X

Relato de mãe: “Tentei muito, mas não consegui amamentar”

Que o melhor alimento para o bebê é o leite materno, isso não há dúvidas. Contudo, o ato de amamentar nem sempre é possível. Em primeiro lugar, se a mãe é portadora de algumas doenças (como AIDS), ou faz uso de determinados medicamentos, pode ser recomendado que ela não ofereça o peito à criança, pois a prática oferece riscos ao pequeno. Mas, além dessas restrições mais conhecidas, a mulher pode apresentar outros problemas que dificultam a amamentação, como quando o leite não vem em quantidade suficiente (mesmo com o uso de técnicas, estímulos e até de medicamentos, para fazer isso acontecer). Quem passou por essa experiência foi a leitora Marcela Gaudencio, que gentilmente compartilhou conosco esse momento com o filho Victor (obrigada pelo carinho e confiança em compartilhar sua história de luta conosco!).

Assim como ela, muitas mães passam por situações semelhantes (eu mesma tive que oferecer complemento à Catarina, como já comentei aqui no blog), e é por isso que o relato dela está hoje aqui no blog. A proposta aqui não é polemizar o assunto (até porque amor de mãe, seja “no peito ou na mamadeira”, não se mede nem se compara, não é mesmo?), mas levantar informações úteis sobre amamentação, para que a mulher entenda o que pode acontecer após o nascimento do filho (e que, nem sempre, as coisas são tão automáticas como imaginamos).

Imagem: 123RF

A primeira experiência de amamentação

As desconfianças de Marcela de que havia algo errado com a amamentação começaram ainda na primeira noite com o filho no hospital. Apesar do pequeno ter nascido saudável (com 3,1kg e 47cm), ele não pegava no peito e chorava muito – então uma enfermeira decidiu levá-lo do quarto para, segundo ela, tomar um complemento. Na volta, o Victor foi devolvido à mãe tranquilo e dormindo.

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
🎁 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!

Contudo, no dia seguinte, Marcela conta que recebeu uma bronca da pediatra, por ter deixado aquela situação acontecer (mas como contestar, sentindo-se ainda anestesiada e sob os efeitos ainda intensos da cirurgia?). “Fiquei com medo e, desde então, passava o dia com o Victor no peito, achando que ele estava mamando. O colostro ele recebeu”, lembra a mãe.

Além do alerta da médica, as perguntas das pessoas a deixavam confusa sobre as mamadas. “Elas me perguntavam se meu leite tinha descido e eu não entendia. Minha mãe dizia que quando isso acontecia, era como se houvesse uma pressão no peito e doía muito, mas eu não sentia nada, absolutamente nada”, afirma. “O médico que foi no quarto dizia que era para eu dar um peito todo e depois o outro. Ele dizia que meus peitos ficariam de tamanhos diferentes quando isso acontecia, mas eu não sentia nenhuma diferença entre eles, depois que o Victor mamava o primeiro”.

 

Rejeição do peito e perda excessiva de peso

Além de todas essas dúvidas no hospital, mais um problema: Victor já tinha perdido muito peso desde o nascimento, mais de 10% (limite considerado tolerável pelos pediatras; é comum a perda de peso no recém-nascido, pois o colostro – que é o líquido que a mãe oferece nas primeiras mamadas – possui pouca gordura na composição. Contudo, uma perda de peso maior do que 10% é preocupante e, em muitos casos, já é motivo para indicação de complementação). E, para piorar a situação, a mãe recorda que o pequeno só dormia e, quando ela dava o peito, ele chorava muito e não queria mamar.

Marcela recebeu então a orientação de uma pediatra para usar um bico intermediário de silicone ao amamentar. “De acordo com ela, o bico do meu peito seria o que chamam de ‘semiplano’, e o Victor tinha perdido peso pois tinha se desgastado muito tentando mamar”, explica a mãe, referindo-se ao formato dos mamilos (mamilos planos são aqueles que não despontam para fora; para facilitar a mamada nesses casos, pode ser realmente indicado o uso de acessórios auxiliares). Marcela então passou a fazer uso do silicone na tentativa de ajudar o filhote a pegar no peito. “Doía muito. Mas eu achava que essa era a dor de amamentar, e fiquei mais tranquila”.

