Como criar hábitos saudáveis de sono – 7 atitudes que farão diferença para seu filho!

Por 37 Comentários


Hoje é dia da coluna dela, nossa querida consultora de sono Michele Melão. Que traz um assunto de máxima utilidade para todas nós: como criar hábitos saudáveis de sono e ensinar o filho a dormir bem. Talvez se eu tivesse feito tudo isso com Catarina, desde que ela nasceu, não teria sofrido tanto com noites insones. Se eu pudesse voltar no tempo, imprimiria esse post aqui e colocaria na minha cabeceira, para seguir à risca!

Por Michele Melão

Imagem: Arjan Almekinders via Compfight cc

Imagem: Arjan Almekinders/Creative Commons

Vocês já pararam para pensar na diferença entre o ritmo biológico de um adulto e de um bebê? Nós temos um ritmo definido dentro das 24 horas do dia. Temos horários aproximados para dormir, comer, fazer as atividades e nossa rotina diária. Quando os bebês nascem, todo este ciclo acontece em intervalos de 3 ou 4 horas. Neste curto período de tempo, os bebês são alimentados, limpos, passam por alguma atividade e dormem.

Para muitos pais, acordar de madrugada de três em três horas ou, quando a noite está “boa”, ter quatro horas de sono ininterrupto, parece uma loucura. Porque apesar dos recém-nascidos dormirem por até dezesseis horas das vinte e quatro do dia, nenhum adulto consegue picar o sono desta maneira. E, mesmo que conseguissem, o estado de ânimo e o corpo certamente sentiriam, assim como acontece quando pulamos uma refeição, ou mesmo quando temos os horários do dia desajustados. Mas o que fazer para acertar esse ritmo o mais rápido possível? Criando bons hábitos de sono desde cedo, e é sobre isso que eu gostaria de falar vocês no post de hoje com vocês. A seguir, deixo algumas dicas que podem ajudar sua família – espero que gostem e que seja muito útil!

1) Ensinar a diferença entre o dia e a noite (inclusive para as sonecas). Parece que falo sempre a mesma coisa, mas muitas mães me procuram porque os bebês trocam o dia pela noite. E isso ocorre exatamente porque não sabem que esta diferença existe! Desde muito cedo (o mais cedo possível), tente manter sua casa iluminada desde as primeiras horas da manhã. Seu bebê acordou para mamar às 7h? Abra as janelas e deixe os sons cotidianos entrarem na sua casa. No fim do dia, diminua o ritmo, as luzes, os sons. De preferência, desligue a TV a partir das 19h e faça com que seu filho perceba que o dia “terminou”.

2) Não é necessário alimentar seu bebê só porque ele acordou e também não dê de mamar até que ele durma. Sou totalmente a favor da alimentação por livre demanda, especialmente nos primeiros meses de vida. Mas isso não quer dizer que seu bebê está com fome todas as vezes que acordar. Se você amamentou há pouco tempo, ele dormiu e acordou rapidamente, elimine as outras causas antes de dar o peito de novo. Ele pode estar com a fralda suja, com frio, com calor ou algum incômodo, como cólicas ou dor de ouvido. Outra atitude importante é não deixar seu bebê dormir no peito. Apesar de parecer fácil no começo, isso pode criar uma associação errada de sono e, quando ele puder dormir a noite toda, poderá precisar mamar para voltar ao sono no final de cada ciclo (isso pode acontecer de hora em hora!).

3) Berço é lugar para dormir! Muitos bebês acordam e ficam distraídos no berço, olhando o móbile ou com algum brinquedo colorido que foi deixado lá. É bastante importante o bebê associar o berço ao sono, e não à brincadeira. Nas aprendizagens de sono que faço, é bastante comum as mães relatarem que os bebês não choram, mas também não dormem quando são colocados no berço. Isso acontece porque eles não sabem que lá é o local para dormir e precisam aprender isso. Assim que o bebê acordar (se o tempo for considerado suficiente), tire-o do berço e faça alguma atividade. Coloque-o em uma cadeirinha ou em tapetes no chão e esqueça o berço!

