X

O que o berço da minha filha contaria, se pudesse

O que o berço do seu filho contaria, se pudesse? Falaria sobre momentos de preocupação, de cansaço, de doença, de amor? É sobre isso o post de hoje da querida Flávia Girardi (que honra ter sido a inspiração para ele, com um post antigo do blog!). Outros textos lindos dela você acompanha em seu blog, o Cartas para Alice (veja aqui, é lindo!).

Por Flávia Girardi

Li outro dia no Mil Dicas de Mãe um texto em que a Nívea falava que se o berço do filha dela falasse, ele teria muitos momentos interessantes para contar. E pensei: se tem um berço que tem histórias para contar, este é o berço da Alice; porque ele não tem uma, mas três histórias. Três épocas, três famílias, rotinas… E por fim, três menininhas diferentes (uma delas hoje moça bonita, criada, com 15 anos, já cursando escola técnica – renomada e difícil de entrar – que orgulho ele não deve ter dela!!!) Cada uma com sua personalidade, seu tempo, seu ritmo.

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
🎁 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!

Imagem: 123RF

Pensei em quantas canções não terá ele em seu repertório, porque só da Alice, perdi a conta de quantas horas/letras/melodias já foram gastas embalando cada sono. Pensei nas noites difíceis de choro, cólicas, mamadas de hora em hora. Em quantas vezes ele não viu três mães diferentes mediante à mesma aflição: de ver passar a febre, de checar se está tudo bem, se o bebê está respirando. Pensei nos conselhos que ele poderia me dar: “mãe, se acalme, isso vai passar, já vi acontecer uma porção de vezes…”.

Pensei em quantas vezes ele me viu descabelada, cansada, chorando de medo, de cansaço. E outras tantas em que me viu entrar no quarto e agradecer. Segurar em suas grades e contemplar. Velar o sono do maior presente que já ganhei em todo o mundo. Me viu rir das posições mais esquisitas que um serzinho pode dormir. Viu também suas grades baixarem, baixarem, até chegar lá embaixo, para não correr o risco de bebês ninjas se jogarem do outro lado.

Viu as primeiras viradas (lembro até hoje quando a Alice aprendeu a virar no berço – como não sabia desvirar, lá ia eu, noite a fora, atender ao seu choro e ajudá-la). Viu as primeiras vezes em que suas meninas ficaram em pé, pulando felizes em seu colchão. E como deve ter doído levar as primeiras mordidas! Ninguém mandou ter grades à altura dos tão afiados dentinhos.

Viu as brincadeiras de esconde-esconde. Ouviu histórias de lobos, fadas, princesas. Acolheu ursos, bonecas. Morou em casas diferentes, cada qual com uma decoração peculiar. Ah, se esse berço falasse, ele teria sim, muito mesmo a contar. Mas sereno, permanece ali, em silêncio. Os anos lhe ensinaram que é preciso falar menos e respeitar as diferenças. Ensinaram também que algumas coisas teremos que enfrentar sozinhos para aprender que vai passar e que vamos sobreviver.  Ensinaram que tudo são fases, cada uma com sua beleza e dificuldades.

Se olharmos bem para ele veremos que o passar dos anos deixaram alguns descascados, algumas manchinhas que não saem. Mas ele segue firme e forte, a espera de mais um capítulo de sua história.

Leave a Comment