Erupção dos dentes decíduos (de leite): veja o que esperar

Por 75 Comentários


Olá, amigos do Mil Dicas de Mãe.

Você sabe quando começam a aparecer os primeiros dentes de leite? Em que ordem eles erupcionam? E se o dente nascer tortinho, é normal? Essas e outras dúvidas sobre a erupção dos dentes decíduos (ou dentes de leite) povoam a cabeça das mães e dos pais com muita frequência. Muito bem, então vamos conhecer alguns detalhes do processo?

Foto: Google



Quando os primeiros dentes erupcionam?
Em geral a partir dos 6 meses, mas isso varia bastante de bebê para bebê. Algum tempo antes disso, no entanto, você notará seu bebê salivando muito, e isso não quer dizer necessariamente que a erupção está próxima. Isso ocorre devido à maturação das glândulas salivares, por volta do quarto mês.

Em que ordem os dentes decíduos aparecem?
Para que você tenha uma ideia da ordem de erupção, apresento a tabela abaixo. Os dentes do seu filho podem nascer um pouco antes ou depois disso, sendo considerada uma condição normal. Se, no entanto, seu bebê apresentar variações nessas estimativas maiores do que 6 meses, convém procurar um dentista para fazer uma avaliação através de um exame clínico e radiográfico.

Imagem: ABC da Saúde – Fonte: Mc Donald e Avery, 2001.

Meu filho nasceu com dente, devo me preocupar?
É raro, mas pode acontecer do bebê apresentar algum dente já ao nascimento (ou ocorrer uma erupção muito precoce, poucos dias depois de nascer). Nesse caso é fundamental que você procure um dentista para que ele avalie seu filho. Se o dente não apresentar mobilidade, poderá ser mantido na boca do bebê e a única preocupação adicional será a de higienizá-lo rotineiramente. Entretanto, se houver mobilidade, será necessária a remoção do dente, para evitar que o bebê o aspire.

O dente do meu filho está nascendo torto? Isso é normal? Posso fazer alguma coisa para consertar?
É muito comum que ao erupcionar, o dente apresente-se levemente “torto”, ou girovertido. Isso se normalizará naturalmente, conforme a estrutura facial do seu filho cresça para acomodar os dentes em erupção. Não é necessária nenhuma intervenção para resolver a questão. Se, no entanto, o dente apresentar-se muito desviado da sua posição normal, vale a pena consultar o dentista para esclarecer a dúvida.

Meu filho está com febre (e/ou diarreia), será que é o dente?
Cientificamente, não há comprovação de que a erupção dental cause febre ou diarreia no bebê. Nessa fase, é muito comum que o bebê leve os objetos à boca (também porque a gengiva coça e incomoda), levando micro-organismos à boca que podem causar a diarreia. Essa é a resposta da Nívea-dentista-pesquisadora.

Agora minha experiência como mãe: Catarina ficou um pouco chatinha e teve febre (baixa, menos do que 38 graus, mas teve) na semana em que quatro dentes estavam aparecendo de uma só vez. Coincidência??? Ou seria apenas uma virose? Nunca vou saber ao certo…

O que posso fazer para aliviar o desconforto do bebê?
Oferecer mordedores é a melhor saída. Coloque-os na geladeira antes, para que o frio tenha uma ação calmante sobre a gengiva irritada. A mesma coisa pode ser feita com uma fralda de pano (tente molhar com o suco que seu filho gosta e gelá-lo; se ele não pega os mordedores, pode ser que queira chupar essa fraldinha – fica a dica!). Outra opção é massagear a gengiva do bebê com uma dedeira. As pomadas anestésicas à base de benzocaína, que possuem ação anestésica, devem ser evitadas (há um alerta da FDA, agência de regulação de medicamentos e alimentos norte-americana, de que esse anestésico em grandes quantidades pode causar a metaemoglobinemia em bebês – um problema de baixa oxigenação dos tecidos que em último grau pode ser fatal). Se você usou em seu bebê no passado fique tranquila, pois o problema se manifesta pouco tempo depois da aplicação de altas doses do anestésico e não futuramente.

