Cesta com bichos de pelúcia dentro. Foto: Freepik
A limpeza dos brinquedos é sempre um ponto de atenção! Mas, como ficam os bichos de pelúcia? Cheios de detalhes e xodó das crianças, as pelúcias precisam de uma atenção extra. Porque, além de necessitarem de uma limpeza profunda para evitar reações alérgicas por causa do pó e ácaros, eles podem facilmente ser danificados.
Normalmente, os bichos de pelúcia já vem com instruções na etiqueta. Mostrando qual a maneira mais recomendada de fazer a limpeza. Essa instrução do fabricante sempre deve ser levada em conta! Mas algumas dicas podem facilitar ainda mais a vida.
Confira a seguir como lavar os bichos de pelúcia.
Além de ficar atento à modalidade de limpeza recomendada na etiqueta, prefira sempre usar o ciclo delicado. Separe a pelúcia por cor, para que não haja manchas, coloque em um saquinho especial (vale até uma fronha com um nó!) para máquina individualmente e use seus produtos de limpeza habituais.
Sinais de alerta:
Bichos de pelúcia muito delicados ou muito velhinhos (com risco de rasgar e se danificar) devem ser lavados à mão. Em uma solução de água (temperatura ambiente ou fria), misture o sabão de sua escolha e mergulhe as pelúcias com cuidado. Massageie bem todas as partes para que a sujeira seja lavada.
Não é necessário deixar os animais afundados na solução, apenas o necessário para fazer a limpeza enquanto esfrega e cria espuma. Feito isso, tire o excesso de água e sabão com uma toalha. Apertando gentilmente o brinquedo.
Sinais de alerta:
Depois da lavagem na máquina ou à mão, o mais recomendado é deixar o brinquedo secando em um local arejado. Evite espaços excessivamente ensolarados, porque podem desbotar a pelúcia. E certifique-se que, antes de guardar, todo o brinquedo está bem seco, até seus detalhes e enchimento. Guardar antes da hora pode ser motivo de mau cheiro mais tarde…
Sinais de alerta:
A limpeza com água não precisa ser feita todo dia, nem toda semana. Basta tomar alguns cuidados durante o dia a dia. Como:
Já para evitar os ácaros, embale os brinquedos em sacos plásticos e deixe-os 24h no freezer, porque a temperatura baixa acaba com os parasitas. Só não se esqueça de deixá-lo ventilado logo depois para secar!
Mas, se a intenção for manter os bichos de pelúcia cheirosos, aposte em águas de cheiro hipoalergênicas e especiais para tecido. Ou, dentro de uma fronha, jogue um pouco de talco hipoalergênico com aroma e sacuda. Retire o excesso com aspirador de pó antes de colocá-lo de volta no local.
Têm mais dicas para lavar os bichos de pelúcia ou já passou por alguma história curiosa lavando os brinquedos? Conta para gente nos comentários, sua dica pode ajudar outros papais!