X

Azia na gestação: o que causa? Como aliviar? Quando procurar o médico?

As mudanças hormonais desencadeadas pela gravidez geram uma série de reações no organismo da mulher, durante os meses de espera do bebê. Entre elas está a azia. Sabe aquela sensação de queimação que vai da garganta ao estômago, e que gera até um gosto amargo na boca? Pois é, muitas grávidas relatam sofrer do problema. Com o desconforto, bastante gente se pergunta: afinal, como aliviar azia na gestação? Embora acabar de vez com ela não seja tão simples, há, sim, algumas medidas que podem amenizar o incômodo (te conto por experiência própria). Veja quais são a seguir.

Veja mais: A alimentação da grávida vegana

Imagem: 123RF

5 formas de amenizar a sensação de azia na gestação

Cuide do que você coloca no prato

Alguns alimentos causam azia, mas vale saber que não existe uma regra: há alimentos que provocam azia em certas pessoas, e outros não. Por isso, o melhor a fazer é observar quando a sensação de azia aparece. É depois de comer algo específico? Então evite por um tempo o consumo desse alimento e avalie se o desconforto melhora. De maneira geral, alimentos gordurosos (como frituras e doces) e processados estão entre os maiores causadores de azia. Muitas pessoas também relatam ter a sensação após ingerir frutas cítricas e sucos.

Atente-se às refeições para aliviar a azia na gestação

Além dos alimentos, é preciso prestar atenção no horário e na frequência com que você se alimenta. Para se proteger contra a azia, o ideal é fazer refeições pequenas e frequentes. Essa medida evita o acúmulo de acidez no estômago, e portanto, previne o desconforto. A atitude também é muito recomendada para as gestantes, por impedir enjoos. Outras dicas são: não beber muito durante as refeições, para não distender a barriga; evitar comer muito à noite; e não se deitar logo após as refeições (pois todas essas atitudes podem desencadear azia).

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
🎁 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!

Reveja hábitos

O primeiro deles é em relação ao tabagismo. Se você fuma, saiba que essa atitude é altamente prejudicial ao bebê, sem contar que é um fator desencadeante de azia. Portanto, ao engravidar, é fundamental abandonar o tabagismo. Mais uma atitude para colocar em prática e garantir mais saúde na gestação é evitar o uso de roupas apertadas. Peças que contraem especialmente a região da barriga acentuam a sensação de azia. E mais uma dica, agora para a hora de dormir: manter a cabeça elevada, por meio de um encosto com vários travesseiros, pode ser muito útil para aliviar a azia. O que acontece é que a gravidade ajuda a manter os ácidos no lugar (o estômago), colaborando para a digestão.

Que tal um chiclete?

Quando mascamos chiclete, estimulamos as glândulas salivares. A saliva, por sua vez, ajuda a neutralizar a acidez no estômago, e consequentemente, a sensação de azia é aliviada. Na hora de escolher o chiclete, opte por um sem açúcar, para não prejudicar os dentes. Contudo,vale saber que mascar essas gomas não é interessante para quem sofre de excesso de saliva, pois agrava a condição.

Procure um médico

Se a azia na gestação estiver muito forte e frequente, vale conversar com um médico. Nunca se automedique, pois alguns antiácidos (tipo de remédio recomendado para aliviar  azias) não são indicados para gestantes. Caso o sintoma venha acompanhado de refluxo, relate ao profissional, para indicar o tratamento mais adequado.

Vale saber que a azia na gestação, apesar de ser desconfortável, não gera complicações para a mãe e o bebê. O que vale ficar atento é que a sensação pode indicar que a alimentação não está adequada (lembra que ela pode ser provocada pelo excesso de alimentos gordurosos?). Portanto, cuide do que você ingere e não descuide do pré-natal, com acompanhamento de equipe de saúde, assim você garante mais bem-estar a você e ao bebê e evita ao máximo eventuais desconfortos causados pela gravidez.

Veja também: Livro de Gravidez: veja o livro que é sucesso entre as grávidas

E aproveite o vídeo:

Leave a Comment