Importante: uma das pomadas mais comumente usadas no Brasil é da marca Nene Dent. Essa pomada não apresenta benzocaína em sua fórmula, e sim um outro anestésico denominado lidocaína. Mesmo assim, minha opinião pessoal é a de que você tente outros métodos de controle do incômodo do bebê e deixe o uso de anestésicos para situações bem específicas, sempre com o acompanhamento de um profissional (odontopediatra ou pediatra).

Tem alguma outra dúvida sobre dentes? Escreve para o e-mail nivea@mildicasdemae.com.br que terei o maior prazer em responder!

Quer ler mais sobre a saúde do bebê? Clique aqui.




Arquivado em: DentesSaúde Tags:

Comentários (75)

Trackback URL

  1. Dani Rabelo disse:

    Nívea, fiquei mega preocupada agora… hohoho (riso de nervoso, tá?)
    Eu uso NenêDent na Laura a cada 10 minutoooooooosssssssss!! PAREI!!! Como assim???
    A Laura até sabe aonde fica a pomada, aponta pra prateleira, pede a pomada – no auge da crise, ela chupa o bastão da pomada (tampada, é claro), pq sai um gelzinho pelas laterais da tampa, beeem pouquinho, ela fica sugando)…. claro que eu não acho bonito, mas se ela está gritando de dor, não me importo… não me importAVA. Agora fiquei com medo mesmo!

    Jesus, me ajuda, que a Laura não tenha nada disso…

    Quanto ao nascimento dos dentes…. Laurinha tem 17 meses e só os incisivos! Nada de lateral, nada de nada. Estão nascendo (mas eu não consigo ver quais estão nascendo pq ela não deixa de jeito NENHUM tocar na boca dela) e eu acho que são vários ao mesmo tempo, uma vez que ela só tem quatro dentes (era para ter uns 10 a essa altura!) e está sofrendo como nunca antes…. nasceram quatro dentes sem mto sofrimento, mas agora ela está querendo morrer… então, imagino que sejam vários de uma vez (e meio que torço para isso, para eu ficar mais tranquila com a dentição da menina).

    Adorei o post!

    Beijos grandes!

  2. Oi, Dani.
    Primeira coisa: calma e respira!
    Como eu falei, a NeneDent NÃO tem benzocaína, e sim lidocaína. Então não tem nada a ver com história de metaemoglobinemia, ok? Segundo: você já tentou aliviar o incômodo de outra forma? Essa dica do suco na fralda de pano resolve para muita gente. Pode usar a pomada, só não recomendo que use MUITO. Digo isso porque conheço casos onde a criança literalmente comia o conteúdo da bisnaga e isso definitivamente não é legal. Você já tentou dar uma escova de dente bem bonita para a Laura? A Catarina adora a dela do Tigrão (tem que ser essa, não pode ser outra). E fica um tempão mordendo aquilo (eu deixo, depois compro outra escova), o que a alivia bastante. Qualquer coisa me escreve que vamos achando saídas, ok?
    Sobre a dentição: normal, está demorando um pouco mais do que para a média. Tente dar alimentos duros para ela comer (quando a criança só come alimentos pastosos ou bem molinhos deixa de ter um estímulo adicional para a erupção). Mesmo que você não veja, tente sentir com o dedo se há dentes nascendo (e cuidado, porque eles mordem mesmo!). Espere mais um pouco que acho que em breve você terá notícias deles, rsrsrs. E se precisar volte a me escrever.
    Você já a levou em um odontopediatra? Acho bem interessante. Além de você saber se está indo tudo bem, a Laura já vai acostumando ao ambiente e cresce sem traumas de dentista. Recomendo.
    Bj e vamos nos falando!

