bebê de olhos cinza. Foto: freepik
Em todos esses anos de blog, uma das dúvidas mais comuns que percebi entre as grávidas é: “qual será a cor dos olhos do bebê?”. Será que meu bebê vai nascer como?
Os novos pais normalmente se perguntam qual será a cor dos olhos de seus bebês quando nascerem. Prever a cor dos olhos de um bebê não é tão fácil quanto parece: em última análise, a cor depende do material genético que cada pai contribui e de como esses genes se misturam e se combinam.
Aqui está o que você deve saber sobre como isso funciona.
Antes de contar um segredinho (sim, tem calculadora que estima qual será a cor dos olhos do bebê, acredita?), tenho que falar que a cor dos olhos dos pequenos costuma mudar do nascimento até os dois ou três anos.
Em primeiro lugar, quando o bebê nasce, seus olhos são em geral acinzentados, e vão mudando de cor aos poucos.
O pigmento que dá cor aos olhos das pessoas se chama melanina (sim, aquela mesma da pele), que é marrom.
Por isso, quanto maior a quantidade de melanina na íris (que é determinada geneticamente), mais escuros são os olhos. Mas como ao nascimento os bebês ainda não produzem esse pigmento, todos têm olhos cinza ou azulados.
Pouco a pouco você verá que os olhos do seu bebê começaram a mudar. É possível que eles fiquem inicialmente azuis, e depois mudem para verde, e até marrom.
Por isso, tenha um pouco de paciência até que estabilize a cor (muitos pais torcem por filhos de olhos claros e realmente acreditam que se o bebê nasceu assim, ele continuará com essa cor. Mas não é o que acontece geralmente!).
Até um ano de idade, em geral, a cor dos olhos do bebê já está mais determinada. Entretanto, por experiência familiar sei que a cor final pode demorar muito mais.
As mudanças mais dramáticas na cor dos olhos provavelmente ocorrerão quando seu filho tiver entre 3 e 6 meses de idade . Nesse ponto, a íris já armazenou pigmento suficiente para que você possa prever melhor qual será o matiz final.
Mas, mesmo assim, a cor dos olhos do seu bebê ainda pode trazer algumas surpresas (olhos verdes lentamente se tornando castanhos, digamos, ou castanhos se aprofundando em castanhos) até os 3 anos de idade.
Só não espere que os marrons do bebê voltem ao azul – os olhos escuros tendem a permanecer escuros na maioria dos bebês.
Às vezes, as crianças nascem com íris que não combinam na cor. Normalmente, essa condição, conhecida como heterocromia, está presente ao nascimento. Isso é conhecido como heterocromia congênita.
A grande novidade desse post é que alguns sites estrangeiros apresentam calculadoras que estimam qual será a cor dos olhos do bebê. Elas são muito fáceis de usar: acesse esse link, e depois clique em cima dos olhos dos seus pais, dos seus sogros, dos seus e do seu marido/esposa para ir mudando a cor, selecionando o tom que cada um tem.
Vale lembrar que a calculadora não tem como estimar em 100% as chances de cor dos olhos do bebê. Isso porque ela leva em conta os genes com influência sobre a cor dos olhos do bebê com funcionamento já conhecidos, e não todos os que realmente podem influenciar a cor da íris (alguns ainda são desconhecidos).
No entanto, se você ainda ficou com vontade de saber mais, vou te contar algumas regrinhas que são conhecidas no mundo da genética:
Agora uma curiosidade: os olhos verdes são os mais raros no mundo (apenas 2% da população têm), seguidos pelos azuis (23% da população mundial). Finalmente, 75% da população do mundo têm olhos castanhos.
Então, se você está grávida, tenho certeza de que se divertirá fazendo o teste da cor dos olhos do bebê com a calculadora! E se seu filho já nasceu vale a pena fazer também, e saiba se o seu filhote é do contra ou não.
Depois conta aqui nos comentários o resultado por aí, e se você tem mais alguma dúvida, combinado?