X

Natação para bebês: o que você precisa saber antes de colocar seu filho

Bebê na natação - Foto: Freepik

A natação para bebês possui inúmeros benefícios para o organismo do bebê. Essa pode ser, inclusive, a primeira atividade esportiva para seu filho praticar (antes mesmo de completar um ano) – e o melhor: com sua participação. Isso porque o pequeno precisa se sentir seguro no novo ambiente, e não há pessoa melhor para oferecer segurança e conforto do que a mãe ou o pai, não é mesmo?

Quer saber mais sobre a prática? Então veja abaixo todos os detalhes de como a natação pode ser agregada à rotina do filhote:

Natação para bebês: a idade ideal

A faixa etária indicada para colocar a criança na água é muito variável. A recomendação da Sociedade Brasileira de Pediatria é a partir dos 6 meses de vida, pois nessa idade o pequeno já terá tomado boa parte das vacinas (estando bem imunizado) e o duto do ouvido estará bem desenvolvido, o que diminui o risco de infecções.

Mas quem poderá dar a indicação certeira de quando é ideal começar a atividade é mesmo o pediatra do seu filho (até porque, se o pequeno apresentar alguma doença respiratória ou de pele, pode ser que a natação não seja a atividade mais indicada para ele).

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
🎁 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!

Ficou com medo de colocar o filhote tão novinho na piscina? Pois vale lembrar que desde a gestação o bebê está acostumado com a água (por ficar dentro de uma bolsa cheia de líquido amniótico, na barriga da mamãe) e que isso é um ponto favorável para que ele se acostume a nadar desde pequenininho. Mas, claro, há também aqueles que estranham: por isso é fundamental a mãe ou o pai oferecer colo e estar junto com a criança o tempo todo.

Como é a aula de natação para bebês

Durante as aulas de natação, um bebezinho não vai aprender as modalidades de nado.

O que ele executará são atividades mais simples, para treinar a coordenação motora, a agilidade e a resistência cardiorrespiratória.

Tempo da aula

As aulas costumam variar entre 30 e 45 minutos (não mais do que isso, pois as crianças muito novas não se concentram em uma mesma atividade por muito tempo) e durante esse período o pequeno aprenderá a bater as pernas e os braços, fazer movimentos embaixo d’água e até mesmo a mergulhar (inclusive, pesquisas afirmam que bebês de poucos meses fecham a glote automaticamente quando colocados embaixo d’água, como uma resposta natural do organismo.

Mas, como a ideia de mergulhar uma criança logo de cara pode assustar alguns pais, tenha sempre o acompanhamento de um profissional para indicar a atividade com segurança).

Na aula, também são colocados brinquedos na água para os pequenos pegarem (um dos exercícios é jogar algo a certa distância e carregar o pequeno para agarrá-lo) e eles têm contato com outros bebês, o que estimula a sociabilidade.

Cuidados antes e depois da aula de natação para bebês

Enquanto estiver procurando um estabelecimento para fazer as aulas, atente-se às condições dos locais:

  • Quais produtos são usados na piscina (hoje existem piscinas tratadas com sal e ozônio, substâncias bactericidas e menos agressivas do que o cloro e que são mais indicadas pela maioria dos pediatras),
  • Qual a temperatura da água (a mais indicada para bebês é entre 29 e 30°),
  • A frequência de limpeza, etc.

Outra precaução é checar se há um espaço com supervisores para deixar o filhote, enquanto você toma banho ou se troca antes e depois da aula (na prática a grande maioria das mães acaba dando um jeitinho e se vira para trocar o bebê e se trocar ao mesmo tempo).

E se a infraestrutura da escola é bacana (oferece banheira infantil, chuveirinho, por exemplo).

Hora da aula!

Encontrada a escola ideal, é hora de fazer a mala de natação: se ainda não tiver segurança de que o pequeno não fará cocô durante a aula, não deixe de usar fraldas especiais para piscina (as normais absorvem muita água e podem dificultar os movimentos da criança).

Também não se esqueça de toalha e/ou roupão para vocês dois, troca de roupa, produtos de higiene pessoal e ainda, se quiser, brinquedos para distrair o filhote durante o banho. Se a academia for longe da sua casa, também não deixe de levar algo para o pequeno comer, pois a natação estimula o apetite (por isso, amamente – ou alimente – logo ou pouco depois da aula).

Outros benefícios da natação para bebês

Além dos já citados, a oportunidade de passar um tempo com o filhote dentro d’água estimula o contato e a aproximação entre os pais e o bebê (lembrando que o vínculo é formado especialmente até os dois anos) – um benefício imenso, não é?

Sem contar que a natação ajuda a relaxar não só o filhote, como também a mãe (ou o pai), e ainda auxilia no desenvolvimento das noções de espaço e tempo do pequeno.

E mais: a atividade pode ajudar no tratamento de problemas respiratórios (sempre com a indicação do pediatra, pois ele saberá dizer o melhor momento para o início da atividade, nesse caso) e ajudar os pequenos a terem uma ótima noite de sono (as mamães agradecem!).

Leave a Comment