  3. lydiane aparecida galvao disse:

    Gostaria de saber se é normal nascer o dente superior lateral primeiro em uma criança de 8 meses?

    • Nívea Salgado disse:

      Oi, Lydiane, obrigada pela visita.
      O mais comum é que os centrais nasçam primeiro, mas conheço muitas crianças em que o lateral veio antes, e tudo bem. Apenas isso não é motivo para preocupação, ok? Bjs.

  4. Eliene disse:

    Olá, bom dia! Muito bom seu Blog, adoreeei!!!
    Estou um pouco preocupada e ansiosa, meu pequeno tem 8 meses
    e 20 dias, e até o momento não apareceu nenhum dentinho…
    desde os 5 meses que tem sinais: fica nervosinho, mordendo tudo,
    às vezes muito irritado para dormir, a gengiva incha e desincha,
    fica vermelha com uns potinhos brancos parecendo que já e o dente,
    e nada!De acordo com a tabela acima, os incisos centrais inferiores
    já deveriam terem nascidos. É normal? Grata pela atenção.
    Um abraço *-*

    • Nívea Salgado disse:

      Oi, Eliene, tudo bem?

      A tabela é só uma referência, muitos bebês só terão dentinhos alguns meses mais tarde. Minha filha mesmo só teve seu primeiro incisivo aos 8 meses, se bem me lembro. É comum que antes disso, por volta dos 5 meses, como você disse, os filhotes já comecem a ficar irritados, coçando a gengiva e babando bastante. Os pontinhos brancos ocorrem de fato, são sinais de que está tudo correndo bem. Sugiro que você espere mais um pouquinho, pois os dentinhos em breve devem chegar! E se daqui a dois, três meses não aparecerem, escreve de novo pra gente, ok?
      Claro que pode escrever também para contar que o primeiro dentinho nasceu, adoraremos saber!

      Um abraço,

      Nívea

  5. Eliene disse:

    Bom dia, Nívea! Tdo bem?
    Acabou a ansiedade, meu pequeno fez 9 meses dia 1º,
    e os dentinhos incisivos centrais de baixo,começaram a romper.
    Se acho o sorriso dele lindo banguela,
    imagine agora. Estou muito feliz!!!

    • Nívea Salgado disse:

      Que ótima notícia, Eliene!
      E viva os dentinhos do pequeno!
      Se precisar de qualquer coisa, é só chamar!
      Bjs,
      Nívea

      • Eliene disse:

        Ok! Estou sempre visitando seu Blog, tirando algumas dúvidas e aproveitando as dicas… muito obrigada pela atenção e por nos compartilhar tudo isso! Um abração

  6. O Leute Materno Causa Cárie? Tenho Que obrigatoriamentE Higienizar Os Dentes Do Meu Bebê Após A Ultima Mamada (Dormindo)?

  7. Oi, Cynthia, tudo bem? Sim, o leite materno também pode provocar cáries, e se a gente fosse levar ao pé da letra, o ideal seria fazer a higiene depois da última mamada (essa é a orientação da profissional Nívea!). Agora, como mãe, eu sei que isso nem sempre é possível. Nesse caso você deve caprichar na higiene em outros horários, com a filhota acordada. Se você fizer isso, dificilmente sua filha terá cáries. Grande bj!
    Nívea

  8. Márcia disse:

    Muito interessantes e valiosas as dicas, adorei!

  9. Jose Luis Barbosa disse:

    qts tempo fica coçando ate nascer o primeiro dente deciduo

    • Nívea Salgado disse:

      Oi, tudo bem?

      Olha, essa espera pode demorar meses! Às vezes leva seis meses entre começar a coçar e o primeiro dentinho chegar! O importante é sempre higienizar a boquinha, até mesmo antes do dente nascer, com uma fraldinha de pano. Assim os dentes já chegam em uma boca bem limpinha, preparada para eles, ok?

