X

Puberdade precoce: por que em algumas crianças começa cedo?

As crianças modernas crescem mais cedo, este fato é observado por muitos médicos. Mas o que significa puberdade precoce, como isso acontece, a quais características os pais devem prestar atenção?

O que é considerado puberdade precoce

Pode perguntar por aí, quase todo mundo tem um parente ou conhece a história: aquela menina, tão pequena e nova, foi surpreendida! Desenvolveu mamas e ganhou até uns pelinhos!

Geralmente, isso assusta muito os pais e gera uma série de medos: de que a menina menstruará logo, e menstruando não crescerá tanto quanto deveria, além de todas as mudanças psicológicas que acompanham as físicas.

Adolescente. Fonte: Freepik

Mas será que o que está acontecendo não é esperado?

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
🎁 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!

A causa da puberdade prematura pode ser a ativação precoce da produção de hormônios sexuais.

Consideramos atualmente puberdade precoce aquela que começa antes dos 8 anos nas meninas  (e antes dos 9 anos nos meninos). Talvez isso pareça cedo para você e, realmente, ao longo das décadas, essa idade caiu.

A puberdade precoce é mais comum em meninas – por isso falarei sobre elas – e a maioria dos casos não tem nenhuma causa específica, ou seja, não é encontrada justificativa após toda a investigação médica.

Influência nas transformações precoces

Vários fatores vêm sendo estudados para verificar sua influência nas transformações precoces:

  • parece haver melhor relação com melhor qualidade de vida (menos doenças e desnutrição);
  • com aumento de peso corpóreo em meninas mais novas (sinalizando que o corpo estaria  “pronto” para as mudanças);
  • e com exposição a certos agentes químicos em produtos como água, solo e alimentos (que imitariam ou estimulariam os hormônios sexuais no organismo do paciente).

Como isso afeta o crescimento da criança

No início da puberdade, as taxas de crescimento aceleram e as crianças com essa condição tendem a ser mais altas do que seus pares. No entanto, devido à produção excessiva de hormônios sexuais, as zonas de crescimento se fecham muito rapidamente e, como resultado, a criança pode ser baixa em comparação com seus pares.

Além disso, com o início da puberdade, dado o aumento da secreção de hormônios, é possível o desajuste social da criança.

Muitos familiares chegam à consulta questionando um tratamento para bloquear os hormônios e, portanto, atrasar a menarca.

Esse é um assunto controverso, já que muitas pacientes não necessitam de nenhuma conduta específica. Às vezes não existe puberdade precoce, e a terapêutica seria para tentar crescer mais – por estética – e adiar o desenvolvimento sexual.

Devemos nos lembrar de que, se a paciente entra em puberdade em idade esperada, tem uma velocidade de crescimento adequada para a faixa etária (o que é verificado em medidas seriadas de altura), idade óssea condizente com a cronológica (visto em exame de raios-X de punho pedido pelo médico) e exames de laboratório normais, ou seja, não há patologia.

Quanto às mudanças psicológicas

Uma menina de sete anos que desenvolve mamas ou pelos – seja por qual for a razão, ou mesmo sem razão encontrada – ainda é uma menina de sete anos.  O conceito de puberdade precoce não é sinônimo de adolescência precoce.

É claro que ela terá que lidar com transformações não esperadas para sua idade, dessa forma recomenda-se fortemente os esforços da família e dos profissionais da pediatria e psicologia. Se sua filha alcançou a puberdade antes do esperado – para ela e para você, sendo patologia ou não – é essencial buscar ajuda e orientação.

Leia outros post sobre puberdade já publicados.

Leave a Comment