X

Biscoito de fécula de batata: como fazer

Biscoito de fécula de batata - Foto: Freepik

Vou contar um segredo para vocês: estou prestes a compartilhar aqui no blog a receita do melhor biscoito do mundo! Não, não é exagero. Conheça o biscoito de fécula de batata.

Explico a paixão pelo biscoito de fécula de batata: ele tem gosto de infância, pois minha avó fazia quase todo fim de semana. E como almoçávamos em sua casa aos sábados, esse era o dia de degustá-lo (minha boca enche de água só de lembrar!).

A receita foi passando de geração para geração, e aqui estou eu para contá-la a vocês (vovó, aí onde você estiver, saiba que só estou revelando porque acredito que não seja justo que outras mães não possam fazê-lo para seus filhos; porque é bom demais!).

Até hoje, ao colocar o biscoito na boca, me surpreendo com sua textura, com o desmanchar na boca, com seu gostinho de quero mais.

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
🎁 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!

A parte triste é que uma fornada dura pouco tempo, porque você não consegue comer uma quantidade pequena (da última vez, Catarina e eu não deixamos metade dos biscoitos chegarem ao pote – comemos assim que tiramos da forma!).

Mas vamos então à receita do biscoito de fécula de batata. Um detalhe: minha avó sempre fazia amassando na mão, mas como sou preguiçosa, bato na batedeira planetária, na menor velocidade e com o gancho para massas pesadas (que vocês verão nas fotos). Independente da maneira que você escolher para executá-lo, o resultado é o mesmo: uma delícia!

Biscoito de fécula de batata

Ingredientes:

  • 2 caixas de fécula de batata
  • 2 caixas de farinha de trigo (medidas na caixa da fécula – ou use 200g de cada)
  • 1 caixa de açúcar
  • 400g de manteiga (4 tabletes)

Modo de fazer

  1. Misture muito bem todos os ingredientes. Como já comentei anteriormente, eu uso uma batedeira planetária para fazer isso (a não ser quando vou fazer uma quantidade menor – você pode fazer metade da receita, por exemplo -, pois nesse caso amassar com as mãos não é tão trabalhoso assim!).

2. Abra a massa com um rolo de macarrão. Você pode fazer isso sobre uma mesa enfarinhada ou sobre um pedaço de papel manteiga.

3. Recorte os biscoitos no formato desejado (com o uso de cortadores ou simplesmente fazendo quadradinhos com uma faca). Deixe os biscoitos com até 1 cm de altura, para que eles assem por inteiro.

4. Uma alternativa ao rolo de macarrão é fazer “cobrinhas” com a massa e esticá-las, rolando-as na mesa. Aí é só cortar um biscoito atrás do outro com uma faca.

5. Coloque os biscoitos em uma forma untada e enfarinhada ou, se não quiser sujeira, sobre um pedaço de papel manteiga. Deixe um espaço mínimo de 1 cm entre eles.

6. Leve a assadeira ao forno médio até que a parte de baixo dos biscoitos esteja levemente dourada (a parte de cima estará branca – e você poderá pensar que ainda não está bom, mas está!). Isso pode levar cerca de meia hora na primeira fornada, mas certamente será mais rápido nas seguintes, então fique de olho!

7. Retire os biscoitos do forno e passe-os no açúcar (ou em uma mistura de açúcar e canela, se preferir).

8. Coloque-os imediatamente em um pote com tampa, para que durem bastante (duram facilmente duas semanas; mas eu duvido que você leve mais de uma para comê-los!).

Prontinho! Aqui estão um biscoito que seu filho nunca esquecerá!

Observações

A fécula de batata normalmente é vendida em supermercados, junto a produtos como amido de milho. Também pode ser encontrada em lojas de produtos naturais, vendida por peso (para vocês saberem, uma caixa da receita equivale a 200g de fécula).

Nas fotos vocês viram que eu cortei o biscoito em forma de gatinhos, não é mesmo? Olha como ficou no final:

 

Veja mais pratos divertidos no nosso Instagram: http://instagram.com/mildicasdemae

Leave a Comment