X

Coronavírus: atenção ao envenenamento doméstico por desinfetantes. As crianças correm risco!

A emergência do coronavírus também traz consigo um efeito colateral importante: o aumento do uso de desinfetantes, com um consequente aumento também do envenenamento causado por substância tóxicas. E quem mais correm riscos são as crianças!

O alarme vem do Centro de Intoxicações do Hospital Niguarda, em Milão, uma das referências italianas mais importantes para o diagnóstico e tratamento de envenenamento agudo: desde o início da emergência do coronavírus, os casos de envenenamento por desinfetantes aumentaram em 65 %, com pico de 135% no segmento pediátrico abaixo de cinco anos.

Por que todas essas intoxicações?

Menino doente – Foto: Freepik

Entre os acidentes domésticos, um dos mais temidos é o envenenamento devido à exposição a uma substância química tóxica acidentalmente ingerida. Em 90% dos casos, o envenenamento ocorre no ambiente mais seguro: o lar.

No lar, de fato, você pode encontrar armadilhas que geralmente são subestimadas, mas que representam perigos reais, especialmente para crianças: detergentes, medicamentos, tintas, alimentos tóxicos. Às vezes, um simples momento de distração do adulto pode ter sérias consequências.

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
🎁 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!

Como limitar o risco de envenenamento

Para limitar esse risco, aplicam-se as regras usuais:

  • Nunca deixe recipientes com produtos tóxicos, como desinfetantes e detergentes, ao alcance das crianças;
  • Não deixe detergentes e produtos de limpeza embaixo da pia da cozinha. Assim, entre eles, os mais perigosos são solventes, soda cáustica, ácido muriático e amônia.
  • Evite armazenar esses produtos em recipientes diferentes, não etiquetados ou em recipientes que geralmente contêm produtos alimentícios;
  • Em caso de ingestão antes de ir para a sala de emergência, é bom ligar para o hospital. Dessa forma, o contato telefônico de emergência permite que você entenda se é necessário ou não o acesso ao hospital.
  • Verifique seus filhos durante o banho e não deixe o Shampoo e o sabonete de banho sem supervisão. Algumas crianças que gostam do sabor da descoberta podem achar interessante tomar alguns goles.

O que não fazer?

Crianças usando álcool gel – Foto: Freepik

Na tradição popular, era costume acreditar que o leite tinha propriedades anti-venenosas; na realidade, isso não é verdade; se tomado em conjunto com a ingestão de solventes, acelera sua absorção; sendo assim, evite-o em qualquer caso.

E o vômito induzido perde eficácia se a criança tiver ingerido produtos muito específicos, tais como:

  • Solventes, caso em que o vômito pode levar à inalação do produto, causando pneumonia química;
  • Produtos espumantes que podem penetrar no trato respiratório, causando asfixia;
  • Produtos cáusticos porque causaria outras lesões no esôfago.
  • Se a criança perder a consciência ou não estiver muito alerta, nunca provoque vômito porque corre o risco de sufocá-la, mantenha-a na posição vertical e tente fazê-la falar para mantê-la consciente até a chegada do profissional da saúde ou ao hospital.

O que fazer no caso de envenenamento?

Antes de tudo, é importante não perder o controle da situação e obter algumas informações o mais rápido possível:

  • Como está o bebê? (ele está chorando desesperadamente? Vomitou? Ele tem olhos vermelhos? Tosse? O hálito dele cheira ao produto ingerido?);
  • Onde o fato aconteceu?;
  • Que substância ou produto é ?
  • Quanto tempo a criança ficou sozinha?

Com essas informações, e mantendo a embalagem do produto em mãos você pode informar exatamente ao médico a situação da criança.

Leve a embalagem do produto à emergência médica e explique o que é, quais são os principais componentes e quanto tempo ocorreu a ingestão ou o contato, para que o profissional de saúde possa tomar as medidas cabíveis.

Leave a Comment