Foto: Freepik
Finalmente você está grávida! Mas será que é uma gravidez gemelar? Descubra o que os sintomas da gravidez têm a dizer.
A chance de você ter gêmeos é maior do que nunca: a gravidez de gêmeos aumenta desde 1980. Mas como saber se você está grávida de gêmeos? Quais são os sinais de uma gravidez gemelar?
Além dos sinais mais comuns da gravidez precoce, as mulheres grávidas de múltiplos podem apresentar os seguintes sintomas de gravidez gemelar:
Em geral, uma gravidez gemelar faz com que o corpo da mamãe produza mais hCG, o hormônio que o corpo secreta durante a gravidez.
Nos estudos, mães com gestações gemelares produzem mais hCG e por períodos mais longos do que aquelas com uma gravidez única.
Porém, lembre-se de que a produção de hCG varia amplamente de mulher para mulher. Assim, níveis altos não devem ser usados como uma medida definitiva para determinar se a mãe está grávida de gêmeos.
Algumas mulheres com gestações únicas produzem uma quantidade incomumente alta de hCG, e algumas mulheres portadoras de múltiplos produzem um nível incomumente baixo de hCG.
Mas confira outras queixas comuns em mães de gravidez de gêmeos!
Devido ao aumento maior de vários hormônios da gravidez, o enjoo pode ser especialmente ruim durante uma gravidez gemelar.
Em estudos, a gravidez de gêmeos é um fator de risco para a forma mais grave de enjoo, a hiperemese gravídica. Mas nem todas as mães grávidas de gêmeos sofrerão enjoos matinais graves! Algumas podem não se sentir enjoadas. Toda mãe e gravidez é diferente!
Mas se a náusea ocorrer, veja o que fazer:
Da mesma forma que o enjoo matinal extremo, algumas mães com gravidez de gêmeos notam uma aversão especialmente forte a certos alimentos. Isso acontece devido às flutuações hormonais que você está enfrentando!
Algumas evidências sugerem que as mudanças na percepção do paladar durante a gravidez são responsáveis por essa repulsa.
Outra teoria sugere que as aversões alimentares são protetoras para o bebê em desenvolvimento, mas também menciona que o problema tende a ser mais complexo do que isso.
De qualquer forma, talvez seja melhor ouvir essas aversões e ficar longe desses alimentos por enquanto.
Tente comer os alimentos saudáveis e de sabor suave que você pode tolerar como carne, banana, abacate, aveia e outras frutas, e não se estresse.
Essas aversões geralmente passam dentro de algumas semanas e você pode obter outros alimentos ricos em nutrientes mais tarde.
Qualquer mulher grávida ficará cansada, mas muitas mães com uma gravidez de gêmeos se sentem totalmente exaustas.
O aumento acentuado da progesterona para apoiar a gestação de dois bebês, combinado com uma taxa metabólica basal mais alta (a taxa de energia usada pelo corpo), pode causar fadiga debilitante.
Além disso, o primeiro trimestre é o mais crítico para o desenvolvimento dos sistemas corporais fundamentais do bebê (e você está fazendo isso para dois bebês!)
Quando você se sentir esgotada, veja o que fazer:
A gravidez gemelar pode tornar os seios incrivelmente doloridos. Este é outro sintoma precoce da gravidez de gêmeos que geralmente é extremo devido aos níveis hormonais serem elevados.
Seus seios estão fazendo hora extra, pois terão que suportar dois bebês, em vez de apenas um.
Aqui estão algumas dicas para reduzir a dor dos seios doloridos:
Assim como em uma gravidez única, carregar gêmeos pode causar aumento da micção devido ao aumento dos níveis de hCG.
Como os níveis de hCG na gravidez gemelar aumentam mais rapidamente do que aqueles em gestações únicas, o aumento da necessidade de ir ao banheiro pode ser maior.
Aqui estão algumas maneiras de lidar:
Muitas mulheres se perguntam: “quando começa a aparecer uma barriga com uma gravidez de gêmeos?” Bem, isso depende de muitos fatores, mas, em geral, mais cedo que numa gravidez única!
Parecer maior do que o esperado para a idade gestacional é um possível sinal de gravidez de gêmeos, mas lembre-se de que muitas mulheres têm barrigas que aparecem muito mais cedo nas gestações subsequentes do que nas primeiras.
Como mencionamos anteriormente, na gravidez, a taxa metabólica basal aumenta para fornecer alimento ao bebê. Da mesma forma, a frequência cardíaca em repouso também pode aumentar.
Uma frequência cardíaca normal em repouso é de cerca de 70 batimentos por minuto (bpm). Durante a gravidez, aumenta para 80 a 100 bpm. Com uma gravidez gemelar, a frequência cardíaca pode ser ainda maior.
Após 100 bpm, a taquicardia pode ser diagnosticada. A taquicardia é geralmente considerada normal na gravidez (portanto, não há necessidade de se preocupar), mas deve ser monitorada por sua parteira ou médico.
Embora você não possa necessariamente impedir seu coração de acelerar, pode ser benéfico incluir a redução do estresse em sua vida.
Algumas maneiras de manter seu sistema calmo incluem:
Algumas mães sentem que é uma gravidez gemelar! Seja um pensamento persistente ou um sonho sobre ter dois bebês, a intuição é algo real, especialmente na gravidez.
Embora todos esses sinais possam indicar uma gravidez gemelar, você terá que esperar para confirmar com um ultrassom após seis semanas de gravidez. (Um estudo constatou que os ultrassonografias transvaginais anteriores a seis semanas de gestação não eram confiáveis para a coleta de dois sacos gestacionais.)
Embora existam muitos sinais e sintomas de uma gravidez gemelar, só há uma maneira de saber com certeza: um ultrassom.
Algumas mulheres optam por fazer um logo no início da gestação, enquanto outras optam por evitar o ultrassom até as 12 semanas. Ainda assim, há mulheres, embora raras, que não apresentam sintomas de gêmeos e só descobrem no nascimento!
Com um ultrassom precoce, é possível que haja um gêmeo escondido (um gêmeo se esconde atrás do outro durante a digitalização), mas é difícil acontecer. Pela ultrassonografia de 20 semanas, sem dúvida, você saberá com certeza se está grávida de gêmeos ou não!
Você tem alguma dúvida sobre o assunto? Deixe nos comentários abaixo!