4) O banho deve ser dado para relaxar e dormir. O banho é um relaxante natural. Quando colocado na rotina para o sono da noite, ele faz muita diferença na qualidade do sono do bebê. Além disso, dar um banho para o sono noturno, diferencia este sono das sonecas diurnas, onde não há esta atividade. Separe um tempo para o banho, tenha calma, curta este momento. O banho é ainda melhor quando associado à massagem e aromaterapia. Aproveite esta atividade para deixar seu filho pronto para dormir a noite toda.

5) Dê segurança ao bebê e deixe que ele durma sozinho desde cedo. Se às vezes seu bebê dormir em seus braços ou mamando, não fique preocupada. Muitas mães adoram ver seu bebê tão calmo, em seu colo, descansando. E eles então? Como curtem! Isso só não pode ser uma regra. O ideal é que, para dormir, ele vá para o berço sonolento, porém acordado. Quando os pais têm essa atitude com naturalidade, a segurança é passada para o bebê, que vai aprender a se acomodar e dormir sem ajuda.

6) Ter objetos externos de associação de sono (berço, naninha, chupeta). Como o bebê não sabe dormir, ele certamente precisará criar associações para ajudá-lo a dormir sozinho. Estímulos externos (que não precisarão da ajuda dos pais) são bastante importantes nesta fase. O berço deve ser o local para dormir, e a chupeta só deve ser oferecida nesse momento, assim como a naninha. Pensamos às vezes que o bebê não liga para a naninha, mas no meio da noite, quando  acordar, ela pode dar segurança para que seu filho volte a dormir sozinho.

7) E, como sempre, tenha uma rotina de sono. Este fator importantíssimo do sono de seu filho está intimamente associado ao nosso 5º item (dar segurança a ele). A rotina é excelente para ajudar os pais na percepção dos sinais de sono do bebê; além disso, traz tranquilidade ao pai e à mãe, que saberão por quanto tempo será possível descansar até que o filho acorde. Bons hábitos de sono eliminam as surpresas desagradáveis, como um grande número de despertares durante a noite ou a falta de tempo durante o dia, porque nunca se sabe quando e por quanto tempo o filho irá dormir. Também regulam a alimentação, pois bebês que dormem melhor em geral se alimentam bem.

Por fim, algo para se pensar: nada mais restaurador do que uma boa noite de sono para dar ânimo aos pais. Para curtir e cuidar do seu bebê, da maneira que você quer e que ele merece!

michele melão selo




Arquivado em: Cuidados diáriosSono do bebê Tags:

Comentários (37)

Trackback URL

Sites que possuem links para este Post

  1. O que pode acontecer se meu filho não dormir? : Mil dicas de mãe | 13 de novembro de 2014
  1. Acho suas dicas ótimas, Michele. Mas já tentei fazer a minha filha ir sonolenta (mas acordada) para o berço várias vezes, e ela não aceita. Se estiver acordada, ela chora! E como chora! Até hj, ela está com 1 ano e 2 meses, ela só dorme no colo….

  2. Tatiana disse:

    Adoro suas dicas, mas gostaria de saber como fazer o bebê dormir sem estar mamando. Minha filha tem 4 meses e já dorme a noite toda, porém só dorme se colocada no seio. Não sei o que fazer.

    • Tatiana, se ela dorme a noite toda, não se preocupe. Isso quer dizer que quando ela acorda (porque todos nós acordamos durante a noite) ela sabe o que fazer. Ela se acalma sozinha e volta a dormir.
      Se seu peito fosse uma associação incorreta de sono, ela precisaria de você durante a noite.
      Um beijo,
      Michele

  3. Karine Weyrich disse:

    Olá Michele, muito legal suas dicas, desde cedo tento impor uma rotina de sono no meu bebê e posso dizer com muito orgulho que nunca tive muito problema com isso… Dou banho nele entre 19h30 -20 hrs, dou de mamar e coloco no berço e assim ele dorme até as 4 – 5 da manhã quando pede pra mamar.. porém de umas semanas pra cá ele tem acordado várias vezes durante a noite, as vezes resmunga e volta a dormir sozinho ou quando o choro é persistente dou a chupeta e ele volta a dormir.. o problema é que ele acorda de hora em hora, e as 6 da manhã já está acordadíssimo.. haja pique né?! Rsrs Você tem alguma sugestão do que poderia fazer para melhorar seu sono? Ele tem 6 meses, faz 3 sonecas durante o dia de 1 hora, as vezes até menos…Já tentei dar banho mais tarde mas como ele já esta acostumado com essa rotina ele fica fora de si se passa muito do horário rsrsrs

  4. Raquel disse:

    Na teoria é tudo muito lindo… Mas não consigo colocar em prática! Meu bebê dorme muito mal, estou exausta e sei que ele também fica, mas toda hora que vai dormir é uma luta contra o sono… Já tentei de tudo!

