gengibre em pedaços. Foto: freepik
A mãe pode comer batata frita durante a gravidez? Vamos descobrir juntos quais são os benefícios e contraindicações deste produto.
Acontece que comer batatas fritas com muita frequência durante a gravidez não é bom à saúde da mãe e do bebê. Para esclarecer, existem vários motivos:
Um estudo de 2012 descobriu que comer batatas fritas durante a gravidez estava associado ao nascimento de um bebê com baixo peso ao nascer sendo, portanto, o culpado a acrilamida química encontrada em altas concentrações em alimentos como batatas fritas.
No entanto, eles descobriram que este produto pode atravessar a placenta e afetar o feto em crescimento.
Mostrou-se também que o peso reduzido, em particular de peso baixo ao nascer está associado com numerosos efeitos adversos para a saúde precoces ou mais tarde na vida, tais como a doença e diabetes cardiovascular, e também o reduzido perímetro cefálico à nascença está associada com o desenvolvimento neurológico retardado.
A pesquisa foi conduzida por cientistas do Centro de Pesquisa em Epidemiologia Ambiental da Espanha, da Universidade de Estocolmo e de 20 outros centros de pesquisa na Europa.
Se as batatas podem ser consumidas com segurança durante a gravidez (com o devido cuidado), o mesmo não acontece com as batatas fritas. Obviamente, elas não são categoricamente proibidas, mas devem ser evitadas devido à alta ingestão calórica.
As calorias das batatas fritas são cerca de 312 por 100 gramas, uma pequena “refeição pesada” que pode ser permitida de vez em quando.
Batatas fritas, assim como quase todos os alimentos fritos durante a gravidez, devem ser limitados. Isso porque, de acordo com um estudo da Universidade de Goldsmith, a alta ingestão de acrilamida consequentemente levaria a uma redução nos bebês de cerca de 132 gramas de peso e 0,33 cm de comprimento ao nascer.
Em vez disso, as batatas fritas assadas têm 93 calorias por 100 gramas. Elas são, portanto, mais leves do que as fritas, mas não são mais saudáveis para isso. Na verdade, elas trazem muitas calorias e gorduras à custa de poucas proteínas e nenhuma vitamina.
Os especialistas concordam que vale a pena abrir mão das batatas fritas, mas se a gestante seguir uma dieta balanceada. Abaixo confira dicas para uma batata-frita mais saudável:
Comer batatas-fritas durante a gravidez, como a maioria dos pratos e alimentos, não são totalmente proibidas. O importante é comer alimentos saudáveis durante a gravidez, e as batatas certamente não farão mal às grávidas e aos seus filhos se comidas de vez em quando.