X

O (difícil) caminho até me tornar mãe

Eu já dividi aqui no blog a longa caminhada que trilhei até me tornar mãe de Catarina. Embora não tenha sido um processo que levou muito tempo (entre o início das tentativas e o positivo no teste da farmácia se passaram cerca de 20 meses – pouco mais de um ano e meio), foram tantas emoções que minha impressão é a de que se passaram anos! Os meses de insucesso, os inúmeros testes que deram negativo, as “certezas” de que eu estava grávida, para logo depois menstruar… E, claro, o diagnóstico de menopausa precoce, praticamente uma certeza de que eu não teria um filho biológico. Mas como há muito mais entre o céu e a Terra do que sonha nossa vã filosofia, Catarina está aí para provar que, quando menos esperamos, é que o milagre da vida acontece!

Eu não sei se vocês sabem, mas recebo muitas mensagens de mulheres que estão vivendo exatamente o mesmo que vivi, e que recebem minha história como um ponto de esperança. E algumas delas me pedem que eu conte um pouco mais sobre os sentimentos que tive durante os meses de espera. E é justamente sobre isso que gostaria de conversar no post de hoje, porque só uma mulher que deseja ser mãe e não consegue pode imaginar o quanto isso é difícil.

Sendo muito sincera com vocês, quando parei meu anticoncepcional em 2008, eu tinha certeza de que queria ser mãe; mas não sabia se queria que a gravidez acontecesse de imediato. Eu havia terminado meu doutorado, queria começar o pós-doutorado e me preparar para um futuro concurso para professora universitária. Claro que eu sabia que um bebê atrasaria todos os planos (o que eu não sabia é que minha filha me mudaria a tal ponto, que a carreira acadêmica deixaria de ter a importância que tinha na época). Assim, eu parei de tomar o medicamento, mas dentro de mim existia um conflito entre a vontade de ter um filho e a de me jogar de cabeça profissionalmente.

Mas eu havia tomado anticoncepcional por anos, e tinha receio de que uma gravidez demorasse para acontecer (embora todas as mulheres da minha família engravidassem facilmente – o que deveria ser um bom sinal; ou, como vim a descobrir, um motivo a mais para me sentir pressionada). Imaginando que o pós-doutorado poderia durar até cinco anos, pensei que em algum momento durante sua realização a gravidez deveria ocorrer (então por que não liberar a vinda de um bebê?). Foi exatamente o que fiz (e, provavelmente, se eu tivesse esperado mais alguns anos para me tornar mãe, Catarina não tivesse nascido).

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
🎁 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!

A vontade de me tornar mãe foi crescendo à medida que os meses passavam, sem qualquer sinal de gravidez. Aí começaram os sintomas psicológicos – os enjoos, o sono, o peito que parecia gigante… Às vezes a menstruação atrasava alguns dias, e lá vinha a certeza de que naquele mês tudo daria certo! Impressionante como era só fazer o teste de farmácia (negativo, é claro) para o ciclo começar no dia seguinte! Então veio o choro, o medo, as incertezas… Você começa a se perguntar por que com você tem que demorar tanto (enquanto o número de grávidas ao seu redor parece crescer em progressão geométrica).

O mais impressionante de tudo é que a certeza, aquela incontestável, inegável, que deixa qualquer resquício de dúvida para trás, sobre o melhor momento para ser mãe, só aconteceu com o diagnóstico de menopausa precoce. Foi no momento em que meu médico me disse: “prepare-se para não engravidar, pois você tem menos de 5% de chance disso acontecer”, que eu deixei de pensar em todo o resto – carreira, idade, viagens (que eu ainda queria fazer antes de ter um filho). Ali eu percebi que tudo o que meu coração desejava era ter um filho.

Na ocasião, uma grande amiga (que também demorou bastante para engravidar) me disse o seguinte: “se você acredita em algo maior, peça. Peça do fundo do seu coração que a oportunidade de ser mãe lhe seja dada. E se isso não acontecer, peça aceitação e força para seguir a vida em frente. Foi exatamente o que eu fiz. E, felizmente, em menos de dois meses Catarina deu o primeiro sinal de que estava chegando.

Leave a Comment