  5. fernanda fraga disse:

    Michele e depois disso?minha filha tem 2 anos e consegue dormir na cama dela,mas acorda todas as noites,por volta de 3 da madrugada e vai para minha cama,o que posso fazer?

  6. Emilia Rocha disse:

    otimas dicas,

  7. Oi Karine, que lega que você conseguiu fazer uma rotina desde cedo. Isso dá bastante segurança para os bebês e eles dormem bem melhor assim. Muitas crianças mudam mesmo os hábitos de sono aos 6 meses. Você começou com a alimentação sólida? Alimentação e sono estão sempre ligados. A quantidade de sonecas está perfeita para a idade e não acredito que começar a rotina mais tarde vai te ajudar. Você já tentou colocar um pouco mais cedo? Pode ser que ele esteja gastando mais energia agora e precise descansar um pouco mais. Como estão os sinais de sono dele? Escreva pra mim no michelemelao@maternitycoach.com.br porque com poucos detalhes fica difícil de te ajudar.
    Um beijo

  8. Oi Vanessa Cavalcante, quando sua bebê vai para o berço e dorme a noite toda? Muitas crianças dormem e precisam do colo para se acalmar, mas não acordam várias vezes por causa disso.
    Algumas ficam inseguras em dormir em um lugar e acordar em outro, por isso colocar no berço sonolenta ajuda muito neste caso.
    Se eu puder ajudar em alguma coisa, me escreva no michelemelao@maternitycoach.com.br
    Um beijo

  9. Natalia Silva disse:

    Também não consigo colocar minha bebê sonolenta no berço, vira uma choradeira só… Piorou com o meu retorno ao trabalho…

  10. Natalia Silva, ela dorme bem o resto da noite? Não sou contra o colinho, o problema é quando o bebê associa o colo ao sono e precisa dos pais a noite toda (no final de cada ciclo de sono) para dormir novamente.
    Um beijo

  11. Natalia Silva disse:

    Oi Michele ele tem acordado no mínimo a cada 3hs isso já com 8 meses

  12. Josiane Varela Bogus disse:

    Fiz tudo isso com minha filha e sempre funcionou! Até hoje aos 6 anos de idade ela tem rotina para dormir.

  13. Daniela disse:

    Oi Michele! Minha bebê completou 2 meses e estou passando as mesmas dificuldades que você pra fazer ela dormir, ela quando dorme de dia é uns cochilos de no máximo 15 minutos e a noite luta contra o sono,dorme mamando e quando coloco no berço acorda, dorme bem se for no carrinho ou na cama, mas acordando umas 4x na noite. Estou exausta, nem sei mais o que fazer pra ela e eu eu conseguirmos dormir, alguma dica?

  14. SILVAN CARLOS disse:

    Olá, mães
    Sou estreante neste blog e o achei bastante interessante. Por isso quero compartilhar com vocês minha experiência a pequena Mariana, 7 meses.
    Nossas noites de sono são bem tranquilas. Não temos do que reclamar.
    Tenho visto muito aqui no blog o termo “Rotina”. Ela é importante para que o bebê desenvolva a capacidade de adaptação ao novo ambiente. A rotina de sono da Mariana inclui ambiente escuro, calmo e com música ao fundo (clássica, jazz e até as baladas dos anos 80). Logo no primeiro mês de vida ela ganhou uma pendrive com músicas para dormir que incluíam sons da natureza: queda d´água, chuva, cachoeira, cantos de pássaros. Sempre funcionou bem e percebemos que seu sono é mesmo bem tranquilo. Quando acorda, ela espreguiça e abre um belo e longo sorriso. Tem presente melhor?
    Agora, seguindo as dicas do blog, vou aperfeiçoar meus conhecimentos da Shantala e tentar aplica-los na Mariana. Daí eu venho aqui e compartilho novamente.
    Além da Rotina, paciência e muito afeto são ingredientes indispensáveis para se obter sucesso nessa missão.
    Grande abraço a todos.

