método Ramzi - Foto: Freepik
Os primeiros sintomas da gravidez é um tema muito procurado. Náusea, sonolência, seios aumentados e temperatura elevada são sintomas inespecíficos, mas podem ser sinais de uma infecção ou de problemas hormonais. Então, como saber se estou grávida?
Seus seios podem fornecer um dos primeiros sintomas da gravidez. Duas semanas após a concepção, as alterações hormonais podem deixar seus seios sensíveis, formigando ou doloridos. Assim, seus seios podem parecer mais cheios e pesados.
Dicas para os seios sensíveis: use um sutiã de apoio sem aro, vista roupas largas, comunique-se com seu parceiro ou filhos e peça-lhes para tomarem cuidado nesta área, experimente uma compressa fria ou um banho quente.
A progesterona é uma coisa engraçada, mesmo no início da gravidez, pode causar grandes mudanças no seu corpo. Assim, isso faz com que os músculos relaxem, incluindo os músculos dos intestinos, de modo que a digestão possa ficar mais lenta. Isso pode causar inchaço, arrotos e muitos gases.
A fadiga e o cansaço também estão entre os primeiros sintomas da gravidez. Durante o início da gravidez, os níveis do hormônio progesterona disparam. Assim, em doses altas o suficiente, a progesterona pode colocá-la para dormir.
Ao mesmo tempo, níveis mais baixos de açúcar no sangue, pressão arterial mais baixa e maior produção de sangue podem reduzir sua energia durante a gravidez.
À medida que o útero se expande para dar lugar ao feto em crescimento, pode-se aplicar pressão na veia cava inferior, que é o grande vaso sanguíneo que desce pelo lado direito do corpo. Portanto, isso reduz o fluxo sanguíneo para as pernas, causando veias variçosas.
Mas não para por aí! Algumas mulheres têm esses sintomas na vulva (“varicosidades vulvares”) ou até aflições piores conhecidas como “hemorroidas“.
Além disso, no início da gravidez, algumas mulheres comparam seus seios a “mapas de estradas”, devido à proeminência adicional dessas veias azuis (ver ponto 1).
Às vezes, uma pequena quantidade de manchas ou sangramento vaginal é um dos primeiros sintomas da gravidez.
Conhecido como sangramento de implantação, pode ocorrer quando o ovo fertilizado se fixa ao revestimento do útero – cerca de 10 a 14 dias após a fertilização. No entanto, esse tipo de sangramento é geralmente um pouco mais precoce e de cor mais clara do que a da menstruação e não dura tanto.
Além disso, algumas mulheres também apresentam cólicas no início da gravidez. Essas cólicas são semelhantes às cólicas menstruais. Então, se você estiver preocupada com sangramento ou cólicas, fale com seu médico.
O enjoo matinal, que pode atacar a qualquer hora do dia ou da noite, é um dos sintomas clássicos da gravidez. No entanto, para algumas mulheres, o enjoo começa duas semanas após a concepção.
A náusea parece resultar, pelo menos em parte, do rápido aumento dos níveis de estrogênio, que faz com que o estômago esvazie mais lentamente.
As mulheres grávidas também têm um olfato aguçado, então vários odores – como alimentos cozinhados, perfume ou fumaça de cigarro – podem causar ondas de náusea no início da gravidez.
Quando você está grávida, você pode torcer o nariz para certos alimentos, como café ou alimentos fritos. Assim, os desejos por comida também são comuns.
Além disso, como a maioria dos outros sintomas da gravidez, essas preferências alimentares podem ser atribuídas a mudanças hormonais – especialmente no primeiro trimestre, quando as mudanças hormonais são mais dramáticas.
Sobretudo, no início da gravidez, o aumento da circulação sanguínea causado por alterações hormonais pode desencadear dores de cabeça leves e frequentes.
Dicas para combater dores de cabeça:
A constipação é outro sintoma inicial comum da gravidez. Sendo assim, o aumento dos níveis de progesterona na gravidez contribui para diminuir a motilidade intestinal, o que pode levar à constipação.
Dicas para combater a constipação: aumente a ingestão de fibras e água e, se os sintomas persistirem, consulte seu médico antes de tomar qualquer tipo de laxante.
O fluxo de hormônios em seu corpo no início da gravidez pode deixá-la incomumente emocional e chorosa. Mudanças de humor também são comuns, especialmente no primeiro trimestre.
À medida que seus vasos sanguíneos se dilatam e sua pressão arterial cai, você pode sentir vertigens ou tonturas. Portanto, no início da gravidez, os desmaios também podem ser desencadeados por um baixo nível de açúcar no sangue.
Muitas mulheres descobrem que nas primeiras semanas de gravidez suas papilas gustativas são afetadas. Algumas pessoas dizem que é um gosto metálico, outras dizem que é mais azedo.
O sabor é na verdade algo chamado disgeusia, e é causado pelos hormônios da gravidez, principalmente o estrogênio. Não é perigoso e geralmente desaparece após o primeiro trimestre.
Um seio nasal bloqueado costuma ser um sinal precoce de gravidez. Assim, um aumento nos níveis de estrogênio pode fazer as passagens sinusais incharem e produzirem mais muco. Mas se você acha que pode estar grávida, fale com um médico antes de tomar qualquer descongestionante.
A temperatura corporal basal é a temperatura oral quando você acorda pela manhã. Essa temperatura aumenta ligeiramente logo após a ovulação e permanece nesse nível até a próxima menstruação.
Assim, se você está mapeando sua temperatura corporal basal para determinar quando ovula, a elevação contínua por mais de duas semanas pode significar que você está grávida.
Talvez o primeiro sintoma mais óbvio da gravidez seja quando você não menstrua. Esse possível sinal de gravidez costuma ser o que faz com que as mulheres procurem mais detalhes sobre os outros sintomas da gravidez.
Esses hormônios incômodos também são responsabilizados por um aumento nos sonhos e pesadelos vívidos. Mas também há outra explicação:
Além disso, o sono de uma mulher grávida é frequentemente interrompido durante a gravidez, seja por causa das idas ao banheiro à meia-noite, movimentos do bebê ou cólicas. Assim, quanto mais recente for um sonho, maior será a probabilidade de ele ser lembrado.
Devido ao aumento dos hormônios, as gengivas têm maior probabilidade de inflamar e sangrar quando escovadas ou passadas com fio dental.
Além disso, os vasos sanguíneos do nariz também podem se expandir durante a gravidez, aumentando o risco de sangramento nasal.
Sintomas presumíveis de gravidez | Prováveis sintomas de gravidez | Certos sintomas de gravidez |
|
|
|