      Bjs,

      Nívea

  10. minha filha está em crise com s gengiva coçando mto desde3 meses e já esta com 9 meses e nada de dente é normal demorar tanto assim?

    • Nívea Salgado disse:

      Oi, Natalia,

      Pode demorar, sim, principalmente se na dieta da filhota não houver alimentos duros. Você notará algumas bolinhas na gengiva, que também são normais, e que darão lugar ao dentinho que vai erupcionar. Se até um ano não houver o aparecimento de nenhum dentinho, vale a pena consultar um dentista para fazer uma avaliação, ok?

      Um abraço,

      Nívea

  11. Jerusa disse:

    Oi tudo bem,
    Eu estou preocupada, meu bebê tem 11 meses começou a nascer os dentinhos com 10, so que esta nascendo os laterais primeiro, so um que foi encima certinho, os outros estão nascendo tortos,vão consertar? porque nascem tortos? estou muito preocupada

  12. Gelise de Carvalho Schimidt disse:

    Boa tarde
    Meu bebe tem 7 meses e meio, e os primeiros 2 dentinhos de baixo nasceram com 3 meses, depois com 6 meses nasceram mais 4 dentinhos superiores simultaneamente, e um pouco tortinhos, agora com 7 meses e meio já rasgaram mais dois em baixo, devo me preocupar ?

    • Nívea Salgado disse:

      Oi, Gelise, tudo bem?
      Os dentinhos do seu filho nasceram mais cedo do que o esperado (em geral, esperamos que eles comecem a nascer a partir dos 6 meses). A preocupação deve existir se eles estiverem moles, pois nesse caso há o risco de aspiração. Do contrário, fique tranquila, é apenas um padrão do seu filho.

      De qualquer forma, recomendo que você faça o acompanhamento do filhote com um dentista, pois daqui a alguns anos pode ser necessário um aparelho ortodôntico, se os dentes nascerem e não houver espaço (eles erupcionarem um pouco tortinhos é normal, viu? Com o tempo começam a ocupar seu lugar correto).

      Bjs

      Nívea

  13. Renata disse:

    Minha bebê, desde ontem de madrugada, está salivando tanto que toda hora se engasga com o excesso de saliva. Meu marido médico já auscultou o peito dela, examinou-a e diz que não tem secreção, é saliva mesmo. Ela já teve excesso de saliva, mas agora está judiando bastante. É muito mesmo… dente mesmo ela só tem 2, e vai fazer uma ano mês que vem.

  14. Rosemary Alves disse:

    Esclareci minha dúvida quanto ao nascimento do dentinho meio torto. Parabéns pelo blog!

  15. sara disse:

    Olá meu filho tem 1 ano e 2 meses e não tem nenhum dente . Isso é normal ? Começou a erupção de 1 central inferior e percebi q está torto totalmente i vertido o que devo fazer por favor me ajude ?

    • Nívea Salgado disse:

      Oi, Sara, tudo bem?

      Com 1 ano e 2 meses a maioria dos bebês já tem dentes. Por isso o melhor a fazer é levar o filhote a um dentista, para que ele possa radiografá-lo. Com a radiografia, é possível saber como está a formação dos dentes dentro do osso e se falta muito para que erupcionem. Às vezes, com uma ajudinha do dentista (se a gengiva do filhote for muito “fibrosa”), os dentes começam a sair com maior facilidade.

      Espero ter ajudado! Depois em conta como as coisas se resolveram, ok?

      Um beijo,

      Nívea

  16. Ana disse:

    Ola Nivea!!!

    Meu bebe esta com quase 9 meses e erupicionou apenas 1 central inferior, o outro nao tem nem sinal de que ira aparecer. Isso é normal? Sair apenas 1 dentinho? Ainda assim, esse que esta saindo, percebo que é torto! Me ajude! Bjs

    • Nívea Salgado disse:

      Oi, Ana, tudo bem?