Para auxiliar ainda mais no processo, a mãe ainda recorreu a uma maternidade famosa pela equipe de orientação ao aleitamento materno. Mas a ida até lá só serviu para deixá-la ainda mais confusa. “As enfermeiras me disseram que eu não precisaria usar o bico de silicone e que, assim, o Victor iria aprender a pegar o peito com facilidade (é dessa forma mesmo, cada pessoa te fala uma coisa e você fica ali no meio de tudo, sem saber o que fazer). Mas isso não aconteceu”, recorda.

 

Internação e a luta para amamentar

A orientação de uma pediatra para uma dieta com leite em pó veio somente após mais duas consultas em outros profissionais. A médica ainda solicitou uma bateria de exames do bebê, e o diagnóstico chegou: desnutrição e desidratação. Ele precisou ser internado no Centro de Terapia Intensiva (CTI) neonatal, e ainda teve apneia e hipoglicemia.

Mas após o susto e as medidas de emergência, deu-se início a recuperação do pequeno. “Ele foi internado com 2,460 kg (havia perdido 640 g em uma semana) e, em 4 horas, já havia engordado 200 g”, lembra a mãe.

E, mesmo durante esse período, a luta para tentar amamentar o filhote persistiu. “Nos dias no CTI, eu tentava ordenhar meu leite, mas o máximo que consegui retirar foram 27 mL. Nesse período, o Victor desaprendeu a sugar e continuava recebendo a alimentação através de sonda, e isso me deixava desesperada, pois eu só conseguia pensar bobagem. Eu achava que meu filho não conseguiria mais mamar e que seria alimentado através de uma sonda para o resto da vida.”

 

Persistência

Depois que o pequeno teve alta, a mãe passou a oferecer a ele complemento em casa – mas só após as mamadas. “Mas ele ficava muito nervoso quando pegava meu peito e eu cheguei a achar que ele me rejeitava. Eu chorava o dia todo e não tinha prazer em olhar para ele. Tinha medo dele. Tinha medo de não conseguir manter meu filho saudável”, desabafa Marcela.

A opção por não amamentar mais no peito, e somente com o leite artificial, veio só um mês depois. E o que contou muito nessa decisão foi o apoio que ela recebeu da família e também do pediatra. “Não foi nada fácil. Eu me sentia culpada, muito culpada. Primeiro por não ter leite e não ter conseguido amamentar meu primeiro filho; depois, por não ter percebido que a vida dele estava indo embora na minha frente e eu não percebi nada; e, ainda, por não ter questionado os médicos aos quais fomos”.

 

A recuperação – de filho e de mãe

Ainda que a mãe se culpasse, o resultado da decisão, sentido hoje, não poderia ser melhor: o Victor está com 5 meses e meio, 8 kg “e com uma alegria contagiante”, de acordo com ela. “Se eu puder dar um conselho às mães que passarem por qualquer experiência parecida com a minha, eu direi para não ter medo de dar o leite artificial, se essa for a recomendação médica. Pois ela não será menos mãe por causa disso”, declara Marcela. “Seu filho vai ser apaixonado por você e essa é uma das melhores sensações que existe. Eles nos amam incondicionalmente e precisam muito da gente, mas precisam que estejamos sadias, do corpo e da mente.”

A família hoje. E o pequeno Victor saudável e com alegria contagiante! (Imagem: Arquivo pessoal)

Como a própria mamãe nos relatou, ela teve problemas, ficou confusa, mas procurou ajuda, recebeu orientação profissional e, ainda assim, a amamentação no peito não foi em frente. Claro que todas as tentativas são extremamente necessárias para fazer o aleitamento materno dar certo, mas, se não for possível, não hesite em buscar outras opções (sempre com a orientação do pediatra). Pode ser que seja necessário oferecer ao filhote complemento junto com as mamadas, leite artificial, ou leite pasteurizado do banco de leite (e às vezes é por apenas um tempo, até que as coisas se normalizem e o aleitamento materno volte a acontecer). A opção que for indicada pelo profissional de saúde não te fará menos mãe, ao contrário, revelará muito do instinto materno: quando é preciso abrir mão de alguma coisa que queremos muito (ou que sempre julgamos ser o mais correto, em todos os casos) para oferecer o que é o melhor para os nossos filhos.

Leave a Comment