Suculentas. Fonte: Freepik
Muitas pessoas gostariam de ter plantas, mas não estão prontas para regá-las e pulverizá-las várias vezes por semana. As suculentas são flores ideais para quem as esquece regularmente, não tem tempo para cuidar delas ou sai muito de casa.
As suculentas são uma das plantas de interior mais despretensiosas, motivo pelo qual muitos cultivadores de flores as adoram. No entanto, são tão diversas em sua estrutura e aparência que conquistaram seu amor até entre os cultivadores de flores profissionais.
As suculentas crescem lentamente e muitas delas não crescem mais do que 10-15 centímetros de diâmetro.
Se você plantar uma flor em um vaso com cinco centímetros de diâmetro, ela viverá nele por décadas e nunca “reclamará” do aperto.
Chove no deserto ou savana, em média, uma vez a cada seis semanas. Isso significa que em duas ou até três semanas, as suculentas ficarão sem água.
Se você criar condições para uma suculenta como em sua terra natal, ela mudará a cor verde entediante para escarlate, laranja, rosa, azul, carmesim, preto e padrões aparecerão nas folhas.
O segredo é parar de sentir pena da planta e criar um estresse real nela.
Rega rara, solo pobre e muito solto, um vaso apertado e muita luz ajudam a colorir as suculentas.
Cada planta é colorida de forma diferente.
As suculentas podem resistir facilmente a uma queda de temperatura a zero e até um pouco mais baixa, desde que o solo no vaso esteja seco.
Na botânica, as plantas suculentas são plantas com partes espessas, carnudas e inchadas, geralmente folhas ou caules, que são utilizadas para conservar água em climas áridos.
A palavra “suculenta” vem da palavra latina sucus, que significa suco ou suculento. As suculentas podem armazenar água em diferentes partes, como folhas e caules.
As suculentas são frequentemente cultivadas como plantas ornamentais por causa de sua aparência marcante e incomum e sua capacidade de prosperar com relativamente pouca manutenção.
Mas a maioria das suculentas é originária dos territórios da América do Sul e África do Sul.
Em muitos casos, a pátria das suculentas é o território do México e Colômbia.
Hoje existe um grande número de espécies suculentas adaptadas a climas quentes e áridos, nos quais os períodos de ventos quentes são substituídos por estações chuvosas.
Na verdade, o habitat das suculentas depende de suas espécies: algumas são capazes de sobreviver até dois anos sem água, enquanto outras são mais amantes da umidade e podem crescer perto de corpos d’água.
No deserto e no semi-deserto, as suculentas recebem muitas horas de luz solar intensa durante o dia, mas geralmente é difícil fornecer toda essa luz em um apartamento ou escritório.
É a pergunta mais comum que nos perguntam. As suculentas preferem solos leves, soltos e respiráveis que não retém umidade.
É necessária uma boa camada de drenagem no fundo do vaso para que a água não estagne nas raízes.
Pedras naturais e minerais proporcionam aeração, ou seja, frouxidão e permeabilidade ao ar do solo. Um solo excelente para suculentas é quebradiço, a parte principal é areia, e não se esqueça do carvão, que evita doenças e apodrecimento das raízes.
Em casa, elas precisam de irrigação cerca de 1 a 2 vezes por mês. Não com mais frequência do que isso. Caso contrário, você corre o risco de arruinar sua bela planta.
Talvez a planta de casa mais popular. Aloe pertence à família Asphodel e tem mais de 500 espécies.
A mais popular delas é a Aloe Vera. A planta tem um caule curto com uma roseta de folhas carnudas e espinhosas. Aloe Vera é amplamente utilizado na medicina e cosmetologia.
Os brotos da babosa só começam a crescer mais tarde. Mas em algumas espécies eles atingem uma altura de 1m a 2m, enquanto em outras permanecem inalterados por décadas.
As folhas da babosa são oblongas e carnudas, com 10-40 cm de comprimento. Quando cortadas por dentro, você pode ver uma polpa transparente gelatinosa, que é dividida em células.
Os espinhos estão presentes ao longo da borda das placas na maioria das espécies.
Tipos populares que são cultivados em casa:
Zamioculcas tem uma raiz maciça, um caule grosso na base, afinando para cima, sobre o qual se localizam folhas ovais, alongadas e inchadas na base. Atinge uma altura de até 1 metro e mais, em estado saudável não solta folhas.
Na natureza, existem cerca de 3 mil espécies desta planta. Todas encontram-se principalmente na América, Madagascar, Índia, África e Austrália.
Assim, todos os membros desta família são suculentas perenes com caules grossos e carnudos com uma superfície estriada.
O processo de fotossíntese em cactos ocorre em brotos verdes. Além disso, as flores podem ser únicas ou coletadas em uma inflorescência. O tamanho, a cor e a forma também são muito diferentes.
Suculenta herbácea perene. Em seu ambiente natural, a peperomia pode crescer em troncos de árvores, em fendas de rocha e em turfeiras. Altura da planta 15-50 cm.
As folhas de alguns tipos de peperomia são diferentes.
A cor das placas é dourada, verde escuro, avermelhada, prateada, embora sejam monocromáticas ou apresentem listras e manchas.
As suculentas tem alta imunidade natural e são capazes de sobreviver em condições onde muitas plantações morrem. Mas se você ignorar as regras de seu cultivo, a resistência das plantas diminui. Nesse caso, podem surgir problemas sérios.
As suculentas são, na maioria dos casos, sempre-vivas. E no processo de crescimento, elas podem sofrer renovação natural. Portanto, periodicamente, as folhas inferiores podem amarelar e cair gradualmente. Que é a norma para muitas suculentas.
Se a suculenta perder suas folhas, isso pode indicar um excesso de fertilizante. A baixa temperatura na sala também pode causar queda das folhas, o que não é aceitável para algumas.
As suculentas podem passar muito tempo sem água, mas isso não significa que não precisem de ser regadas.
Assim, se as folhas da planta secaram acentuadamente, isso indica falta de umidade no solo. Nesse caso, é necessário corrigir os cuidados com a planta.
Às vezes acontece que aparecem pontos pretos nas folhas. Este é um sinal de desenvolvimento de podridão radicular. Para restaurar a planta, é necessário um transplante urgente.
Neste caso, é importante não apenas mudar completamente o substrato, mas também remover todas as partes das raízes que ficaram pretas.
É a doença mais perigosa para essas plantas, que está associada à rega inadequada ou ao uso de água fria.
Assim, na maioria das vezes, nas plantas, a raiz apodrece devido ao excesso de umidade no solo. Mas para salvá-la é necessário transplantar a planta, limpando das áreas danificadas e não regando por 1 mês.
As suculentas são adequadas não só para decorar o peitoril da janela da sala. Plantas grandes podem ser cultivadas em vasos de chão perto de móveis e eletrodomésticos.
Essas plantas tem a capacidade de se encaixar com sucesso em qualquer interior. O principal é que tenham luz suficiente. Caso contrário, a beleza das plantas diminuirá.
Uma planta suculenta em casa traz felicidade. Portanto, muitas pessoas as compram para cultivar em casa. Segundo ditado popular, algumas suculentas podem trazer bem-estar e prosperidade material.
Outras, ajudam a estabelecer um bom clima entre os cônjuges e não permite o adultério.
Deve-se colocar as suculentas altas, em ambos os lados da entrada da casa. Assim, elas serão capazes de proteger contra más influências sobre membros da família e convidados indesejados.