Duas crianças de idades diferentes, andando de cadeirinha e bebê conforto. Foto: Freepik
Olá, amigos do Mil Dicas de Mãe. Estamos próximos ao feriado da Páscoa, e pensei que seria bom contar algumas dicas para viajar de carro com um bebê. Vamos a elas?
Sim, aqueles dias em que você e seu marido tinham pique de fazer a via sacra, parando em 3 ou 4 cidades até chegar ao seu destino final, ficaram para trás.
Pelo menos até seu bebê crescer um pouquinho! Pode ser que você seja uma mãe do tipo aventureira e discorde de mim, mas se pensar como eu, vai rezar para que o percurso com um bebê a bordo seja o menor possível.
Quando Catarina era bem novinha (sua primeira viagem de carro foi com 16 dias) e dormia bastante, o horário da viagem era indiferente: ela dormia quase todo o tempo de qualquer forma. Mas depois de alguns meses, escolher um bom horário para viajar se tornou fundamental.
Isso porque normalmente ela dorme pelo menos 1 hora durante o percurso, e se essa soneca for num horário diferente do habitual, acabou-se a rotina de sono daquele dia; e o que é pior: daquela noite (que provavelmente será em claro!).
Então fica a dica: viaje nos horários das sonecas ou à noite (principalmente nos feriados, quando o trânsito pode estender a viagem!), hora em que o bebê deve estar dormindo mesmo.
Em um feriado, com as estradas lotadas, é claro que você vai ligar para saber sobre o trânsito, para decidir se vale a pena sair naquele momento ou esperar mais um pouco.
Mas além disso, vale a pena saber se a estrada oferece algum tipo de serviço como uma casa do usuário, com trocador, espaço para amamentação, microondas/fogão para aquecimento da papinha…
A verdade é que a gente nunca sabe quanto tempo a viagem vai durar. Certa vez uma viagem que era para demorar 1 hora durou quase 4, e meu marido teve que sair procurando a lata de leite em pó no fundo do porta-malas, pois tinha chegado a hora da mamada e ainda tínhamos estrada pela frente.
Não, o bebê não vai morrer por isso, mas vai te poupar 5 minutos de choro (que cá entre nós parecem intermináveis!), até que o item necessário seja localizado. Itens indispensáveis na bolsa de mão:
Em viagens diurnas, não se esqueça de colocar um protetor na janela para que o sol não incida diretamente no bebê.
Biscoitos, música, DVD… Tudo o que possa prender a atenção do bebê e poupar seus ouvidos! Se você não leu o post sobre dicas para enfrentar o trânsito com um bebê, não deixe de ler, pois lá eu falo mais sobre isso.
Se todo seu arsenal de distrações acabou e você ainda não chegou, invente! Já tive que narrar quase uma hora do caminho para que a Catarina não chorasse (e valeu a pena, viu?). A cada 5 segundos eu chamava a atenção dela para algo: “olha a vaca, olha a árvore, olha a nuvem, olha o caminhão, olha a nuvem de novo!”.
A viagem está se estendendo mais do que você gostaria? Leve um lanchinho, para evitar de ter que parar para comer, o que demandará um tempo ainda maior. Ah, e não se esqueça de levar uma troca de roupa para você, pois vai que o bebê vomita no meio do caminho… (e mãe nessas horas fica suja por tabela, certo?)
Usar a cadeirinha apropriada ao peso e à idade do bebê, não dirigir com sono, não deixar o bebê sozinho no carro durante uma parada… Acho que não precisava nem dizer, mas em todo caso, está dito!
Se você não está dirigindo, aproveite! Ouça uma boa música, converse calmamente sem interrupções enquanto o bebê dorme, ou simplesmente descanse! Porque quando você chegar, sabe que mais trabalho a espera, não é mesmo?
E você, tem uma dica de viagem de carro? Conta pra gente! Deixa um comentário!