X

Planejamento financeiro: Importante para a chegada do bebê

Planejamento financeiro: Qual a importância do planejamento financeira para a chegada do bebê? Entenda neste artigo e saiba como fazer!

Quando um casal decide começar (ou aumentar) uma família, vários cuidados e escolhas precisam ser tomados antes, para que tudo saia conforme o planejado neste momento tão importante.

Um dos pontos essenciais a se pensar é sobre o planejamento financeiro, pois ele irá influenciar diretamente na maneira como ele será criado e em quais condições.

Planejar-se financeiramente para a chegada do bebê é muito importante, afinal de contas você quer lhe oferecer tudo o que acredita que ele merece, certo?

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
🎁 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!

Por isso, é preciso que a família conheça os investimentos que terá de fazer antes, durante e após o nascimento da criança.

Para lhe ajudar a estruturar melhor esse controle de gastos e investimentos, veja nesse artigo o que levar em consideração ao montar seu planejamento financeiro para o bebê.

Homem está sentado em sofá e ergue um bebê. Atrás está uma mulher em pé, beijando o bebê. Crédito da foto: Freepik

Organizar as finanças para não ter surpresas

Quando você se organiza financeiramente para saber o que poderá gastar e investir após a chegada de um filho, é possível prevenir possíveis surpresas e gastos, bem como oferecer a ele uma qualidade de vida melhor ao longo de seu crescimento.

As decisões que você terá com seu parceiro se tornarão mais fáceis, já que as despesas consideradas necessárias já estarão dentro da programação e qualquer tipo de gasto emergencial ou supérfluo pode ser facilmente absorvido pelas finanças organizadas.

Avaliar o perfil da sua família

Para começar o planejamento financeiro familiar, antes de mais nada é preciso avaliar qual o perfil da sua família.

Apesar da renda familiar ser um importante fator para se levar em consideração ao montar esse planejamento, é preciso também pensar no estilo de vida que vocês pretendem levar, as oportunidades que terão de crescimento na carreira e até mesmo a possibilidade de contarem com a ajuda de amigos ou familiares na criação desse bebê.

Avalie bem todas essas questões, assim como outras que considerar relevantes quando pensar em seu estilo de vida, para começar a traçar um planejamento adequado para sua família.

Pensar nos possíveis gastos que vão surgir durante a gestação

Os primeiros valores que devem ser incluídos no planejamento financeiro familiar são aqueles relacionados com o período da gestação.

Portanto, isso inclui todos os gastos relacionados com a saúde da mãe e do bebê, como: consultas médicas, exames, medicamentos, roupas, suplementos alimentares, etc.

Pense também em todos itens que serão essenciais para cuidar do bebê ao nascer, como: roupas, móveis para o quarto, fraldas e outros itens de higiene, etc.

Preparamos abaixo uma lista do que pode conter nessa parte do seu planejamento:

  • Quantidade e valor de consultas médicas;
  • Custos do parto;
  • Valor do convênio médico;
  • Custo com medicamentos;
  • Custo com suplementos alimentares;
  • Berço;
  • Móveis para o quarto do bebê;
  • Valor da reforma para o quarto do bebê;
  • Carrinho, cadeirinha e banheirinha;
  • Roupas para a mãe;
  • Roupas para o bebê;
  • Itens de cuidados com higiene e saúde do bebê.

Família com seu filho pequeno no colo. Crédito da foto: Freepik

Planejamento financeiro no período pós-parto também é importante

Pensar no planejamento financeiro familiar é também levar em consideração os possíveis gastos que vão existir após o nascimento do bebê.

Organizar essas finanças futuras é importante para não ser surpreendido com um aumento no orçamento mensal, durante a fase de crescimento do seu filho.

Portanto, é normal que as despesas tenham um aumento significativo ao longo dos próximos anos.

Além de levar em consideração um possível aumento nas contas de alimentação, água e luz da família, você também precisará pensar em gastos com novas roupas, além de fraldas, mamadeiras e brinquedos.

Pense também nas consultas com o pediatra e gastos com escola, creche, cursos e atividades extras.

Investimentos com a saúde do bebê também devem ser planejados

É importante separar uma parte desse planejamento para organizar um orçamento voltado exclusivamente para a saúde do seu filho.

Como a saúde é um item que não pode ser deixado de lado ou ter seu pagamento postergado, é interessante deixar essa parte do planejamento como uma de suas prioridades financeiras.

Crie uma reserva financeira que poderá ser alimentada mensalmente, para que seja utilizada em algum momento de urgência.

É fundamental que a família possa arcar com tratamentos médicos, medicamentos, vacinas e até mesmo cirurgias ou um possível tratamento mais prolongado.

Um bom planejamento financeiro considera o futuro

O planejamento financeiro familiar não para por aí. Vale considerar também um possível investimento futuro para seu filho, quando ele chegar à adolescência ou até mesmo ao início da vida adulta.

Por isso, faça uma planilha simples, listando todos os possíveis gastos futuros, converse com amigos e parentes com filhos para levantar os custos de cada item citado acima.

Coloque também em sua planilha possíveis estimativas de gastos futuros, com educação, lazer e alimentação, novamente com o intuito de estar preparado para oferecer uma boa formação e qualidade de vida.

Mulher grávida segurando um cofre rosa de porquinho em uma mão, e na outra segura uma moeda. Fundo branco. Crédito da foto: Freepik

Planejamento financeiro – Defina as prioridades nas situações

Em todas as etapas do planejamento financeiro, talvez o cuidado mais importante que você deve ter é com a definição de prioridades.

Nem sempre você será capaz de investir em todos os itens que citou na sua planilha de custos, por isso, ter uma lista de possíveis prioridades em cada etapa da vida de seu filho é indispensável para manter o equilíbrio financeiro da família.

Algumas prioridades, como saúde, alimentação e um ambiente seguro para se viver, são essenciais, porém você pode pensar em questões mais simples, como optar por gastar com uma babá ou investir o dinheiro na compra de um novo berço, por exemplo.

A escolha das prioridades é feita de acordo com o perfil e com os objetivos do casal na criação do filho.

Agora que você já sabe como fazer um planejamento financeiro para a chegada do bebê, leia também:

Leave a Comment