      Sim, é perfeitamente normal sair um dentinho de cada vez. É só aguardar mais um pouco que o outro deve aparecer também 🙂

      Sobre nascer torto, isso também é comum: o dentinho nasce dessa forma e vai tomando a posição correta conforme acontece o crescimento da cabeça do bebê.

      Para que você esteja sempre tranquila, é importante fazer um acompanhamento com um dentista, ok?

      Beijos,

      Nívea

  17. Laisiane disse:

    Meu filho tem 1 ano e 4 meses, ontem a tarde começou a salivar mto, ele ja tem 10 dentinhos, e esta crescendo mais, o que me deixa preocupada é que ele mama,come bem pouco, mas de ontem pra cá não esta conseguindo pegar no bico do peito, esta inquieto, ele tenta mamar mas não consegui, o que posso fazer, por favor me ajudem!!

    • Nívea Salgado disse:

      Oi, Laisiane,

      Se for mesmo os dentinhos, normalmente um mordedor gelado dá um certo alívio. Deixe na geladeira e depois dê para ele morder. Não se esqueça de escovar bem os dentinhos, pois durante a erupção é importante que não haja acúmulo de placa na boquinha. Depois conta pra gente se tudo melhorou, ok? Nesses dias não tem jeito – uma dose extra de paciência é fundamental.

      Bjs

      Nívea

  18. Nico Gio disse:

    Meu bebê já fez um ano, mas não saiu nenhum dentinho, faz algum tempo que noto que a gengiva está avermelhada e inchada, devo me preocupar e levar ele no dentista?

  19. Oi, Nico, aguarde mais uns dois meses. Se os dentinhos não começarem a aparecer, leve o filhote ao dentista. Ele poderá analisar e te deixar mais tranquila (normalmente é só um atraso, ok?).
    Beijos,
    Nívea

  20. Nico Gio disse:

    Nívea Obrigada, esse último sábado em um casamento consegui falar com um dentista amigo nosso e ele disse a mesma coisa, que era para esperar até 1 ano e 2 meses, se não saísse era para levar ele. Muito obrigada por responder, abraço – Giovana

  21. mercia disse:

    Boa tarde!!!!!
    Adorei o blog, esclareci minha duvida quanto ao dente de Stevan que esta nascendo tortinho, estava preocupada ia leva-lo ao dentista, mas agora já estou mais aliviada. Tudo que li aqui já passei com ele, teve a preocupação com a demora pra nascer os dentinhos, ele só ficava enjoadinho desde os cinco meses e nada de dente, foi sair o primeiro mês passado já com 1 ano e 2 meses, agora esta saindo os dois incisivos centrais inferiores(um deles tá meio virado. Antes de nascer o primeiro dentinho já havia comprado uma escovinha pra ele, pq ele ficava fascinado ao me ver escovar e agora que já tem dentinho ele esta amando “escovar” os três dentinhos. Parabéns pelo trabalho!

  22. Maryana disse:

    Boa tarde, gostaria de esclarecer uma duvida. Minha filha saiu os primeiros dentinhos aos 12 meses. Só que eles parecem não crescer, ou crescem muito lentos. Os de cima tortos. É normal. Levei em uma especialista mas gostaria de uma segunda opinião. Ela disse que está tudo ok.
    Obrigada

  23. karla disse:

    Boa tarde.
    Meu filho está com 1 ano e 4 meses e os incisivos laterais inferiores não nasceram ainda, já estão vindo os primeiros molares, é normal estes dentes ainda não terem nascido?

    • Nívea Salgado disse:

      Oi, Karla,

      Não é o comum de acontecer: com 1 ano e 4 meses, em geral, os bebês já têm o incisivo lateral inferior. O ideal é levar ao odontopediatra para que ele faça uma avaliação, ok?

      Grande beijo,

      Nívea

  24. diego disse:

    Minha filha Esta com 1 ano e 6 meses e não tem nenhum dente e normal demorar nascer

    • Nívea Salgado disse:

      Olá, Diego,

      Em geral com essa idade já era para sua pequena estar com os dentinhos, sim.

