X

Como amenizar a retenção de líquidos na gravidez?

Mulher grávida com top e shorts. Foto: Freepik

Amenizar a retenção de líquidos na gravidez é o objetivo de toda mulher que se sente inchada e até mesmo dolorida por conta dessas mudanças em seu corpo.

Sabemos que toda a gestação impacta o organismo da mulher, fazendo com que ela se sinta “diferente” e tenha que lidar com sintomas que, antes, talvez nunca haviam sido sentidos.

O inchaço causado pela retenção de líquidos é um destes sintomas que podem incomodar e até mesmo causar dores e aumentar a irritabilidade. Para lidar com o problema, é preciso seguir algumas dicas e recomendações que visam minimizar o inchaço. Veja em nosso guia todas as dicas para lidar com esse problema!

Grávida com a mão na barriga. Foto: Freepik

Como amenizar a retenção de líquidos na gravidez – Dicas simples

Antes de qualquer coisa, é importante compreender por que a retenção de líquidos aparece na gravidez. De maneira sucinta, essa mudança é proveniente de uma maior dilatação das artérias, justamente pelo simples fato de a mulher estar grávida.

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
🎁 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!

Essa dilatação, no entanto, fará com que a retenção líquida fique ainda maior e, em dias mais quentes, isso fique mais mais evidente, tendo em vista que os líquidos do corpo também são responsáveis por equilibrar a temperatura corpórea e, dessa forma, o organismo pode acabar retendo mais água, naturalmente.

Compreendida as razões primordiais da retenção de líquidos na gravidez, vamos agora ver as nossas dicas de como amenizar o inchaço:

1- Beba bastante líquido, todos os dias

Por mais contraditório que possa parecer, beber bastante líquido ajuda a amenizar a retenção de líquidos na gravidez. Isso se deve ao fato de que um corpo hidratado é capaz de funcionar melhor, equilibrando os líquidos e diminuindo o inchaço.

Gestante com as mãos sobre a barriga. Foto: Freepik

Tenha em mente que se você ficar desidratada, o seu corpo terá que compensar a falta de ingestão de água. Como? Simplesmente armazenando os poucos líquidos que você consome. Por isso, beba pelo menos dois litros de água por dia.

Leia mais: Sua alimentação deixa seu filho mais inteligente – Confira!

2- Cuidado com as roupas e os sapatos

As roupas apertadas também podem impactar na circulação sanguínea, provocando a retenção de líquidos. Além disso, sapatos de salto, bico fino ou sandálias com muitas tiras apertadas podem piorar a situação.

Sendo assim, prefira sempre roupas mais folgadas e leves, além de priorizar o uso de calçados baixos, como o clássico tênis. No caso de saltos, o ideal é que o mesmo não ultrapasse 4 cm. Mais do que isso, a circulação sanguínea nas pernas fica comprometida e a retenção de líquidos aparece.

3- Não repouse o corpo na mesma posição por muito tempo

Ficar muito tempo na mesma posição também pode ser prejudicial. Por isso, se você quer amenizar a retenção de líquidos na gravidez, comece a intercalar as posições nas quais você permanece ao longo do dia. Por exemplo, se você trabalha sentada por muito tempo, comece a caminhar no escritório de tempos em tempos.

Esposo e esposa com as mãos sobre a barriga da gestante. Foto: Freepik

Da mesma forma, se você passa muito tempo em pé, tire alguns minutos, em intervalos específicos, para sentar e levantar as suas pernas, apoiando-as em um pufe ou banquinho, por exemplo.

4- Como amenizar a retenção de líquidos na gravidez: Deite-se de lado com um travesseiro entre as pernas

Na hora de dormir, nada melhor do que deitar-se de lado com um travesseiro entre as pernas. Assim o sono da gestante é muito mais revigorante, a retenção de líquidos diminui e é possível respirar melhor. Entretanto, lembre-se que especialistas recomendam que a mulher deite-se do lado esquerdo para usufruir dessas vantagens.

5- Faça exercícios leves e de acordo com as orientações médicas

Os exercícios físicos estão diretamente relacionados com a saúde e o bem-estar da gestante. São eles que promoverão mais disposição, conforto e até mesmo felicidade, devido aos neurotransmissores que são liberados durante a prática de atividades físicas.

Mas, além disso, os exercícios também melhoram a circulação sanguínea e ajudam o corpo a equilibrar os líquidos internos, diminuindo a retenção e melhorando a fluidez no organismo.

Porém, lembre-se de conversar com o seu médico sobre o tipo de exercício adequado ao seu tipo físico e ao seu caso. Especialmente gravidezes de risco devem tomar cuidado com relação aos exercícios muito intensos. 

Grávida sentada em posição de flor de lótus. Foto: Freepik

Quando a retenção de líquidos na gravidez se torna um problema?

Como vimos, amenizar a retenção de líquidos na gravidez pode ser bem simples, mas, é importante ter em mente que esse inchaço pode aparecer eventualmente. Ou seja, embora você tome algumas medidas, é muito comum a mulher se sentir mais “pesada” e até mesmo perceber as articulações mais inchadas.

Em contrapartida, é necessário que você sempre mantenha um olhar atento sobre o seu corpo, a fim de conseguir detectar qualquer tipo de anormalidade aparente.

Em outras palavras, embora o inchaço seja bastante comum, se ele vier associado a outros sintomas, é indispensável que você converse com o seu médico para ter mais informações sobre o seu quadro e, dessa forma, descartar problemas como trombose, pressão alta ou diabetes gestacional.

Grávida de perfil com uma mão na lombar e outra na barriga. Foto: Freepik

Para isso, observe se você:

  • Está engordando mais do que 2 kg por semana;
  • Tem sentido que as articulações estão muito inchadas, a ponto de dificultar movimentos simples (dobrar cotovelos, dedos, joelhos, etc.);
  • Tem sentido fortes dores em todo o corpo;
  • Tem percebido um forte incômodo na nuca;
  • Notou que o rosto está mais inchado do que o normal;
  • As mãos e os braços são as regiões com maior retenção de líquidos.

Todos estes sinais podem estar associados à doenças que merecem atenção e devem ser tratadas o quanto antes. Por isso, observe o seu corpo, atente-se para os sinais e, lembre-se: em caso de dúvidas, procure orientação médica.

Leia mais:

Leave a Comment