X

O segundo filho

Há alguns dias escrevi aqui no blog um texto sobre o primeiro filho. Sobre ele, eu posso falar com certa experiência: como vocês sabem, tenho uma filha, Catarina, que é primeira e única. E sou também a mais velha de três irmãs, tendo sentido as alegrias e as agruras do primeiro filho na pele.

Ao final daquele post (que você pode ver aqui), eu pedi que as amigas leitoras me contassem como é ter o segundo filho, e foram muitas as mensagens relatando um pouquinho sobre a segunda maravilhosa viagem ao mundo da maternidade. E uma, em especial, me chamou a atenção, porque encheu meu coração de alegria e me mostrou como o coração de mãe cresce para receber mais um pequenino. A seguir eu deixo vocês com as palavras da Ana Carolina, que, eu espero, emocionem vocês tanto quanto me emocionaram!

Ah, e se você tiver três filhos e quiser ver seu texto aqui, me manda! Quem sabe ele também não vira um post do Mil Dicas de Mãe?

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
🎁 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!

Por Ana Carolina Liguori da Silva

Imagem: 123RF

O 2o filho é aquele que vem pra provar pra mãe que aquele amor que ela sentia pelo primeiro filho pode, sim, se multiplicar e ser sentido mais de uma vez.

Ele vem mostrar que não importa quantos sejam os partos, cada um deles vai ser sempre o momento mais emocionante da sua vida. E que não é necessário levantar a cada respirada diferente ou deixar a babá ligada ao lado da cama, mesmo com o bebê dormindo no berço ao lado, porque ele não é tão frágil quanto você achava que seria da primeira vez.

Ele vem mostrar que você mal vai ter tempo de esterilizar as mamadeiras de leite a cada mamada, então o que dirá das chupetas e outros acessórios! Você não vai fazer e nem vai ligar, porque, afinal, anticorpos também são bem-vindos. E quando as chupetas forem compartilhadas, você vai ver isso mais como um sinal de amor do irmão mais velho pelo mais novo do que de troca de bactérias.

O segundo filho vai te mostrar que no seu colo sempre cabem dois, que seus braços são mais fortes do que você pensava e que no seu tempo disponível dá muito bem pra cuidar de mais de um filho.

O segundo filho vem pra te fazer amar mais ainda o primeiro, quando este dá beijos, abraços, carinho ou te chama pra cuidar do caçulinha, que está chorando e você ainda não foi lá resolver.

O segundo filho também te ensina a viver com menos, e a gastar menos com supérfluos, para o dinheiro ser suficiente para o que realmente importa.

E ser mãe de dois é ter a certeza de que você não poderia viver sem eles, e que ver os dois juntos é muito mais gostoso do que quando você via um só, e que essa história de perda de colo, falta de tempo, divisão do amor é assunto de quem não vivenciou a maternidade de perto – então apenas imagina algo que definitivamente não corresponde à realidade.

O segundo filho vem para fazer companhia para o, para ser amigo desde os primeiros sorrisos, para ser alegria e para ser muito mais amor no coração!!! E amor, minha gente, nunca é demais…

Leave a Comment