
Foto: Freepik
Você deseja desfrutar da felicidade da maternidade? Você está ciente de que, para iniciar uma família, precisa ter boa saúde, estilo de vida saudável, dieta equilibrada e boa forma física? Mas uma condição de saúde que pode perturbar seus planos de iniciar uma família são os cistos no ovário.
Leia para saber se os cistos ovarianos podem afetar suas chances de engravidar.
Um cisto ovariano é um espaço dentro do ovário cheio de uma substância líquida. Cistos ovarianos geralmente ocorrem por causa da ovulação. Assim, na maioria dos casos, o cisto se rompe ou é reabsorvido.
Às vezes, um cisto no ovário pode levar a problemas como dor ou inchaço. Em alguns casos, também pode começar a aumentar.
Na maioria das mulheres com menos de 35 anos, os cistos ovarianos não são cancerígenos.
Na maioria dos casos, você não notará nenhum sintoma, mesmo se tiver cistos no ovário. No entanto, se cresceu muito, rompeu ou está bloqueando o suprimento de sangue para os ovários, os seguintes sintomas podem aparecer:
Na maioria dos casos, um cisto ovariano não leva à infertilidade. No entanto, apresentamos uma lista dos tipos de cistos ovarianos que podem comprometer suas chances de engravidar:
Se o seu médico confirmou qualquer um dos seguintes tipos de cistos ovarianos, isso não afetará suas chances de engravidar:
Cistos funcionais, como cistos foliculares ou do corpo lúteo, são os tipos mais comuns de cistos ovarianos. Estes são geralmente formados durante o seu ciclo menstrual.
Esses tipos de cistos não afetam suas chances de engravidar. Na verdade, eles são indicativos de que seu corpo está funcionando normalmente no processo de fertilidade.
Estes são cistos que surgem a partir do epitélio da superfície do ovário. Eles não afetam sua fertilidade, mas você precisa tratá-los.
Em vez do líquido encontrado em outras formas de cistos, eles contêm pele, cabelo e às vezes até dentes. Estes não causam infertilidade.
O seu médico pode detectar a possibilidade de um cisto no ovário durante um exame pélvico regular.
Aqui estão algumas opções de diagnóstico:
Geralmente, há um atraso na detecção de cistos ovarianos, pois eles não apresentam sintomas muito perceptíveis.
Você pode não prestar muita atenção a um pouco de dor no abdômen ou a um pouco de irregularidade na menstruação, mas pode ser o primeiro sinal de cisto problemático.
Faça exames regulares, principalmente se notar algum dos sintomas. A SOP pode afetar ou atrasar suas chances de engravidar.
Se você for submetida a tratamento para SOP ou outros cistos ovarianos, sinta-se à vontade para compartilhar sua experiência, expressar suas preocupações ou fazer perguntas.
O tratamento para cistos no ovário, depende do tipo de cisto. Mas muitos cistos ovarianos desaparecem após alguns ciclos menstruais e não requerem tratamento adicional.
Mas pode ser necessário tratamento adicional para se livrar dos cistos ovarianos que retornam, persistem ou se rompem.
O seu médico pode prescrever contraceptivos orais para evitar a ovulação. Com a falta de alterações hormonais e desenvolvimento folicular que normalmente ocorrem durante o ciclo, o ovário pode descansar. Os hormônios das pílulas não curam os cistos, mas podem impedir novos.
Se um cisto ovariano não desaparecer por conta própria ou se romper, você pode precisar de cirurgia.
O acompanhamento de cistos no ovário pode incluir um ultrassom, exames de sangue ou exames adicionais.
Se você estiver tentando engravidar e tiver endometriose ou SOP, seu médico poderá prescrever medicamentos adicionais ou sugerir outros procedimentos para aumentar suas chances.
Os cistos funcionais desaparecem por conta própria e podem levar vários ciclos para cicatrizar.
Outros cistos que não estão relacionados ao seu ciclo menstrual podem não ser resolvidos sem tratamento adicional. Esses tratamentos podem incluir medicação ou remoção cirúrgica.
Se o seu médico lhe disse que você tem um cisto no ovário e você apresentar algum dos seguintes sintomas, procure ajuda médica imediatamente:
Esses sintomas podem significar que seu cisto se abriu ou se rompeu. Às vezes, cistos grandes e rompidos podem causar sangramento intenso.
Sim, alguns cistos ovarianos podem se tornar cancerosos. Mas a maioria dos cistos ovarianos não são cancerígenos.
O risco de câncer de ovário aumenta à medida que você envelhece. Assim, as mulheres que já passaram da menopausa com cistos ovarianos têm maior risco de câncer de ovário. Portanto, converse com seu médico sobre o risco de câncer de ovário.
O rastreamento do câncer de ovário não é recomendado para a maioria das mulheres. Isso ocorre porque o teste pode levar a “falsos positivos”.
Um falso positivo é um resultado de teste que diz que uma mulher tem câncer de ovário quando não tem.
Há coisas que você pode fazer para o tratamento do cisto ovariano em casa após consulta com um médico! Algumas delas incluem analgésicos vendidos sem receita e mudanças na dieta.
Esses tratamentos não impedem a ocorrência de um cisto, mas podem aliviar alguns dos sintomas.
Somente um profissional médico pode fornecer um diagnóstico preciso.
Certifique-se de agendar exames ginecológicos regulares e, se achar que está apresentando sintomas associados a cistos ovarianos, entre em contato com o seu médico!