  15. Mayra disse:

    Olá Michele
    Eu tenho uma filha de 1 aninho. Ela só dorme mamando no peito e não dorme a noite toda. Gostaria de algumas dicas para melhorar o sono dela e fazer com que ela durma no berço e no quarto dela!
    Obrigada

  16. Lê Silva disse:

    Minha bebe tem 9 messes e nunca acordou a noite graças a Deus.

  17. Meu filho tem 1 ano e 8 meses e até hj não dorme uma noite inteira. Eu e meu marido estamos acabados… Lendo a matéria vi q muitas coisas a eu poderia ter feito eu acabei na fazendo, a pergunta é: a essa altura, com essa idade há algo q possa ser feito para q ele durma bem ?

  18. Thays Araujo disse:

    Meu bb de tres meses ta roco, me ajudem ,oq posso dar pra ele

  19. Maria Paula Costa disse:

    Oi Karine, meu bebê tem 6 semanas e tenho criado uma rotina do sono noturno mas tenho tido dificuldades para criar uma rotina para as sonecas diurnas, alguma sugestão? Outra preocupação é que meu bebê sempre adormece no peito, o que fazer para evitar que isso aconteça? Obrigada!

    • Oi Maria Paula,
      Com 6 semanas fica difícil mesmo estabelecer uma rotina para as sonecas porque até os 2 meses aproximadamente, elas são reguladas pela alimentação (especialmente se você amamenta por livre demanda e é bastante comum o bebê adormecer mamando). A partir dos 2 meses, tente manter pelo menos uma regularidade nos horários (alimentação, sono e atividades) e talvez você consiga dar de mamar quando seu bebê acordar, assim provavelmente ele não vai dormir de novo quando você alimentar.
      Um beijo

  20. Maria Paula Costa disse:

    Desculpe quis dizer Michele é não Karine.

  21. Bom dia Carolina, com 1 ano e 8 meses podemos sim melhorar muito a qualidade do sono do seu bebê. Se estiver interessada em uma consultoria, me escreva no michelemelao@maternitycoach.com.br e eu te mando detalhes do nosso trabalho!
    Um beijo

  22. Olá, parabéns pelo blog.
    Fiquei com dúvida a respeito da matéria quando menciona mostrar a diferença entre dia e noite, vc fala sobre deixar claro para mostrar que é dia, mas em outra matéria relacionada sobre sonos curtos durante o dia menciona sobre preparar o ambiente para o sono e deixar a casa ou o quarto não tão claro.
    Obrigada,
    Eliane

  23. Natany lima disse:

    Oi, Michele minha filha vai fazer 3 meses desde que nasceu acorda duas vezes pela madrugada e só dorme no colo ou mamando ainda estou de licença maternidade mas confesso que estou muito preocupada com ela tem algo que eu possa fazer pra ela dormir sozinha no berço?

    • Michele disse:

      Oi Natany,
      Com 3 meses eles ainda precisam mesmo de bastante ajuda para dormir. Aos 4 meses já é possível ensinar sua bebê a dormir quebrando estas associações e substituindo por outras onde você não precise amamentar ou embalar. Minha sugestão é esperar um pouco porque aos 4 meses o padrão de sono do bebê muda bastante.
      Além disso, até os 6 meses (com a inclusão da alimentação sólida), muitos bebês acordam de madrugada para alimentação. Quando eles estão com o ciclo biológico adequado, geralmente mamam e voltam a dormir de madrugada. Se é isso que acontece, não há motivos para se preocupar.
      Um beijo
      Michele

  24. carla machado disse:

    olá, gosto muita das suas dicas no blog, minha filha tem 5 meses e aos dois meses ela dormia a noite toda, nunca acordei ela para mamar, mas aos três meses começou a acordar a noite querendo a chupeta que caia da boca, e isso continua até hoje, ela as vezes acordada de hora em hora e é só colocar a chupeta na boca dela que ela já se vira do lado e dorme. Sigo uma rotina certinha com horas das sonecas diurnas, alimentação, na hora de dormir a noite (banho, mamadeira e berço ainda acordada e ela dorme sozinha). a sua ultima soneca é geralmente das 17h30m as 19h e vai dormir as 22h. mesmo com ela dormindo dou a ultima mamadeira perto da meia noite para ver se ela dorme a noite toda (ela mama dormindo e não acorda, dou mamadeira com ela no berço mesmo e a pego depois para faze-la arrotar).
    Gostaria muito de saber onde estou errando e ajudar minha filha a dormir tranquilamente a noite toda, e eu também, rs.

