10 Coisas que estragam o sono do seu filho

Por 33 Comentários


Hoje tem a coluna da nossa querida consultora de sono Michele Melão. Com um assunto que é de interesse de todas nós, mães: as coisas que estragam o sono dos pequenos. Confesso que depois de ler, percebi alguns erros que explicariam a origem do padrão de sono ruim de Catarina. Começando pelo fato de acordá-la para mamar quando era bebê (se eu tivesse um segundo filho, não acordaria de forma alguma! Só se fosse muito magrinho!).  Vem dar uma espiadinha, porque tem dicas muito bacanas!

Por Michele Melão

Lori Greig via Compfight cc

Imagem: Lori Greig / Creative Commons

Você está cansada, seu corpo pede horas de sono para se recuperar da loucura do dia e a hora de dormir é sempre uma caixinha de surpresas. “Quanto tempo meu filho vai levar para dormir hoje? Será que vai acordar durante a madrugada? Vai chorar para dormir?”. No post de hoje vamos conversar sobre 10 fatores que podem estragar o sono dos bebês, para que você possa evitar situações capazes de transformar as noites de sono em verdadeiros “campos de guerra”.

1) Dormir com a televisão ligada. Embora algumas mães garantam que esta é a única maneira dos filhos dormirem, o mesmo não vale para a maioria das famílias. Crianças que dormem bem com a TV ligada são exceção. A luz da TV estimula, faz com que as crianças queiram ficar acordadas para acompanhar o programa e isso pode fazer com que elas acordem mais vezes durante a noite.

2) Cansar muito a criança na esperança que ela durma a noite toda (porque, afinal, está cansada!). Este é um erro bastante comum. As crianças ficam tão elétricas que não conseguem se acalmar para dormir. Demoram muito para pegar no sono e quando isso acontece, acordam com facilidade. Certamente nesses casos o hormônio predominante no corpo das crianças não é o do sono – ao contrário, a taxa de cortisol (que é o hormônio do stress e que mantém o estado de alerta) provavelmente está elevada.

3) Fazer a criança dormir na cama dos pais. Imagine que você dormiu em sua cama e acordou na cama do vizinho. Assustador, não é? Muitas crianças que dormem na cama dos pais e não são avisadas (quando já entendem) que serão levadas para outro lugar, acordam chorando bastante, porque levam um “susto” no despertar do ciclo do sono. Isso pode causar insegurança e deixar a criança com medo de dormir no quarto dela.

4) Evitar as sonecas diurnas para não estragar o sono da noite. Até os 3 anos, pelo menos, a criança precisa dormir durante o dia. Quando isso não acontece, o pequeno irá produzir cortisol, o que fará com que o tempo para se chegar ao sono possa se estender muito.

5) Quando a criança fizer algo errado, usar a hora de dormir como castigo. Às vezes é quase que automático. A criança faz algo que não é aceito pelos pais e o castigo é ir para a cama. Isso pode criar uma associação negativa com o sono – dormir passa a ser uma penalidade, e não um prazer.

6) Acordar o bebê de madrugada para mamar. Após os 6 meses, desde que não haja recomendação médica e desde que seu filho tenha o peso adequado, ele não precisa ser alimentado durante a madrugada. Interromper o sono do bebê pode fazer com que ele passe horas acordado. Tente suprir a necessidade de alimentação durante o dia, ao invés de acordar seu bebê para mamar no meio da noite.

7) Se o bebê acordar para mamar, demorar para atender a necessidade dele. Tenha sempre o peito ou a mamadeira a postos para atender seu bebê, logo que ele acordar. Se for necessário, o ideal é que ele seja alimentado rapidamente, para que não desperte totalmente do sono e volte a dormir com facilidade. Esta é mais uma vantagem do aleitamento materno – o leite já está pronto, na temperatura certa.

8) Trocar a fralda do bebê durante a madrugada. A não ser que haja necessidade, as fraldas noturnas são feitas para “aguentar” a noite toda. Muitas mães trocam os bebês com medo das assaduras, mas existem meios de evitar isso. Capriche nas pomadas e use fralda de qualidade. Acordar seu bebê no meio da noite para a troca pode estimular seu filho e fazer com que ele leve horas para voltar ao sono profundo.

9) Barulhos e luzes. Para o bebê dormir, é necessário um ambiente adequado. Luzes muito baixas (ou apagadas) e pouco ou nenhum barulho na casa, pois algumas crianças são extremamente sensíveis aos sons. Se for difícil manter toda a casa em silêncio, use um white noise para que o bebê ouça sempre o mesmo som e não se distraia com barulhos vindos de fora do quarto.

10) Dar alimentos de difícil digestão no jantar. Evite chocolates, comidas gordurosas, margarina ou manteiga, alimentos com conservantes, suco de laranja, refrigerantes e carboidratos simples (arroz, pão, batata) no jantar das crianças. A cafeína e os açúcares são excelentes bloqueadores de sono – por isso vale a pena reduzi-los quando a noite chega.

