X

7 sintomas nas crianças que não devem ser ignorados

Imagem: 123RF

Quem é mãe ou pai sabe: ver um filho doente, especialmente se ele ainda é um bebê ou uma criança pequena, é desesperador. Lembro-me da primeira vez que minha filha ficou resfriada: parecia que o mundo ia acabar! Mas o resfriado passou, e então eu descobri que a primeira febre alta poderia preocupar muito mais!

É difícil saber quando é um motivo justo para realmente se preocupar com a saúde da criança – por vezes achamos que é apenas uma crise de choro, e descobrimos uma “bela” dor de ouvido.

Em outras pensamos que o filho está muito mal, e ele sai quase cantando do consultório do pediatra (quem nunca passou por isso? Saímos quase pedindo desculpas, por solicitar a consulta de emergência!).

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
🎁 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!

Mas existem, sim, alguns sintomas infantis que merecem ser vistos de perto, porque podem indicar um situação bastante séria.

Sintomas nas crianças que merecem atenção

Confira uma lista a seguir com os mais comuns deles e saiba como reconhecer que chegou a hora de agendar uma consulta com o pediatra ou procurar uma unidade de pronto-atendimento. Vem ver!

Febre alta e contínua

Em bebês de até três meses, se a temperatura corporal superar os 37,5 °C é sinal de que o pequeno está com febre. Nessa idade, como a criança ainda é muito novinha e pode piorar rapidamente, o primeiro pico de febre já é motivo para procurar um médico.

Já nos maiores de três meses, o quadro febril preocupante se caracteriza por febre que ultrapassa 38 °C.

Criança doente, deitada na cama. Crédito da foto: Freepik

Nesse caso, é recomendado entrar com medicação (importante esclarecer nas consultas com o pediatra em que situações você pode entrar com medicação em casa, para que ele receite um antitérmico e oriente quando e como usá-lo).

Junto à febre, vale observar se a criança manifesta outros sintomas. Se a febre vier acompanhada de irritabilidade, muito choro, sono, dor de cabeça e durar mais de um dia (e não diminuir nem com medicação), procure o médico, pois várias doenças têm a febre entre as primeiras manifestações (acompanhada de dor de cabeça, por exemplo, pode indicar meningite).

Sangramento que não cessa

Seu filho sofreu um machucado, o corte está se abrindo e a ferida não para de sangrar?

Melhor recorrer à emergência! A regra também vale caso se trate de sangramento nasal que não cessa e fica mais intenso. Esses quadros podem indicar fraturas e traumas e precisam de tratamento.

Erupções cutâneas diferentes

Menino doente, deitado na cama. Sua mãe oferece um remédio para ele, junto com um copo de água. Crédito da foto: Freepik

Marcas na pele que surgem “do nada” geralmente também exigem investigação.

Várias são as doenças têm as erupções cutâneas entre os sintomas: é o caso das bolinhas vermelhas que podem indicar catapora ou sarampo; das pequenininhas características da roséola (atente-se se vier acompanhada de febre alta); ou das elevações rosadas que podem indicar urticária.

Alergias (a alimentos, insetos etc.) e intolerâncias também podem desencadear marcas na pele. Observe se as manchinhas vêm acompanhadas de outros incômodos e, o quanto antes, marque uma consulta no pediatra para analisar a causa do problema.

Dificuldade para respirar é um dos sintomas nas crianças que requer atenção

Se seu filho apresentar dificuldade para respirar e emitir sons quando respira (especialmente se vindos dos pulmões e do tórax), atenção! Asfixia, asma, reação alérgica, coqueluche ou pneumonia podem estar por trás do sintoma.

Lábios azulados e descoloração ao redor da boca também indicam que a criança não está respirando normalmente e está com baixa oxigenação – nesses casos, o pronto-atendimento é o mais indicado, pois se trata de uma emergência.

Veja também: Quando (realmente) você deveria levar seu filho ao pronto-socorro

Inchaço no rosto é um dos sintomas nas crianças que requer atenção

Mãe está com sua filha doente no colo, cuidando dela. Crédito da foto: Freepik

Reações alérgicas, quando severas, também desencadeiam inchaço nos lábios, na língua e nos olhos. Trata-se da chamada anafilaxia, um tipo de reação que se desenvolve muito rapidamente e exige tratamento imediato!

Caso seu filho apresente o sintoma e você desconheça uma possível alergia que ele tenha, leve-o o quanto antes ao pronto-atendimento. A administração de anti-histamínicos será receitada.

Vômito depois de uma queda

As quedas acontecem com as crianças – e, geralmente, não implicam em nada grave. Porém, se depois que o seu filho cair ele sentir vontade de vomitar, pode ser indício de alterações neurológicas (como confusão mental ou perda de consciência), e o mais indicado é procurar um médico; atente-se especialmente se a criança bater a cabeça.

Dor de cabeça constante é um dos sintomas nas crianças que requer atenção

Caso o seu pequeno se queixe constantemente de dores de cabeça, não ignore. O incômodo pode estar relacionado a problemas de visão ou até mesmo a doenças mal curadas.

Por exemplo: se a criança reclamar de dor quando volta da escola, pode ser que esteja com dificuldade para enxergar a lousa e o esforço feito durante o dia todo para copiar a lição acarrete o incômodo; nesse caso, procure o oftalmologista para uma avaliação. Já se a queixa vier acompanhada de vômito, pode ser enxaqueca.

Apesar de parecer um problema de adultos, a dor de cabeça em crianças não é tão incomum, e uma investigação mais detalhada com o pediatra é muito importante para descobrir o que pode estar por trás do problema.

Leave a Comment