Você sabe quando o nascimento dos dentes de leite geralmente começa? Em que ordem os dentinhos aparecem? E se o dente nascer tortinho, você acharia estranho? Essas e outras dúvidas sobre a erupção dos dentes decíduos (ou simplesmente o nascimento dos dentes de leite) povoam a cabeça de mães e pais com muita frequência, afinal de contas, acompanhar o incrível desenvolvimento de um pequeno ser humano é mesmo uma experiência alucinante. Então, vamos conhecer alguns detalhes do processo?
Quando os primeiros dentes erupcionam?
Em geral, o nascimento dos dentes de leite ocorre a partir dos 6 meses, mas isso varia bastante de bebê para bebê. Algum tempo antes disso, no entanto, você notará seu bebê salivando muito, e isso não quer dizer necessariamente que a erupção está próxima. Isso ocorre devido à maturação das glândulas salivares, por volta do quarto mês.
Em que ordem os dentes decíduos aparecem?
Para que você tenha uma ideia da ordem de erupção, dê uma olhada na tabela abaixo. Os dentes do seu filho podem nascer um pouco antes ou um pouco depois disso, sendo que não há nada de errado com isso. Se, no entanto, seu bebê apresentar variações nessas estimativas maiores do que 6 meses, convém procurar um dentista para fazer uma avaliação através de um exame clínico e radiográfico.
Meu filho nasceu com dente, devo me preocupar?
É raro, mas pode acontecer de o bebê apresentar algum dente já em seu nascimento (ou ocorrer uma erupção muito precoce, poucos dias depois de nascer). Nesse caso, é fundamental que você procure um dentista para fazer uma avaliação. Se o dente não apresentar mobilidade, poderá ser mantido na boca do bebê e a única preocupação adicional será a de higienizá-lo rotineiramente. Entretanto, se houver mobilidade, será necessária a remoção do dente, para evitar que o bebê o aspire.
O dente do meu filho está nascendo torto? Isso é normal? Posso fazer alguma coisa para consertar?
É muito comum que, ao erupcionar, o dente apresente-se levemente “torto” ou, numa linguagem mais técnica, girovertido. Essa condição se normaliza naturalmente, conforme a estrutura facial da criança cresce para acomodar os dentes em erupção. Não é necessária nenhuma intervenção para resolver a questão. Se, no entanto, o dente apresentar-se muito desviado da sua posição normal, vale a pena consultar o dentista para esclarecer a dúvida.
Meu filho está com febre (e/ou diarreia), será que é o dente?
Cientificamente, não há comprovação de que a erupção dental cause febre ou diarreia no bebê. O que acontece é que, nessa fase, é muito comum que o bebê leve os objetos à boca (também porque a gengiva coça e incomoda) e, nesse ir e vir de objetos contaminados, ele transporta microrganismos causadores de diarreia para a região. Essa é a resposta da Nívea-dentista-pesquisadora.
Agora minha experiência como mãe: Catarina ficou um pouco chatinha e teve febre (baixa, menos do que 38 graus, mas teve) na semana em que quatro dentes estavam aparecendo de uma só vez. Coincidência??? Ou seria apenas uma virose? Nunca vou saber ao certo…
O que posso fazer para aliviar o desconforto do bebê?
Oferecer mordedores é a melhor saída. Coloque-os na geladeira antes, para que o frio tenha uma ação calmante sobre a gengiva irritada. A mesma coisa pode ser feita com uma fralda de pano geladinha. Outra opção é massagear a gengiva do bebê com uma dedeira. As pomadas anestésicas à base de benzocaína, que possuem ação anestésica, devem ser evitadas (há um alerta da FDA, agência de regulação de medicamentos e alimentos norte-americana, de que esse anestésico em grandes quantidades pode causar um problema sério em bebês chamado metaemoglobinemia, que em último grau pode ser fatal). Se você usou em seu bebê no passado, fique tranquila, pois o problema se manifesta pouco tempo depois da aplicação de altas doses do anestésico, e não posteriormente.
Importante: uma das pomadas mais comumente usadas no Brasil é da marca Nene Dent. Essa pomada não apresenta benzocaína em sua fórmula, e sim um outro anestésico denominado lidocaína. Mesmo assim, minha opinião pessoal é a de que você deve tentar outros métodos para alívio do desconforto do bebê (que tal um picolé de leite materno?) e deixar o uso de anestésicos para situações bem específicas, sempre com o acompanhamento de um profissional (odontopediatra ou pediatra).
__
Você também pode gostar desses posts aqui:
Veja comentários
Nívea, fiquei mega preocupada agora... hohoho (riso de nervoso, tá?)
Eu uso NenêDent na Laura a cada 10 minutoooooooosssssssss!! PAREI!!! Como assim???
A Laura até sabe aonde fica a pomada, aponta pra prateleira, pede a pomada - no auge da crise, ela chupa o bastão da pomada (tampada, é claro), pq sai um gelzinho pelas laterais da tampa, beeem pouquinho, ela fica sugando).... claro que eu não acho bonito, mas se ela está gritando de dor, não me importo... não me importAVA. Agora fiquei com medo mesmo!
Jesus, me ajuda, que a Laura não tenha nada disso...