      Ela come alimentos muitos moles? Ou só toma leite? Porque alimentos mais durinhos, em geral, estimulam o aparecimento dos dentes – é uma boa dica dar pedacinhos mais duros a ela.

      Seria bacana levá-la ao dentista para uma avaliação.

      Um abraço,

      Nívea

  25. Maria disse:

    Minha filha de 1 ano e 6 meses tem apenas 4 dentes, nasceu primeiros os 2 inferiores e depois mais dois molares, estou preocupada pois não nasceu os superiores ainda, é normal ? Dúvidas .

    • Nívea Salgado disse:

      Oi, Maria,

      Pode acontecer, sim!

      Observe mais um pouquinho e, se os superiores não aparecerem, vale a pena visitar um odontopediatra para uma avaliação.

      Beijos,

      Nívea

  26. Adriana disse:

    Olá…minha filha tem 1 ano e dez meses, completados agora no último dia 14.
    Já tem centrais, desde 9 meses…laterais inferiores, todos os caninos em erupção, ainda incompleta e os primeiros molares já em posição.
    Minha preucupação são com os laterais 52/62 qua ainda não apareceram. Tenho dúvidas em relação ao espaço que eles terão para erupcionar apesar dos diastemas…até quando devo esperar? Obrigada!

  27. Jenaina Serafim disse:

    Olá Boa Tarde!!! Minha filha tem 1ano e 10 meses, estou preocupada, pois nasceu apenas 03 dentes, sendo 1 central inferior, 02 molares superiores, um em cada lado. Já levei ao dentista, fiz panorâmica, pediatra, e todos dizem a mesma coisa, que é dela, vcs ja viram algo desse tipo?Muito obrigada.

  28. Daniela disse:

    Bom dia, estou muito preocupada com a dentição do meu filho, peço ajuda.
    Ele tem 1 ano e 3 meses, e nasceram com 1 ano os dois incisos centrais inferiores, agora esta querendo apontar os incisos laterais superiores, mas nenhum sinal dos centrais superiores. Será normal demorar tanto? e os laterais nascerem primeiro? Procurei uma dentista, ela me disse para esperar 1 ano e 5 meses para tirar radiografia, e me preocupou dizendo que tem criança que não nasce alguns dentes, estou muito preocupada não sei o que fazer.

    • Nívea Salgado disse:

      Oi, Daniela,

      Para tirar sua dúvida, apenas com uma radiografia mesmo. Aguarde mais um pouquinho e leve o filhote a um dentista (de fato é verdade que algumas crianças não apresentam alguns dentes, mas em geral isso não é comum com os incisivos centrais – é muito, muito mais comum com os laterais).

      Beijos,

      Nívea

  29. Ingrid Umemura disse:

    Ola Nívea, minha filha nasceu com os dois dentes inferior e eles nasceram molezinhos pediatra na época queria que eu arrancasse,porém no tive coragem. Depois eles ficaram durinhos e conforme ela foi crescendo eles foram entrando de volta, hoje minha filha esta com 1 e 5 meses e estão esses dentinhos estão menos da metade para fora. Os outros dentes estão nascendo normais. Será que procuro um dentista?

    • Nívea Salgado disse:

      Oi, Ingrid,

      Você deve procurar um dentista, sim. É possível que esses dentinhos estejam sofrendo uma reabsorção da raiz, ou que estejam “entrando” na gengiva por inteiro, o que pode afetar o desenvolvimento dos dentes permanentes. Para ter certeza, é preciso uma avaliação clínica e provavelmente também uma radiografia (não se preocupe, é algo corriqueiro feito no próprio consultório).

      Um beijo e boa sorte com a pequena!

  30. Ueslaine disse:

    Boa noite. minha filha tem 1 ano e 2 dias e não tem nenhum dente, estou preocupada, devo procurar um odontopediatria?

