência de esperar pelo fim dessa fase.
  2. Dentição: a dor nos dentinhos pode aparecer até dois meses antes deles erupcionarem (“rasgarem a gengiva”), e esse é um momento difícil para algumas crianças. Muitas nem mesmo sentem o nascimento dos dentes, enquanto outras podem ter febre ou diarreia. A dica neste caso é sempre consultar o pediatra, para que ele receite algo que alivie o desconforto da criança, e usar mordedores (gelados e firmes) – especialmente no fim do dia, quando a criança já está cansada e os incômodos se tornam maiores. Se o problema de sono da criança for só causado pelo dente, geralmente ele atrapalha mais o adormecer: a criança fica mais resistente ao sono por causa da dor.
  3. Picos de Desenvolvimento: os bebês passam por diversos aprendizados, especialmente no primeiro ano de vida. Muitas vezes eles acordam diversas vezes de madrugada e querem praticar o que aprenderam (engatinhar, falar, sentar). A dica é deixar que seu filho pratique muito estas novas habilidades durante o dia. Incentive bastante, para que ele não tenha vontade de fazer isso de madrugada.
  4. Transição das Sonecas: muitas vezes o bebê já tem peso e idade suficientes para se manter acordado durante o dia por mais tempo, mas, como o corpo está acostumado a uma rotina, ele continua dormindo bastante nesse horário. É importante observar estes períodos de transição e, se o sono do dia estiver atrapalhando o noturno, começar a ajudar seu filho a estabelecer um novo hábito. Exemplo: um bebê de 10 meses que faz três sonecas por dia pode acabar compensando esse sono, ficando acordado à noite. Muitas vezes tirando uma soneca do dia, para que ele faça apenas duas, o filhote voltará a dormir melhor. A dica é perceber a capacidade de sono do seu filho dentro das 24 horas do dia e ajustar isso à quantidade de sono noturno e sonecas ideais para o peso e idade dele.
  5. Doença: mesmo crianças que dormem muito bem podem ter o sono difícil quando ficam doentinhos. Algumas medicações podem mexer com o sono, além do incômodo provocado pelos sintomas e muitas vezes a necessidade de ter o sono interrompido para fazer algum tratamento. Nestes casos, assim que a criança estiver bem de saúde, os pais devem retomar os hábitos antigos, para não correr o risco de criar um padrão de sono ruim para o bebê, além de verificar com o pediatra todos os efeitos dos medicamentos e o que pode ser feito para o bebê se sentir mais confortável.
  6. Quebras de Rotina ou Mudanças na Vida da Criança – mudar de casa, viajar por muitos dias, a chegada de um irmão ou um início na escola. Estas mudanças grandes na rotina do bebê podem sim prejudicar o sono. Muitas crianças vão precisar de uma atenção especial para se adaptar à nova vida, especialmente nas primeiras 3 semanas de adaptação. Depois deste período, a dica é voltar a maneira como seu filho era colocado para dormir, para que retome o bom sono o quanto antes.

Mesmo as crianças que dormem muito bem podem ter uma noite ou outra com mais dificuldade. Podem ocorrer pesadelos, desconfortos, e não há nada que podemos fazer para evitar isso. Desta forma, é importante que os pais observem a causa da regressão e trabalhem rapidamente para retomar o bom sono. Muitos me perguntam se a criança desaprende a dormir. O que eu acredito é que a criança aprende uma nova forma, por isso a resposta dos pais para as regressões de sono é o que vai fazer toda diferença depois que o período de dificuldade passar.

Leave a Comment