Além desses fatores, lembro que ter uma boa rotina (não só para a hora de dormir, mas também durante o dia), manter um horário aproximado para as sonecas, refeições e atividades certamente aumenta a segurança das crianças, o que ajuda muito na quantidade e principalmente na qualidade do sono. É um ciclo: crianças que tem as horas de sono que precisam, se alimentam bem, são mais alegres, focadas, aproveitam mais as brincadeiras, choram menos e são mais adaptáveis, facilitando bastante a vida dos pais.

 michele melão selo




Arquivado em: Cuidados diáriosSem categoriaSono do bebê Tags:

Comentários (33)

Trackback URL

Sites que possuem links para este Post

  1. O que pode acontecer se meu filho não dormir? : Mil dicas de mãe | 1 de julho de 2015
  1. Ana Catarina Sá Leitão disse:

    Fiquei com dúvida em relação ao número 8.
    Isso deve ser considerado também para bebês pequenos, tipo recém nascidos ou a partir de certa idade?
    Alguma sugestão de fralda que agüente a noite toda?

    • Michele disse:

      Oi Ana, é isso mesmo que a Nívea falou. Fraldas de boa qualidade, apesar de serem mais caras, aguentam bem a noite toda e você não precisa trocar (mesmo bebês pequenos). Vale a pena investir um pouco mais nas fraldas noturnas!
      Um abraço,
      Michele

  2. Oi, Ana.
    Vou passar sua pergunta para a Michele, ok?
    Sobre a fralda, as noturnas costumam suportar bem o xixi da noite. Nessa hora acho que vale a pena comprar os modelos de maior custo, porque fazem diferença mesmo.
    Bjs,
    Nívea

  3. Ana, eu só troco quando ele faz cocô, desde recém nascido. Eu uso a pampers do pacote verde. Aguenta 12 horas fácil. 🙂

  4. Shirley disse:

    Está brincando que vc acordava a Cacá para mamar? E depois de seis meses ainda? Amiga, agora fiquei surpresa. Acho que nunca acordei o Leo para mamar. E se acordei, não lembro (até porque, ele acordava sozinha. kkk!). bjs

  5. Ana Catarina Sá Leitão disse:

    Obrigada!!

  6. Ana Catarina Sá Leitão disse:

    Nívea, meu bebe tem 2 meses e como ele tem refluxo trocamos a fralda antes da mamadeira, todas das vezes. Uso a Huggies turma da Mônica soft touch. Ganhei muitas no chá de fraldas e não acho as noturnas tamanho P.

  7. ótimas dicas,nunca acordei minha filha pr mamar nem ao menos pra trocar fraldas e graças a Deus ela dormir a noite inteira desde 23 dias de nascida e hoje está com 7 meses.

  8. Muito legal… Excelentes dicas! Muitas delas seguidas por mim nos primeiros meses da minha filha! Posso dizer que não tive problemas em relação ao sono dela! Beijinho!

  9. monize disse:

    Olá meu filho tem problemas para dormir desde que vasceu, porém , na minha cidade não existe profissionais no assunto. Gostaria de poder enviar um email para tirar dúvidas

  10. Amei as dicas..Já passei pra minha nora q será mamãe em outubro.

  11. Débora disse:

    Olá, no meu caso já não sei mais o que fazer.
    Minha filha vai fazer 4 meses e sono não existe na vida dela, não dorme a noite e de dia só tira sonecas.

    • Nívea Salgado disse:

      Oi, Débora,

      Sei o quanto pode ser difícil o que você está passando. Minha filha era assim também e eu sofri muito nos primeiros meses. O que posso dizer a você é que passa, tudo vai melhorar. Se quiser o contato da nossa consultora de sono, a Michele Melão, posso passar. Ela tem me ajudado muito com o sono de Catarina, que agora já tem 3 anos e vez ou outra ainda me dá trabalho durante a noite 🙂

      Grande beijo,

      Nívea

  12. Andressa Ferreira disse:

    evitar arroz e batata no jantar?? olha onde eu moro a gente não almoça, so tem uma refeiçao quente por dia.. como faz??

  13. Erica Capelli disse:

    Nao moro no Brasil mas sempre usei a pampers 12hrs, e nunca tive problema. Minha filha dorme de 10 -12 hrs direto. So trocava fralda a noite nas 4 primeiras semanas.

  14. Roberta Klava disse:

    Gostaria de ter o contato da Michele, pois estou tendo problemas com o sono de minha pequena de 1 ano e 4 meses, ela tem acordado todos dos dias no mesmo horário entre 2 e 3 horas da manhã chorando e não quer dormir mais a não ser que a levemos para nossa cama ou para um lugar onde estejamos deitados com ela. Está difícil, estamos cansados…

  15. Josiane Peres disse:

    Meu Bb tem 3 meses e eu troco ele a noite uso pampers verde mas vaza tudo sempre acorda molhado ai tenho que trocar roupa e tudo

  16. Ana Cristina disse:

    Olá, muito bom o texto! Meu bebê tem 5 meses dorme por volta das 20:00 e acorda às 7:00, mas ainda mama uma vez pela madrugada… O problema é que sofro com as sonecas diurnas….é quase impossível ele dormir de dia…uma luta com o sono terrível!