    • Nívea Salgado disse:

      Oi, Ueslaine,

      Em geral com essa idade os pequenos já têm dentinhos, mas não é difícil encontrar bebês que só terão o primeiro dente perto de 1 ano e meio. De qualquer forma, seria muito bom levar sua filha ao odontopediatra, uma vez que ele poderá avaliar se há algum motivo para a demora na erupção.

      Um abraço,

      Nívea

  31. patricia karla vasconcelos disse:

    OLA BOM DIA MINHA BEBE ESTA COM 4 MESES E NAO QUER MAMAR SERA QUE SAO OS DENTINHOS? POR FAVOR ME AJUDE, O QUE FAÇO?

    • Nívea Salgado disse:

      Oi, Patricia,

      Com 4 meses ainda não devem ser os dentinhos. Talvez uma virose, uma indisposição. Se ela continuar mamando mal, vale fazer uma visita ao pediatra.

      Abraços!

  32. Janaina Rizzi disse:

    Olá,

    Meu filho tem 1 ano e três meses,já tem os 4 dentes superiores centrais e os inferiores e um pré-molar inferior que nasceu quando ele tinha um ano e um mês. É normal nascer só um dos dentes pré-molares e demorar mais de dois meses para nascer o segundo?

    Obrigada

    • Nívea Salgado disse:

      Oi, Janaina,

      O dentinho que nasceu é um molar “de leite”, pois nessa idade as crianças não têm pré-molares (que fazem parte da dentição permanente). É comum que nasça apenas de um lado, e demore alguns meses para nascer do outro, fique tranquila!

      Bjs

  33. Tathy disse:

    No meu Bebê de 1 ano e 4 meses não nasceram os dentes incisivos laterais, é normal?

    • Nívea Salgado disse:

      Oi, Thaty,

      Pode acontecer da erupção dos laterais demorarem um pouco mais do que a média dos bebês. Se estiverem demorando muito a aparecer, leve seu filho ao dentista. Ele certamente poderá tirar sua dúvida.

      Beijos!

  34. Kelly disse:

    Bom dia meu filho de 2 anos e meio está com a dentição muito atrasada, tem um canino inferior que está demorando muito a erupcionar, passo a mão na gengiva dele eu sinto o seu formato mas ele não erupciona.O que faço?

  35. Nícolas Rossett disse:

    Olá Nívia, meu filho fará 6 meses daqui 3 dias, e com 4 meses ele já estava com os 4 dentes centrais de cima e de baixo crescendo ao mesmo tempo, agora já estão aparecendo bem,e hoje eu e minha esposa percebemos ele chorando muito e quando fomos ver um dos dentes incisivos laterais superiores já esta rasgando também.

    Sei que cada criança tem seu ritmo mas é normal isso?? A algumas semanas ele estava finalmente acalmando da dor, e agora já está crescendo outro e tenho receio que outros poderão vir de forma antecipada.

    Vi que você falou do Nene Dent e passamos nele, tem alguma sugestão natural para amenizar, nós damos mordedores pra ele também, porém o pior momento é quando vem aquela dor intensa, gostariamos de algo que fizesse passar logo porque ele chora de forma descontrolada, e parte o coração.

    • Nívea Salgado disse:

      Oi, Nícolas,

      Realmente alguns bebês sentem muito essa fase. É preciso muita paciência e carinho dos pais, porque eles choram mesmo!

      Alguns bebês têm essa erupção um pouco precoce, mas não é motivo para se preocupar aos 6 meses de vida. O difícil é quando o dentinho aparece bem antes, e com mobilidade.

      Além do mordedor gelado, não há muito o que se possa fazer, infelizmente. Só muito colo e amor.

      Abraços!

