A água de arroz na Ásia é considerada um remédio cosmético eficaz para o crescimento da pele e do cabelo, bem como para a perda de peso.
Em geral, os asiáticos tratam o arroz com muito respeito, considerando os cereais um produto da longevidade. Alguns restaurantes japoneses até vendem uma garrafa de água com arroz que sobrou do cozimento do arroz.
Prepará-la é bastante simples. Diremos a você como fazer isso em casa, bem como os benefícios.
A água de arroz contém vitaminas (grupo B, tocoferol, biotina, ácido ascórbico), minerais (potássio, sódio, selênio, magnésio, silício), aminoácidos e antioxidantes.
A decocção de arroz para o cabelo ajuda a:
Água de arroz para lavar o rosto pode ajudar a lidar com:
É importante notar que outros ingredientes úteis (suco de babosa, suco de limão, óleos essenciais, etc.) podem ser adicionados à água de arroz para aumentar o efeito.
Qualquer arroz pode ser usado para fazer água de arroz: grão longo, vermelho, branco, redondo.
Existem muitas maneiras de preparar água de arroz para o rosto e cabelo, a mais rápida é mergulhar algumas colheres de sopa de arroz limpo lavado em um copo de água.
Após 20 minutos, o caldo pode ser escorrido e o próprio arroz pode ser usado como alimento. Este líquido não se destina a armazenamento.
O caldo de arroz é usado não apenas para limpar, mas também para máscaras de cabelo.
Não há contraindicações para o uso externo. O caldo tem um ligeiro efeito de ressecamento, então donos de pele seca não podem usá-la.
Misture grãos de arroz com óleos cosméticos, como azeite, pêssego, coco. Adicione suco de limão, se desejar. Massageie a pele e enxágue com água.
Este esfoliante tem um efeito suave. Assim, é adequado para peles maduras e sensíveis.
A água de arroz tem excelentes propriedades calmantes. Isso é especialmente verdadeiro se você tiver pele irritada e sensível.
Além disso, tem um efeito adstringente, pode fechar os poros abertos e ajudar a restaurar o equilíbrio do pH da pele.
Para fazer isso, a água do arroz deve ser diluída com uma quantidade igual de água. Sendo assim, mergulhe um cotonete nesta solução e limpe o rosto com ele e, após 15-20 minutos, lave o rosto com água morna.
Recomenda-se aplicar este produto todas as noites na pele do rosto previamente lavada.
Em 2018, uma equipa de cientistas portugueses do Instituto de Investigação de Medicamentos avaliou a composição e atividade biológica da água de arroz.
O experimento com 12 voluntários durou 4 semanas. Os cientistas descobriram que a água do arroz tem atividade antioxidante. Ou seja, o produto pode ser utilizado de forma eficaz no combate aos sinais de envelhecimento da pele.
Além disso, se você está sofrendo de queda de cabelo e deseja fortalecê-lo com remédios naturais.
Contém aminoácidos, vitaminas B, C e D, que ajudam a reparar o cabelo e estimular o crescimento do cabelo. Além disso, é rica em proteínas que ajudam a reparar os fios danificados e a manter as pontas saudáveis e bem cuidadas.
A pele é o maior órgão humano e as mudanças em sua condição são difíceis de ignorar. A falta de vitaminas torna-a seca e escamosa.
A falta de vitamina A (retinol) é caracterizada por pele seca, cabelo quebradiço, aparecimento de listras transversais nas unhas, doença ocular, cegueira noturna (visão diminuída no escuro), gastrite, diarreia e em crianças, uma desaceleração no desenvolvimento físico e intelectual.
Devido à falta de vitamina B5 (ácido pantotênico), aparecem descamação da pele, envelhecimento e queda de cabelo, fadiga e perda de força. Também podem aparecer distúrbios gastrointestinais.
O principal sinal de falta de vitaminas no cabelo é a fragilidade e a tendência para cair. Mas o aparecimento inesperado de caspa, cabelos grisalhos, feridas e espinhas no couro cabeludo ou sua coceira constante também são uma alerta.
Cabelo seco e quebradiço pode ser um sinal de deficiência de proteínas, vitamina A, zinco e ácidos graxos essenciais. Também pode indicar problemas de tireoide.
Portanto, se você notar sinais de alerta (por exemplo, queda ou crescimento anormal do cabelo, ressecamento excessivo do cabelo e couro cabeludo, caspa persistente), não adie medidas para corrigir as deficiências.
Embora fatores como idade, genética e hormônios também afetem isso, a ingestão ideal de nutrientes é fundamental.