X

Avulsão dental: saiba o que é e o que fazer

Olá, pessoal do Mil Dicas de Mãe! Aqui estou eu novamente, trazendo um pouco mais de conhecimento odontológico às mães (e pais!) leitoras do blog. Você sabe o que é avulsão dental? Saberia como proceder se acontecesse com seu filho?

Informações úteis antes de entender sobre avulsão dental

  • O pico de lesões nos dentes permanentes cai na idade escolar primária – 8 a 10 anos, e leite – em 2 a 3 anos.
  • Na maioria das vezes, as lesões ocorrem por motivos domésticos: durante o recreio na escola, durante jogos ativos, em casa, na rua, etc.
  • Trauma nos dentes da frente, especialmente incisivos, é a ocorrência mais comum (cerca de 80% dos casos).
  • O risco de danificar os dentes é 3 vezes maior em pessoas com oclusão distal, em que os dentes da frente projetam-se para a frente e a mandíbula inferior fica para trás.

O que é Avulsão dental?

Menino com dor de dente. Fonte: Freepik

Se você é mãe, sabe que as quedas, empurrões e choques ocorrem o dia inteiro com seu filho. Na escola, em casa, correndo, brigando, até dos jeitos mais bobos possíveis. E nessas horas é bem comum que a criança bata a boca no chão.

Eventualmente, a pancada pode ser tão forte que provoca a saída completa do dente do osso alveolar. Sim, o dente pode sair literalmente voando, para desespero dos pais ou de quem estiver por perto!

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
🎁 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!

Em primeiro lugar, mantenha a calma, isso é muito importante. A criança já estará nervosa pela queda, e poderá ficar com ainda mais medo quando perceber sangue saindo pela boca. Cabe a você dar segurança a ela, tentar acalmá-la, para poder mexer no local.

O dente é de leite ou permanente?

Criança no dentista. Fonte: Freepik

Em segundo lugar, tenha em mente se o dente avulsionado é “de leite” ou permanente. Se a criança tem menos de 6 anos de idade, o dente é pequenininho e bem branquinho, provavelmente é um dente de leite. Nesse caso você não deve tentar recolocá-lo, pois poderá causar algum trauma no dente permanente, que já está sendo formado dentro do osso.

Apenas limpe o local com uma gaze embebida em água filtrada (vale a pena ter sempre em casa pacotes de gaze estéril, na caixinha de primeiros socorros) e leve seu filho ao dentista, para checar se ouve dano a algum outro dente.

Por outro lado, se for um dente permanente, o ideal é que seja reimplantado o mais rápido possível, preferencialmente dentro de meia hora. Quanto mais tempo se passar com o dente fora da boca, menores as chances de sucesso do reimplante.

Se você acha que não conseguirá um atendimento profissional dentro desse intervalo de tempo, a melhor alternativa é você mesmo fazer o procedimento. Seguindo os passos a seguir.

Como reimplantar o dente

  1. Lave o dente em água corrente, para remover as sujeiras mais grosseiras, segurando-o pela coroa (não encoste com os dedos na raiz).
  2. Não esfregue qualquer tipo de pano ou papel sobre a raiz do dente, na intenção de deixá-lo ainda mais limpo. Nessa superfície há fibras que garantem a fixação do dente no osso, e que se removidas causarão o insucesso do reimplante.
  3. Se conseguir atendimento profissional rápido, coloque o dente em água (pode também ser em leite, como diz a lenda) e leve ao consultório odontológico junto com seu filho. O dente precisa se manter úmido para o reimplante.
  4. Se optar por você mesmo reimplantar (se você tiver calma para isso, certamente é a melhor opção, não espere!), logo após a lavagem do dente recoloque-o no osso, tentando realinhá-lo com o dente vizinho. A seguir, leve seu filho ao dentista, para que ele faça uma contenção do dente (uma espécie de fixação aos dentes vizinhos, por um período de 7 a 10 dias, o que aumentará as chances de sucesso do reimplante).
  5. Parabéns! Você pode ter acabado de salvar o dente do seu filho!

Achou útil esse post? Manda o nosso link para as mães que você conhece, pois é o tipo de informação que vale a pena divulgar!

Leave a Comment