  36. Amanda disse:

    Olá, Nívea. Estou muito preocupada. Meu bebê tem 1a 4m e os primeiros molares estão irrompendo de uma vez. O problema é que, no local, há uma bolha roxa e um deles está muito inchado e roxo. Ele está muito irritadiço e com dificuldade de comer. Como faço para aliviar o desconforto? Como devo proceder para a gengiva dar passagem ao dente?
    Muito obrigada. O blog é maravilhoso.

    • Nívea Salgado disse:

      Oi, Amanda,

      Essa fase de erupção dos molares é dura mesmo, causa bastante desconforto no bebê. Sobre o roxo, não fique preocupada, é decorrência de um pequenino sangramento decorrente da erupção. Apenas higienize bem, para que a gengiva não inflame durante o processo. Mordedores frios, colocados na geladeira, tendem a aliviar um pouco o desconforto. Há algumas pomadinhas anestésicas também, mas o ideal é que você converse com o dentista do seu filho.

      Beijos!

  37. Andressa Soares disse:

    Boa noite, tudo bem?!

    Meu filho tem 1 ano e 7 meses, ja percebo a pontinha dos caninos nascendo, mas estao demorando um pouco para crescer. Acho que ja está com duas semanas. Isso é normal?

  38. Alessandra disse:

    Olá!
    Primeiramente, parabéns pela matéria!
    Tenho uma filha de 1 ano e 2 meses, com 11 meses começou a erupcionar um dentinho embaixo, até hoje ele está só pela metade. Mês passado começaram a erupcionar os dois de cima, mas também estão pela metade.
    É normal isso do dente só sair até a metade? Ela só tem esses três mesmo.
    Obrigada!

  39. Joel rosa disse:

    ola gostei muito do seu site!!
    me tire uma duvida, meu filho tem 1ano e 4 meses
    e saiu um dentinho,na parte de cima,só que ele é mole.
    como se fosse só carne.tem algum problema ou tenho que procurar um especialista.

  40. Claudete disse:

    minha nasceu um dente, esta molinho teve que ser retirado, agora esta com 5 meses e esta nascendo o primeiro dentinho, só que estou muito preocupada pois até agora só apontou um, o normal não seria nascer os dois? nasce um primeiro e depois de uns dias nasceu o outro?

    • Nívea Salgado disse:

      Oi, Claudete,

      É normal que o dentinhos não nasçam ao mesmo tempo. Mas é preciso saber se o dentinho retirado era um dente extra (às vezes acontece) ou se era da dentição normal (e como foi removido, não terá um substituto, apenas quando a dentição permanente vier).

      Beijos!

  41. Brenda rany disse:

    Oi, minha filha está com quadradinhos meios brancos na gengiva, o que pode ser?

    • Nívea Salgado disse:

      Oi, Brenda,

      Antes de surgirem os dentinhos, aparecem na gengiva nódulos, que se assemelham a esses quadradinhos brancos. Pode ser isso! É normal, não se preocupe! Abraços!

  42. FLAVIA MARTINS disse:

    MEU FILHO TEM 1 ANO E 8 MESES E SÓ TEM 06 DENTINHOS É NORMAL?

    • Nívea Salgado disse:

      Oi, Flavia,

      Alguns bebês levam bastante tempo para ter mais dentinhos. Espere mais um pouquinho, pois ainda não é motivo de preocupação. Bjs!

  43. Dayane Tenório disse:

    bom faz dois dias que eu estou muito preocupada com os dentes do meu filho Kauan , bom ele só tem 1 aninho e percebi esses dias que ele teve febre , mas por incrivel que pareça quando abrir a boquinha dele em cima tem os quatros dentes , mas esta nasçendo encavalado atras de dois dentes o que eu faço e as vezes sangra me ajudem .. obrigado beijos!

  44. Vanessa disse:

    Oi, ando muito nervosa minha bebe ta com 1 ano e 1 mes e so tem dois dentinho em baixo. Saiu com 9 meses e os outros ate agora nada o que vc acha?

Deixe seu comentário

Receba nossas dicas por e-mail