Mulher olhando foto do ultrassom. Foto: Canva
Encontre aqui curiosidades sobre a gravidez, uma fase de grandes mudanças e desafios para mulher e toda a família, já que este é o momento de se preparar para a chegada do bebê.
Existem muitas mudanças que ocorrem no período da gestação, sejam as alterações de humor, no corpo e também nos hábitos.
Alguns produtos e procedimentos não devem ser feitos na gravidez, no entanto, outros surgem como um “mito” que ultrapassam gerações.
Veja aqui 20 curiosidades sobre a gravidez, como ela afeta a mamãe, o bebê e a rotina durante a chegada do pequeno.
Leia mais: Hora do soninho: Dicas para as sonecas do dia a dia
Para quem está pensando em ter filhos, ou descobriu a gestação recentemente, este post sobre as curiosidades sobre a gravidez é para você! Confira as curiosidades em destaque.
Saiba que as mamães não precisam comer em dobro durante a gestação, aliás, um estudo publicado apresenta a ideia de que as gestantes devem comer apenas 300 gramas extras do que estão acostumadas.
Além disso, o consumo excessivo de alimentos durante a gravidez pode resultar no aumento de peso além do natural esperado durante a gestação.
Antes da gestação, o útero de uma mulher é do tamanho de uma laranja, porém, durante a gravidez o útero pode aumentar de tamanho cerca de 500 vezes mais.
Por exemplo, no terceiro trimestre da gestação o útero pode ser comparado ao tamanho de uma melancia.
Leia mais: Como fazer mais suco, usando menos fruta
Não é apenas o útero que aumenta o seu tamanho, outra curiosidade sobre a gravidez é que os pés também alteram o seu tamanho, pulando um ou dois números devido aos inchaços habituais na região.
Saiba que esse tipo de reação é natural, pois o corpo da mulher está se preparando para a chegada do bebê.
Outra curiosidade é que os bebês sentem alguns sabores de alimentos, principalmente os mais intensos, como alho e o curry.
Esse processo de sentir o gosto dos alimentos ocorre entre a 13ª e 14ª semana da gestação e só é possível graças ao líquido amniótico.
Mais uma curiosidade é que os bebês fazem xixi dentro do útero, esse evento é chamado de urina fetal composta por água.
Até a 16ª semana da gravidez, a urina fetal (xixi dentro do útero) fica solto na bolsa amniótica, um acontecimento essencial para o desenvolvimento do bebê dentro do útero.
Veja mais: Desfraldar o bebê: 10 Dicas para desfraldar sem dificuldades!
Com relação às mamães, uma curiosidade sobre as grávidas é que elas podem perceber alterações nos cheiros e sabores.
Isso acontece devido às mudanças hormonais, causando os famosos “desejos” das grávidas. Porém, essa mudança de paladar e olfato também pode estar atrelada à deficiência nutricional, bem comum nesse período. Fique atenta e converse com o seu médico.
Além do paladar e do olfato, outro fato que pode acontecer é a pele da gestante apresentar alterações.
As mudanças de pigmentação em algumas regiões do corpo podem ser influenciadas pelas mudanças hormonais, podendo produzir uma maior quantidade de melanina em algumas partes do corpo, como cotovelo e joelhos.
Saiba que a cada gravidez, um novo órgão é fabricado. Essa afirmação está relacionada com a placenta, o órgão que protege, nutre e ajuda no desenvolvimento do bebê.
É pelo cordão umbilical que a mulher é ligada ao bebê, portanto, quando o bebê nasce, esse cordão é cortado e com ele a placenta também se despede do corpo da mulher.
Leia mais: Brincadeiras para bebês: 25 brincadeiras para se inspirar
Os bebês ouvem vozes dentro do útero, isso é possível logo no terceiro mês de gestação, quando o bebê está mais formado. Além das vozes, ele também consegue ouvir tudo que vem do exterior.
Aproveite para conversar com seu bebê, colocar músicas e cantar, isso contribui para o desenvolvimento do pequeno.
Nossa décima curiosidade sobre a gravidez está relacionada ao temperamento do bebê que começa a se formar logo dentro do ventre.