  17. Karina disse:

    Nossa e dificl minha bebe tem 20 dias e sempre troco a fralda dela a noite pq faz coco…Ela acordou muito espero que passe esta fase logo

  18. Herika disse:

    quais sao as horas do banho do bb meu bb tem 3 meses

    • Michele disse:

      Bom dia Herika!
      Você pode dar banho no seu bebê no fim da tarde, perto das 18h00, assim você já pode diminuir o ritmo e começar a criar uma rotina.
      Outra alternativa seria um pouco mais tarde, já no ritual do sono para prepará-lo para dormir.
      Um beijo
      Michele

  19. Diana Ferreira disse:

    Meu bebé tem quase 3 meses nao faz sonecas maiores que 30 minutos. E a noite quando coloco ela na cama depois de a amamentar chora e chora e não adormece nem no colo nem de maneira nenhuma, so quando volto amamenta la é que acaba por adormecer entretanto estão 3 horas de distância

  20. Luana disse:

    Minha bebê tem 5 meses e só mama no peito. A partir dos 3 meses começou a dormir sozinha no berço. Nunca foi de dormir bem de dia… mas a noite semprr dormia das 21:00 as 6:00. De uns dias pra cá ela surtou… n dorme de dia… de noite é uma luta pra fazer ela dormir. Antes eu seguia a rotina do banho às 20h, mamar e dormir por volta das 21:30.

    Será que o banho nessa idade está atiçando ela? E por isso ela fica mais ligada e demora pra dormir?

    • Oi Luana, tudo bem?
      O padrão de sono do bebê muda bastante aos 4 e 5 meses, e provavelmente sua bebê passou a ter dificuldade para dormir de noite porque não dorme bem durante o dia. Na maioria das vezes o banho relaxa, mas também pode ser que ela fique muito estimulada tomando banho. Outra observação é coloca-la para dormir mais cedo visto que o sono diurno dela não é bom.
      Insista no ritual de sono (com ou sem banho) para que ela tenha um tempo para relaxar.
      Um beijo
      Michele

      • Gleiciane disse:

        Olá Michele gostaria de sua ajuda minha filha é muito agitada irritada chorona.. é uma luta colocar ela pra dormi a noite parece um pesadelo chora é inquieta.. horrível me ajuda por favor

        • Oi Gleiciane, bom dia!
          Para dormir, geralmente quando as crianças dão muito trabalho, o motivo é que elas não estão preparadas para dormir (cansadas e relaxadas o suficiente) ou já passaram do ponto (estão cansadas demais). Reveja sua rotina, os horários, o que você faz antes da sua filha dormir (preste atenção nos estímulos que ela recebe). Ter um ritual de sono bem relaxante e diminuir bastante os estímulos principalmente uma hora antes de dormir pode ajudar para sua bebê dormir mais rápido e ter uma noite de sono mais tranquila.
          Um beijo

  21. Oi, tudo bem?
    Tenho um bebê de 1 ano e 2 meses, ela não dorme a noite toda, acorda a cada 2 horas. Não sei mais o que fazer pra ela dormir, na hora de fazer dormir é um pesadelo, coloco no berço, ela vira para um lado e para o outro para espantar o sono .Durante o dia também é esse tormento, ela pode estar caindo de sono que não dorme, só quer saber de brincar, me ajude estou desesperada, não sei mais o que fazer.

  22. Oi Daiane, como vai?
    Com a idade do seu bebê, é bastante importante que ele durma a noite toda, para que consiga crescer e se desenvolver adequadamente. Veja como está o ritual de sono do seu bebê. É relaxante o suficiente? Será que ele não está muito estimulado? Ele dorme bem de dia?
    Estas são algumas reflexões que você pode fazer para verificar a causa de uma noite tão ruim.
    Nesta idade você pode fazer uma educação de sono para ele. Se estiver interessada na consultoria de sono, me escreva no michelemelao@maternitycoach.com.br e eu te mando detalhes do trabalho.
    Um abraço
    Michele

  23. Nataly disse:

    Michele, boa tarde!
    Tenho uma dúvida…
    Meu bebê tem 9 meses e mama as 19:30.
    20:00 já está dormindo.
    Entre 1:00 e 02:00 mama uma vez.
    Depois desperta em torno das 06:00.
    Essa mamada dele de madrugada é muito prejudicial? Não consigo tirar… É possível que seja fome ou necessariamente é hábito?

  24. Oi Nataly, como vai?
    Seu bebê dorme bem, faz boas horas de sono. Se não há recomendação do pediatra para tirar esta mamada, ela não é prejudicial e pode ser fome, já que a última mamada dele foi 19h30.
    Um beijo
    Michele

Deixe seu comentário

Receba nossas dicas por e-mail