Cigarro - Foto: Freepik
Que o cigarro é um grande vilão da saúde, todo mundo sabe. E, durante a infância, o perigo da exposição ao cigarro pode ser ainda maior – afinal, estamos falando de pessoas com o sistema imunológico ainda em formação.
Pequenos que são frequentemente expostos à fumaça estão mais propensos a desenvolver problemas como pneumonia, tosse seca e constante e até mesmo disfunções no comportamento (só para citar alguns, hein?).
É por uma série de motivos como esses que gostaria de compartilhar com vocês uma notícia quentinha, e que pode contribuir para manter os nossos filhos afastados dessa droga.
A Anvisa aprovou uma nova resolução para restringir ainda mais as vendas de cigarro e outros derivados do tabaco.
Uma das medidas é que esses itens sejam mantidos longe de produtos infantis nos estabelecimentos comerciais. Vem entender melhor como isso vai funcionar na prática!
Essa nova resolução consiste em uma série de novas regras para exposição e comercialização de cigarros e outros derivados de tabaco em estabelecimentos.
E a parte que mais interessa a nós, pais, é a que diz que todos esses itens devem “manter a maior distância possível” (como consta no texto oficial) de produtos direcionados a crianças e adolescentes, como alimentos e brinquedos.
É comum vermos hoje cigarros expostos em gôndolas perto do caixa em supermercados e padarias, espaços onde produtos que as crianças consomem (como doces e chocolates) também ficam.
De acordo com a nova resolução, os produtos continuarão expostos próximos aos caixas – até porque a Associação Brasileira da Indústria do Fumo alega que, assim, evita-se o contato direto do consumidor com o cigarro, o que seria uma medida positiva. Contudo, a distância dos itens infantojuvenis é uma regra agora.
Entre outras medidas que foram aprovadas na nova resolução consta ainda a proibição de acessórios para chamar a atenção do consumidor aos cigarros, como a utilização de painéis com luzes para expor esses produtos. Você pode conferir todas as regras aqui.
A resolução já foi aprovada pela Anvisa e, em breve, deve virar lei em todo país, com a publicação no Diário Oficial da União.
Algumas alterações devem ser feitas, obrigatoriamente, pelos comerciantes até maio de 2019. Mas a regra específica do distanciamento do cigarro dos produtos infantis pode ser feita até um pouquinho depois, em maio de 2020.
A nova medida pode ser útil para contribuir com o afastamento dos adolescentes do cigarro.
Segundo informações da Agência Brasil, durante a reunião para aprovação da nova resolução, a pesquisadora Cristina Perez, do Projeto Internacional de Avaliação das Políticas de Controle do Tabaco, chamou a atenção para um estudo que mostra que “71% dos jovens que já viram cigarros em supermercados, padarias, ou bancas de jornais se sentem influenciados a consumir o produto”.
Vamos torcer para que essa realidade passe a mudar agora!