X

O fim do xixi na cama

Vocês que têm acompanhado o blog nos últimos tempos sabem que tive um problema sério com Catarina durante a noite. Após o desfralde noturno no começo do ano, ela voltou a fazer xixi na cama esporadicamente. Até que, no fim de junho, isso passou a acontecer quase todos os dias! Confesso a vocês que fiquei preocupada, levantei mil hipóteses para explicar o fato, cheguei a me culpar por estar fazendo algo errado e por não saber resolver a questão (impressionante como mãe assume a culpa prontamente quando algo não vai bem com os filhos!).

A pressão social sobre o xixi na cama não ajuda muito também. Quando você tem um filho de mais de 3 anos que molha a cama durante a noite, muita gente tenta achar um grande problema (em geral, psicológico) relacionado ao assunto. “Será que a pequena não está com alguma dificuldade na escola? Será que você não está pressionando demais a menina? Será que você não a acostumou mal e agora ela faz xixi na cama propositalmente para dormir na sua cama?”. Aí você fica ali, cheia de dúvidas, preocupada, e se sentindo a pior das mães por aquilo estar acontecendo na sua casa.

Fizemos muitas tentativas por aqui, começando pelos famosos adesivos, que ajudaram muito no desfralde. A cada noite sequinha, Catarina ganhava um adesivo para colar em seu quarto. Às vezes a estratégia parecia dar certo; em outras noites, não. O pior de tudo era ver a carinha de decepção da pequena quando acordava molhada: “mãe, hoje eu não ganhei, né?”. Era óbvio que ela não queria que aquilo acontecesse, e por vezes se levantou pedindo desculpas por ter falhado. Ai, que dor no coração!

Pensei então que a explicação de tudo estava no fato de levar a pequena para a minha cama no meio da noite, quando fazia xixi. Sim, eu confesso que era muito mais fácil trocar seu pijaminha, arrancar a roupa de cama, levá-la para dormir comigo e arrumar seu quarto no dia seguinte. Mas é claro que não demorou para que Catarina percebesse o esquema! Quando ela começou a perguntar se dormiria comigo se acordasse molhada, passei a trocar sua cama na hora, para que não se tornasse um hábito (dos mais indesejáveis). Vocês acham que isso resolveu o problema? Infelizmente não!

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
🎁 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!

Até que resolvi ouvir meu sentir de mãe, aquela voz que fala no fundo da sua cabeça (ou melhor, do seu coração) e que parece saber o que é certo. Sabem o que ela me dizia? Que minha filha estava cansada, só isso. Como nesse semestre ela começou a ter alguns dias de aulas extra-curriculares, sua rotina mudou, exigindo-a em demasia. E se fosse isso, as férias poderiam resolver o problema do xixi, pois ficaria mais descansada.

O fim da história é que, felizmente, eu acertei. Bastou que as aulas terminassem para que Catarina voltasse naturalmente a acordar seca. Sem estresse, sem pressão, sem procurar mais respostas para supostos problemas. Em todos esses dias aconteceu apenas um acidente noturno – que, aliás, eu previ assim que ela adormeceu (pois havia sido um dia muito, muito cansativo).

A dica que deixo com esse post é essa: se o filhote voltou a fazer xixi na cama depois de desfraldado, considere a explicação do cansaço!

Leave a Comment