    • Michele disse:

      Oi Carla, tudo bem?
      Quando sua bebê dorme (primeira parte da noite) ela vai para o berço de chupeta? Talvez seria interessante você oferecer para ela se acalmar, mas tirar a chupeta para ela dormir, assim você cria um ambiente de sono exatamente igual ao que ela dormiu. Talvez ajude ensinar sua bebê a colocar a chupeta na boca e deixar algumas no berço para que ela encontre com facilidade.
      Um beijo
      Michele

      • carla machado disse:

        olá, tudo bem,
        Então ela só dorme se estiver com a chupeta na boca, e só usa a chupeta para dormir mesmo, não deixo ela com chupeta o dia todo, deixo até a chupeta no berço durante o dia, e também já tentei tirar a chupeta da boca dela assim que pega no sono, porém assim que tiro ela começa a se mexer e abre a boca procurando a chupeta. Ainda não consegue colocar a chupeta na boca, até tenta mais não tem coordenação para colocar o lado do bico, segura de qualquer jeito e nunca acerta até que solta a chupeta e não consegue pega-la mais.
        Vou tentar começar a fazer ela dormir sem a chupeta para ver se dá certo, espero que dê.
        obrigada
        um beijo.
        Carla

  25. Cristiane Magalhães disse:

    Olá Michele!
    Gostei muito das suas dicas, meu bebê tem 2 meses e dorme sozinho, antes tínhamos que ficar com ele no colo andando por horas pela casa com uma musiquinha tocando para ele dormir, ele adorava quando dançava com ele rs, dormia rapidinho. Bom, como chego muito tarde do trabalho, quero encontrá-lo ainda acordado para curtir um pouquinho ele, então resolvi adotar alguns hábitos antes de voltar a trabalhar, sempre eu é meu esposo damos banho nele a noite, por voltas das 22:00 / 22:30 perto da próxima mamada (sempre deixamos o quartinho dele bem quentinho para o banho), depois de um banho bem gostoso com a mamãe e o papai, ele mama e coloco ele para dormir, ele dorme a noite toda e dorme muito bem, ele acorda por volta das 09:00 da manhã, tem dia quando ele demora um pouquinho a mais para dormir pq quer ficar brincando e acorda as 10:00 não adianta tentar acordá-lo pra mamar que ele não abre os olhos rs, deixo ele acordar para trocá-lo e dar mamar.
    Bjos

  26. Cláudia disse:

    Olá Michele, minha bebê fez 4 meses e agora começou a acordar de 3 em 3 horas e quer mamar. Até então ela dormia 9 horas da noite e acordava ás 3 às vezes 4 horas da manhã para mamar… O que fazer??

  27. saguevea santos disse:

    Bom dia. Meu caso tem um empecilho, o clima, moro numa região metropolitana de Salvador-BA e como o clima é quente (estamos no verão 12.2015) acaba incomodando bastante meu bebê 4 meses a dormir mais confortavelmente, fora que moro em apê 2º andar e o barulho dos carros é demais.
    Com isso, ele dorme a noite mais ou menos 20:30h (barriguinha cheia de mama) , qdo já esta mais fresquinha a casa, e ele tende a acordar meia noite e depois 3h ou 4h, com fominha. Dou preferencia pra dar so a mama durante a noite, porque trabalho e durante o dia ele ingere outras coisas sem ser a mama.
    Então o calor não deixa ele dormir bem durante o dia, pra poder ele alterar a hora de dormir a noite , que seria o ideal ele dormir 22h em diante (mas sempre de barriguinha cheia).

    um abraço.
    Jesus abençoe

Deixe seu comentário

Receba nossas dicas por e-mail