chá para gases - Foto: Freepik
Essa bebida extremamente versátil é adorada por muitas pessoas e vai muito bem em várias ocasiões. O que poucos conhecem, no entanto, são os inúmeros benefícios do chá para gases.
Os chás de ervas por exemplo, são uma ótima alternativa caseira para ajudar a eliminar os gases intestinais, diminuindo o inchaço e a dor, e podem ser tomados assim que os sintomas aparecem ou na rotina diária.
A presença de gases no estômago geralmente acontece pela ingestão de ar junto com a comida, e isso, é mais frequente quando se fala muito durante a refeição ou quando se bebe bebidas gaseificadas, como refrigerante ou água com gás.
Já o acúmulo de gases no intestino normalmente está relacionado com a existência de um padrão de funcionamento intestinal de prisão de ventre ou consumo excessivo de alimentos que facilitam a formação de gases no intestino grosso.
Se você sofre com as dores e o constrangimento dos gases, alguns alimentos devem ser evitados, como o feijão e o brócolis.
Esses alimentos, por exemplo, têm uma grande quantidade de fibras e carboidratos que são fermentados pela flora intestinal durante a digestão, causando flatulência e inchaço, sendo que a intolerância do intestino a esses alimentos varia de pessoa para pessoa.
Também estão entre os vilões:
Veja também: Chá na gravidez: o que você pode tomar (e quais evitar)
Os chás de ervas são uma ótima alternativa caseira para ajudar a eliminar os gases intestinais, diminuindo o inchaço e a dor, e podem ser tomados assim que os sintomas aparecem ou na rotina diária.
A erva-cidreira também é muito utilizada na medicina popular para tratar excesso de gases e outros distúrbios digestivos.
Esta planta possui óleos essenciais, como o Eugenol, que ajudam a aliviar a dor e a reduzir o surgimento de espasmos musculares, contribuindo para a menor formação de gases.
• 1 colher (de sopa) de folhas de erva-cidreira;
• 1 xícara de água fervente.
Veja também: Chás permitidos na gravidez: quais escolher para a saúde da mãe e do bebê
É importante não adicionar açúcar ou mel, em nenhum desses preparos, pois eles também favorecem a produção de gases.
Além disso, para ajudar a combater os gases de forma natural, existem outras dicas:
Importante!
Faça uma avaliação com um nutricionista para permitir identificar quais os alimentos que produzem gases e elaborar um plano nutricional adaptado às suas necessidades pois as causas e soluções variam de pessoa para pessoa.
Por fim, confira: 5 causas mais comuns de barriga inchada nas mulheres.