É bem comum crianças que chutam serem mais agitadas logo que nascem. As crianças podem apresentar um estilo único desde pequenas.
Claro que o ambiente no qual ela está inserida, após o nascimento, pode ocasionar uma série de impactos na forma como o pequeno se comporta e enxerga o mundo, mas as primeiras formações do seu temperamento podem acontecer ainda na barriga da mãe.
Muitos pais têm dúvidas, mas os bebês não fazem ideia quando os pais fazem sexo, podem até perceber o ritmo da respiração, mas não assimilam que se trata de uma relação sexual.
Também se pensa que o bebê sentirá a penetração. Isso não é verdade, os bebês nem percebem o ato, ao contrário, fazer sexo durante a gravidez faz bem à saúde.
Os meses de março a maio são os preferidos dos bebês. Segundo o Sinasc (Sistema de Informação sobre Nascidos Vivos), nos anos de 1997 a 2017 nasceram 17% mais bebês no mês de março do que em dezembro, conhecido como último mês de menos nascimentos.
Leia também: Mapa astral – Dicas de sites para fazer o mapa da sua família
Estudos acerca de mapeamentos na cabeça salientam que o cérebro da mulher encolhe durante a gestação, mais precisamente no final da gravidez.
São apenas milímetros que diminuem, sendo o suficiente para alterações mentais e emocionais nas gestantes.
Contudo, é somente aos seis meses após o parto que o cérebro da mulher volta ao tamanho normal.
É nas primeiras seis semanas que o coração do feta já bombeia sangue, sendo este o primeiro órgão a se formar.
Outra curiosidade sobre os bebês é que eles abrem os olhos dentro do útero e enxergam, não nitidamente, mas reagem a luzes como sol ou uma lanterna. Isso ocorre entre a 26ª e 28ª semana de gestação.
O volume de sangue da mãe aumenta durante a gestação, indo de 30% a 50% durante a gravidez. Por isso é comum os pés incharem, podendo causar hemorróidas e varizes.
Porém, esse aumento de fluxo sanguíneo é necessário para o desenvolvimento saudável do bebê.
Leia mais: O que é tocofobia: O medo excessivo do parto e da gestação
Como o metabolismo da gestante é mais acelerado, é comum as mulheres grávidas sentirem mais calor devido ao aumento da temperatura corporal.
Além do aparecimento de manchas escuras, a pele da gestante pode ficar mais brilhante durante a gestação. Isso é resultado da alta produção de fluxo sanguíneo e hormônios femininos.
Segundo o Ministério da Saúde, a maioria dos partos no Brasil são cesáreas, somando uma média de 55% dos nascimentos. O país é o segundo que mais faz parto cesariana, atrás apenas da República Dominicana.
Contudo, segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), o ideal seria de 10 a 15% o número de cesariana em um país.
Infelizmente, ainda vemos muitos tabus envolvendo o parto natural, o que pode ser um dos motivos pelos quais tantas mulheres recorrem à cesária.
O ideal seria conversar com o médico, cogitar outras possibilidades e conhecer um pouco mais sobre o funcionamento do próprio corpo antes de optar pela cesária apenas porque “essa pode ser a melhor opção” – como muitas mulheres imaginam.
Para fechar nossa lista de curiosidades sobre a gravidez, saiba que o enjoo é um mal necessário na gestação.
Ele ocorre para proteger a criança de bactérias e parasitas que possam estar entre os alimentos consumidos pela mãe.
O enjoo na gravidez é muito mais que um meio de limpar o estômago e causar desconforto, pode estar relacionado a um meio de proteger o feto, segundo cientistas.
Porém, se você estiver se sentindo muito enjoada, a ponto de não conseguir se alimentar adequadamente, converse com o seu médico.
Leia mais: Enjoos matinais no Início da gravidez: Dicas para combater
Agora que você já pôde ver uma série de curiosidades sobre a gravidez, e pôde até tirar algumas dúvidas sobre o assunto, lembre-se de que este conteúdo é apenas informativo e não exclui o acompanhamento médico em hipótese alguma, ok?
Mantenha o seu pré-natal sempre em dia para garantir a saúde do bebê e também a sua.
Veja agora: Cuidados com bebês: 15 dicas para mamãe de primeira viagem!