Foto: Freepik
O desenvolvimento da dentição do seu filho começa logo no primeiro ano de vida, e terá repercussões na vida dele até a idade adulta. Geralmente o nascimento dos dentes “de leite” tem início entre os 6 e 8 meses, e pode causar desconfortos e até irritação na criança.
Como mãe, é natural se preocupar com o processo de dentição e a dor que seu bebê possa ter. Então, conhecer os primeiros sinais de dentição nos bebês pode ajudá-la a se preparar.
Para a maioria dos bebês, a dentição geralmente começa entre 6 e 8 meses. E, os bebês têm sua dentição decídua (os famosos dentes de leite) completa até os 2 anos e meio de idade.
O nascimento dos dentes acontece aos pares. Isso significa que os incisivos centrais de um lado e de outro erupcionam na mesma época, os laterais também, e por aí vai.
Os incisivos centrais inferiores são os vêm primeiro e geralmente os incisivos centrais superiores entram em erupção alguns meses depois, ainda no primeiro ano.
Em seguida, aparecem os incisivos laterais inferiores e superiores, seguidos pelos primeiros molares, caninos e segundos molares.
Assim, aos três anos de idade, seu bebê tem um conjunto de 20 dentes.
Quando | Dentes |
4 a 7 meses | Incisivos centrais inferiores (dentes inferiores) |
8 a 12 meses | Incisivos centrais superiores (dentes anteriores superiores) |
9 a 16 meses | Incisivos laterais inferiores e superiores (próximos aos dentes do meio) |
1 ano | O bebê tem um conjunto de oito dentes |
13 a 19 meses | Primeiros molares (dois em cima e em baixo) |
16 a 23 meses | Caninos (dois em cima e em baixo) |
23 a 31 meses | Segundos molares (os dentes inferiores aparecem primeiro, seguidos pelos dentes superiores) |
2,5 a 3 anos | Seu bebê já tem o conjunto de 20 dentes decíduos |
Este é o cronograma normal de nascimento dos dentes, mas não é exato para todos os bebês. Portanto alguns podem tê-los mais cedo, enquanto outros podem tê-lo mais tarde.
A idade média do início do nascimento dos dentes é de cerca de 6 meses. Por isso, a dentição antes dos 6 meses é considerada uma dentição precoce. Assim, se o bebê não estiver com os dentes até os 13 meses, será considerado um atraso no nascimento dos dentes.
Mas não se preocupe se a dentição do seu bebê estiver atrasada; isso varia de uma criança para outra. Desde que o crescimento do cabelo, da pele e dos ossos do bebê seja normal, não há com o que se preocupar. Dessa forma, a dentição tardia não indica nenhum problema no desenvolvimento geral do seu bebê.
A dentição pode demorar devido a:
No entanto, se você acha que não há histórico familiar e seu filho está recebendo nutrição adequada, e mesmo assim seu bebê não começou a dentição, consulte seu dentista. Ele poderá fazer um exame clínico e radiográfico para verificar se o dente foi formado dentro do osso e se há algum fator atrapalhando seu nascimento.
Mas primeiro, observe os sinais, pois eles informam quando o dente pode aparecer.
Os bebês ficam agitados porque, devido à dor e ao inchaço, os dentes rasgam as gengivas.
Os sintomas aparecem 3 a 6 dias antes da erupção do dente e param quando a ponta do dente sai das gengivas.
O nascimento dos dentes é um processo fácil e rápido para alguns bebês, mas para alguns pode ser lento e doloroso.
São eles:
Se os sintomas forem graves ou se o seu filho apresentar os seguintes sintomas, lembre-se de que provavelmente não é devido à dentição:
Nesses casos, consulte o seu médico. Você também deve levar o bebê a um médico se ele chorar inconsolavelmente devido a dores intensas.
Se o seu bebê tiver dores leves, use remédios caseiros para aliviar a dor.
Sem dúvida, é angustiante para você ver seu bebê com dor. Portanto, ajude-o a obter algum alívio com esses remédios:
Não há tempo de duração determinado para os desconfortos da dentição. Depois que o primeiro dente entra em erupção e a dor é aliviada, seu bebê volta a sentir desconforto quando outros passarem pelas gengivas, principalmente os molares.
Os molares podem causar mais desconforto e dor do que os dentes da frente, porque são maiores.
A erupção dos dentes e o alívio da dor não são o final das preocupações com a dentição do bebê. De fato, suas responsabilidades aumentarão quando você precisar cuidar dessas pérolas brancas agora.
Um aumento leve da temperatura é comum durante a dentição, mas não há provas de que cause febre.
O mesmo acontece com o resfriado e a diarreia, que podem ser causados devido a uma infecção e não à dentição. Se acaso o seu filho tiver febre acompanhada de vômito, diarreia ou falta de apetite, consulte um médico.
Não, o que pode acontecer no momento da erupção dos dentes é que seu bebê passa a colocar mais a mão na boca, para aliviar o desconforto. Como nessa fase ele já senta, engatinha ou anda, tem contato com o chão, o que pode aumentar as chances de adquirir uma infecção.
Provavelmente é essa infecção a causadora dos vômitos. Portanto, e seu bebê estiver vomitando com frequência, consulte seu médico imediatamente.
E como foi a sua experiência quanto ao nascimento dos dentes do seu bebê? Compartilhe sua história na seção de comentários!