Quanto ao nascimento dos dentes.... Laurinha tem 17 meses e só os incisivos! Nada de lateral, nada de nada. Estão nascendo (mas eu não consigo ver quais estão nascendo pq ela não deixa de jeito NENHUM tocar na boca dela) e eu acho que são vários ao mesmo tempo, uma vez que ela só tem quatro dentes (era para ter uns 10 a essa altura!) e está sofrendo como nunca antes.... nasceram quatro dentes sem mto sofrimento, mas agora ela está querendo morrer... então, imagino que sejam vários de uma vez (e meio que torço para isso, para eu ficar mais tranquila com a dentição da menina).
Adorei o post!
Beijos grandes!
Oi, Dani.
Primeira coisa: calma e respira!
Como eu falei, a NeneDent NÃO tem benzocaína, e sim lidocaína. Então não tem nada a ver com história de metaemoglobinemia, ok? Segundo: você já tentou aliviar o incômodo de outra forma? Essa dica do suco na fralda de pano resolve para muita gente. Pode usar a pomada, só não recomendo que use MUITO. Digo isso porque conheço casos onde a criança literalmente comia o conteúdo da bisnaga e isso definitivamente não é legal. Você já tentou dar uma escova de dente bem bonita para a Laura? A Catarina adora a dela do Tigrão (tem que ser essa, não pode ser outra). E fica um tempão mordendo aquilo (eu deixo, depois compro outra escova), o que a alivia bastante. Qualquer coisa me escreve que vamos achando saídas, ok?
Sobre a dentição: normal, está demorando um pouco mais do que para a média. Tente dar alimentos duros para ela comer (quando a criança só come alimentos pastosos ou bem molinhos deixa de ter um estímulo adicional para a erupção). Mesmo que você não veja, tente sentir com o dedo se há dentes nascendo (e cuidado, porque eles mordem mesmo!). Espere mais um pouco que acho que em breve você terá notícias deles, rsrsrs. E se precisar volte a me escrever.
Você já a levou em um odontopediatra? Acho bem interessante. Além de você saber se está indo tudo bem, a Laura já vai acostumando ao ambiente e cresce sem traumas de dentista. Recomendo.
Bj e vamos nos falando!
Gostaria de saber se é normal nascer o dente superior lateral primeiro em uma criança de 8 meses?
Oi, Lydiane, obrigada pela visita.
O mais comum é que os centrais nasçam primeiro, mas conheço muitas crianças em que o lateral veio antes, e tudo bem. Apenas isso não é motivo para preocupação, ok? Bjs.
Muito boas as matérias!
Olá, bom dia! Muito bom seu Blog, adoreeei!!!
Estou um pouco preocupada e ansiosa, meu pequeno tem 8 meses
e 20 dias, e até o momento não apareceu nenhum dentinho...
desde os 5 meses que tem sinais: fica nervosinho, mordendo tudo,
às vezes muito irritado para dormir, a gengiva incha e desincha,
fica vermelha com uns potinhos brancos parecendo que já e o dente,
e nada!De acordo com a tabela acima, os incisos centrais inferiores
já deveriam terem nascidos. É normal? Grata pela atenção.
Um abraço *-*
Oi, Eliene, tudo bem?
A tabela é só uma referência, muitos bebês só terão dentinhos alguns meses mais tarde. Minha filha mesmo só teve seu primeiro incisivo aos 8 meses, se bem me lembro. É comum que antes disso, por volta dos 5 meses, como você disse, os filhotes já comecem a ficar irritados, coçando a gengiva e babando bastante. Os pontinhos brancos ocorrem de fato, são sinais de que está tudo correndo bem. Sugiro que você espere mais um pouquinho, pois os dentinhos em breve devem chegar! E se daqui a dois, três meses não aparecerem, escreve de novo pra gente, ok?
Claro que pode escrever também para contar que o primeiro dentinho nasceu, adoraremos saber!
Um abraço,
Nívea
Muito obrigada!
E mais uma vez parabéns pelo Blog!
Um abraço
Amei
Bom dia, Nívea! Tdo bem?
Acabou a ansiedade, meu pequeno fez 9 meses dia 1º,
e os dentinhos incisivos centrais de baixo,começaram a romper.
Se acho o sorriso dele lindo banguela,
imagine agora. Estou muito feliz!!!
Que ótima notícia, Eliene!
E viva os dentinhos do pequeno!
Se precisar de qualquer coisa, é só chamar!
Bjs,
Nívea
Ok! Estou sempre visitando seu Blog, tirando algumas dúvidas e aproveitando as dicas... muito obrigada pela atenção e por nos compartilhar tudo isso! Um abração
O Leute Materno Causa Cárie? Tenho Que obrigatoriamentE Higienizar Os Dentes Do Meu Bebê Após A Ultima Mamada (Dormindo)?
Oi, Cynthia, tudo bem? Sim, o leite materno também pode provocar cáries, e se a gente fosse levar ao pé da letra, o ideal seria fazer a higiene depois da última mamada (essa é a orientação da profissional Nívea!). Agora, como mãe, eu sei que isso nem sempre é possível. Nesse caso você deve caprichar na higiene em outros horários, com a filhota acordada. Se você fizer isso, dificilmente sua filha terá cáries. Grande bj!
Nívea
Muito interessantes e valiosas as dicas, adorei!