X

O que esperar da rotina de sono do bebê em seu primeiro ano de vida

Acho que um dos principais problemas que tive no primeiro ano de Catarina era que eu não sabia o que esperar da rotina de sono de um bebê. Ninguém havia me dito o que era normal, o que não era, como ter expectativas realistas, e não me afetar com o discurso de outra mãe que dizia que seu filho tinha passado a dormir a noite toda com 40 dias de vida. Por isso eu ADOREI esse post da nossa querida consultora de sono, Michele Melão, sobre a rotina de sono até o primeiro aniversário. Você vai ver que não é apenas seu bebê que acorda durante a noite!

Por Michele Melão

Hoje percebemos muitas famílias preocupadas com a quantidade de horas e a qualidade de sono das crianças. Preocupação totalmente justificável, já que o sono é primordial ao crescimento e desenvolvimento adequado das crianças. O primeiro ano de vida é marcado por muitas mudanças, por isso é importante ter expectativas reais do sono dos bebês. Alguns dormem muito, outros nem tanto. O que é esperado então desde a fase de recém-nascido até que o bebê complete os 12 meses?

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
🎁 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!

Nosso desejo com este post é dar expectativas reais do sono do bebê neste primeiro ano, sempre lembrando que cada criança é única e que suas necessidades individuais devem ser respeitadas.

Imagem: 123RF

De 0 a 2 meses

Total de sono: de 14 a 18 horas por dia.

Geralmente o dia começa às 7h e termina às 22h. O bebê faz diversas sonecas por dia, e passa de 45 minutos a 1 hora acordado até que dorme novamente. Acorda pelo menos de 3 em 3 horas para mamar de madrugada.

De 2 a 4 meses

Total de sono: de 13 a 14 horas por dia.

Geralmente o dia começa às 6h e termina entre 20:30h e 21h. O bebê faz 4 ou 5 sonecas por dia e fica acordado de 1 a 2 horas entre as sonecas. De madrugada, é esperado que acorde de 3 em 3 horas, mas alguns bebês conseguem esticar mais (5 ou 6 horas de sono, especialmente antes da primeira mamada da madrugada).

De 4 a 7 meses

Total de sono: de 12 a 14 horas por dia.

O dia começa entre 6h e 8h da manhã e termina entre 20h e 21h. O bebê faz 3 sonecas por dia, e consegue se manter acordado de 2 a 3 horas. De madrugada, são esperados 2 despertares para mamar e seu filho já é capaz de dormir 6 horas direto. Nesta fase, o ideal é não deixar que cada soneca ultrapasse 2 horas, para que você consiga manter uma rotina de alimentação e que ele esteja bastante saciado durante o dia (para não aumentar a necessidade de mamar de madrugada).

De 8 a 12 meses

Total de sono: de 12 a 14 horas por dia.

O dia começa entre 6h e 7h e termina entre 19:30h e 21h. Aqui seu filho faz 2 sonecas por dia e o total de horas de sono no dia será de 2 a 4 horas. Nesta fase, como geralmente a alimentação sólida está consolidada, é esperado que a criança durma  de  7 a 10 horas por noite, sem despertar.

Existem as fases nas quais acontecem as regressões de sono e, no primeiro ano de vida, elas são mais fortes aos 4 e aos 8 meses. Se seu filho dormia bem e de repente passou a ter problemas de sono, faça uma análise dos hábitos diários, quantidade de soneca, horários do sono diurno e noturno, além de se atentar a quais são os elementos externos de que ele precisa para se manter dormindo. Dorme mamando e precisa mamar para voltar a dormir? Dorme sendo embalado e não mantém o sono de madrugada? A maioria dos problemas de sono das crianças são comportamentais, então esta avaliação pode ajudar os pais a enxergarem a causa do problema. Com paciência, persistência e muito carinho e dedicação, é possível ensinar a criança a dormir com mais autonomia, desenvolver habilidades de auto-conforto, e isso fará toda diferença na qualidade e quantidade de sono.

Leave a Comment