Família feliz em casa. Foto: Canva
Veja aqui 12 dicas de como deixar a casa mais segura para o bebê, tornando o lar um espaço mais seguro e de liberdade para a criança explorar.
Infelizmente, muitos acidentes domésticos são resultados da falta de cuidados com o ambiente, onde alguns móveis, objetos e brinquedos podem parecer inofensivos.
A ideia é fazer um tour em todos os cômodos da casa, como cozinha, sala, quartos, banheiro, lavanderia e também a área externa, avaliando o que precisa ser mudado.
Para deixar a casa mais segura para o bebê, coloque as nossas dicas em prática, avaliando as necessidades do espaço a fim de torná-lo o mais seguro possível para seu pequeno.
Veja também: Como estimular o bebê a engatinhar? Veja dicas!
Existem diversas formas de deixar a casa mais segura para o bebê, podendo começar pelo quarto da criança.
Nos quatro meses de vida, a criança já está “ensaiando” para engatinhar, tornando-se assim um pouco mais independente para explorar o espaço.
Deixar que a criança transite por toda a casa é bem importante, porém, deve ser feito com bastante cautela.
Para tornar o lar um ambiente seguro, siga as nossas dicas de como deixar a casa mais segura para o bebê. Pratique conforme a estrutura da sua casa.
Para prevenir acidentes domésticos, invista em cuidados com janelas, portas e escadas nos cômodos.
Nas janelas e sacadas do apartamento, instale redes de proteção com material resistente para as crianças e pets.
Para as portas, coloque protetores de EVA para a criança não prender os dedinhos na porta. Já as escadas, estas devem possuir um portão de proteção para subidas e descidas.
Leia mais: Como ensinar Educação Financeira para o seu filho
Falando em protetores, para deixar a casa mais segura para o bebê, use protetores nas tomadas e quinas dos móveis.
Após o uso das tomadas, coloque o protetor para evitar que a criança insira o dedinho no local por pura curiosidade. Também guarde em locais adequados os carregadores de celulares.
Quando a criança já está em idade para começar a andar, ela pode cair com mais facilidade, por isso, use protetores de silicone nas quinas dos móveis.
As cortinas, persianas e tapetes precisam de atenção quando colocados em cômodos com crianças.
Para evitar riscos de enforcamento, prenda as cortinas e persianas no ambiente ou opte por modelos mais curtos, dificultando o alcance do pequeno.
Os tapetes precisam ser antiderrapantes e antialérgicos para a criança poder explorar o espaço com mais segurança.
Outra dica é manter a atenção quando o assunto são plantas e pets. Esses fatores costumam causar bastante acidentes domésticos.
Busque sempre pesquisar sobre as plantas que irão fazer parte da decoração do local, evitando as espécies venenosas e o fácil acesso da criança ao vaso com terra.
No caso dos pets, sempre esteja monitorando as brincadeiras, cuidado também com a comida e a água, colocando-as em um local onde o bebê não tem acesso.
Leia também: Como estimular o bebê a andar?
Aqui vão algumas dicas para a criança na cozinha. Lembrando que isso só é possível com a supervisão de um adulto:
O banheiro também é um local para a criança explorar, por isso, redobre a atenção nesse cômodo da casa.
Mantenha o vaso sanitário sempre tampado, exceto quando a criança está em processo de desfralde, é preciso ter acesso ao adaptador de privada.
Ensine o pequeno que o banheiro é local de se banhar, escovar os dentes e fazer as necessidades.
Em qualquer ambiente da casa, evite colocar os sofás e cadeiras muito perto das janelas, isso evita acidentes graves como nos casos em que a criança cai de uma certa altura.
As crianças são espertas, podem aprender facilmente que a cadeira poderá ser arrastada até a janela, por isso, dificulte esse comportamento. Não se esqueça das grades de proteção!
Veja mais: Como estimular a leitura – 15 dicas para incentivar seu filho
Para você organizar o quarto do bebê com segurança, montamos uma lista de dicas para deixar o quartinho do pequeno mais seguro.
É importante que os cuidadores e pais comprem brinquedos destinados à idade da criança, evitando que eles sejam vilões no dia a dia do pequeno.
Os brinquedos com peças muito pequenas podem ser engolidas pelo bebê que está na fase oral, assim como os objetos fáceis de desmontar.
Em todos os cômodos da casa, retire os objetos pontiagudos para evitar acidentes com o bebê engatinhando.
Se for guardar os objetos em gavetas, priorize aquelas mais altas ou use organizadores de plástico para guardar com mais segurança.
As pilhas também devem estar em um local protegido da criança até o momento de fazer o descarte correto.
Leia mais: Como estimular a coordenação motora das crianças? Veja dicas!
Os eletrodomésticos devem ser colocados em locais altos em uma casa com crianças, principalmente se elas estão começando a engatinhar e a andar.
Colocar a televisão em um painel, por exemplo, evita que a criança puxe o eletrodoméstico causando um acidente.
Não se esqueça dos fios, eles precisam ser protegidos para que o bebê não queira puxá-los.
A limpeza da casa é uma tarefa bastante importante para manter o local seguro, porém, é preciso que você guarde com cuidado os produtos de limpeza.
Os cômodos, como as lavanderias, são ideais para organizar produtos de limpeza, sendo assim, deve ser um local evitado pela criança pequena.
Quando estiver passando pano em algum cômodo, cuidado com os baldes com água, as crianças podem querer brincar com o objeto.
Não podemos deixar de mencionar a parte externa da residência, por isso, aqui vão algumas dicas de cuidados para deixar a casa mais segura para o bebê:
Aproveite o momento de exploração da área externa da casa para passar um tempo com o bebê, através de uma relação de carinho, aprendizagem e incentivos para o pequeno.
O melhor método para deixar a casa mais segura para o bebê é estando sempre acompanhado de um adulto, que deve ensiná-lo e protegê-lo de qualquer mal que possa acontecer.
Veja agora: Fala do bebê – Como estimular o desenvolvimento saudável?