Foto: Freepik
O enjoo matinal durante a gravidez é tipicamente um dos sintomas mais relatados pelas mulheres. Até 70% das mulheres grávidas experimentam enjoo em algum momento durante o início da gestação. Por isso, se você tem sentido esse sintoma, fique tranquila: é apenas seu corpo se adequando ao desenvolvimento do bebê.
O enjoo matinal não é apenas conhecido por ser um dos primeiros sinais de gravidez, mas também é um sintoma comum durante todo o primeiro trimestre.
Embora seja definitivamente uma sensação desconfortável, a boa notícia é que não é prejudicial a você ou a seu bebê, e muitas vezes é percebido como uma indicação de uma gravidez saudável.
A causa da náusea durante a gravidez não é completamente compreendida. No entanto, parece estar relacionada à produção do hormônio gonadotrofina coriônica humana (HCG).
Comumente chamado de hormônio da gravidez, esse é o hormônio que o embrião começa a produzir quando se liga ao revestimento uterino, depois da fertilização.
Existem também outras teorias sobre o que causa náusea durante a gravidez. Outros fatores contribuintes poderiam ser:
Náuseas e vômitos podem facilmente causar perda de apetite. Muitas mulheres grávidas temem que isso prejudique seus bebês. Mas a verdade é que o problema geralmente não é prejudicial para o desenvolvimento do feto.
Por outro lado, para algumas mulheres grávidas, a náusea causa vômitos graves e perda de peso. Esta condição é chamada hiperêmese gravídica. Ela causa desequilíbrios eletrolíticos e perda de peso não intencional da gestante. Por isso, se não for tratada, essa condição poderá prejudicar seu bebê.
Portanto, mulheres que experimentam enjoos matinais muito além dos primeiros 3 a 4 meses de gravidez devem conversar com seu médico. Procure também ajuda se você não estiver ganhando peso durante a gravidez. Contudo, ligue imediatamente para o seu médico se apresentar os seguintes sintomas (que podem indicar a ocorrência da hiperêmese):
As crises graves de enjoo matinal geralmente requerem hospitalização. A hiperemese gravídica geralmente requer fluidos intravenosos (IV) para reidratação, por isso é necessária a internação hospitalar.
O enjoo matinal durante a gravidez geralmente ocorre entre a quarta e a sétima semana de gravidez, mas pode começar já na terceira e seguir até a décima semana.
Ele varia de acordo com a pessoa e a gravidez. Portanto, é impossível especificar a duração exata do enjoo matinal. Para a maioria das mulheres, os episódios são muito mais fracos ou desapareceram completamente até a 20ª semana.
Em geral, a náusea na gravidez é considerada um sinal de boa gestação. Dito isto, a ausência dela não significa uma gravidez ruim.
Estudos indicam que o risco de aborto espontâneo é um pouco menor em mulheres que experimentam náusea durante o primeiro trimestre da gravidez.
As mulheres grávidas de gêmeos costumam relatar enjoos mais graves do que nas gestações únicas.
Segundo os pesquisadores, o nível de hormônios responsáveis pelo enjoo matinal durante a gravidez é muito maior entre as mulheres que estão esperando gêmeos. Isso pode aumentar os sintomas de náusea ou até causá-la em mulheres que não sofreram do problema em gestações anteriores.
O enjoo matinal na gravidez pode ocorrer a qualquer hora do dia, mesmo que geralmente ocorra de manhã. Assim, não é incomum que o enjoo dure várias horas e se estenda até o meio do dia, ou mesmo durante todo o dia.
A náusea pode surgir em diferentes momentos, provocada por certos cheiros ou atividades específicas. E assim como aparece repentinamente, pode desaparecer e reaparecer novamente.
Portanto, é melhor identificar os gatilhos de seu enjoo e evitá-los. Se a náusea persistir durante a maior parte do dia, consulte o seu médico.
Em média, ele é mais forte entre a quarta e a sétima semanas de gravidez. Na maioria das mulheres, o desconforto piora durante as longas fases entre as refeições (do jantar ao café da manhã, por exemplo) ou depois de comer um prato rico em gordura ou difícil de digerir.
Vários estudos indicam que mulheres com hiperemese gravídica (uma forma grave de enjoo) têm uma probabilidade ligeiramente maior de ter uma menina do que um menino. Segundo alguns estudos, 53 a 56% das mulheres grávidas de meninas têm náusea forte.
Alguns estudos mostram que mulheres com enjoo matinal têm menor risco de aborto.
O risco de aborto espontâneo é um pouco menor em mulheres com náusea, mas a ausência delas não deve causar medo a esse respeito.
As sugestões a seguir são benéficas para tentar colocar em prática assim que descobrir que está grávida. Confira!
Lembre-se: se o enjoo persistir, entre em contato com seu médico!