X

Intolerância à lactose: será que seu filho tem?

Como já comentei aqui no blog, minha filha Catarina teve uma suspeita de alergia a leite de vaca quando tinha poucos meses. Naquela época, eu confundia a alergia com a intolerância à lactose – e foi só quando me aprofundei no assunto que descobri que uma coisa não tem nada a ver com a outra.

Enquanto a alergia acontece pela reação imunológica que uma pessoa desenvolve à proteína do leite, a intolerância à lactose ocorre pela incapacidade de um processamento adequado do carboidrato desse alimento – a lactose. Ou seja, esse indivíduo não tem o bom funcionamento da enzima (a lactase) que faz a quebra desse açúcar, e passa a ter alguns sintomas, como diarreia, gases, dor de barriga e distensão abdominal quando ingere leite ou seus derivados.

Uma criança com alergia ao leite já manifesta reações quando tem contato com mínimas quantidades. Já a intolerância à lactose é dose dependente. Ou seja, é possível que uma determinada criança até consiga tomar um copo de leite, ou comer um brigadeiro, sem sentir os sintomas, enquanto a outra já passa mal. Entretanto, uma coisa é certa: se seu filho é intolerante à lactose, quanto mais leite comum ele tomar, mais manifestará os sintomas e passará mal.

Imagem: 123RF

Outra dica importante é que a intolerância à lactose é rara em bebês (ou acontece de forma transitória, passando com o amadurecimento do corpo e uma maior produção da enzima lactase), e sua incidência vai aumentando com a idade. Por isso, crianças maiores acabam tendo mais o problema do que os pequenininhos, e essa tendência vai crescendo ainda mais na adolescência e idade adulta (minha irmã, por exemplo, passa mal se tomar um copo de leite comum todos os dias, seguidamente).

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
🎁 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!

Embora a intolerância à lactose seja um problema “chatinho”, é possível conviver com ele (aliás, é muito mais fácil do que com a alergia ao leite). Só que muitas mães não sabem disso, e acabam excluindo leite e derivados da dieta do filho, o que, a longo prazo, pode levar a problemas sérios. Esses alimentos são a principal fonte de cálcio da nossa dieta, e não é fácil fazer essa substituição sem comprometer o desenvolvimento de ossos e dentes.

Uma mensagem importante desse post é que a exclusão do leite (e dos derivados, para as crianças mais sensíveis, que também manifestam os sintomas de intolerância com eles) não é necessária. No processo de produção, o fabricante já insere a lactase (que substitui a enzima que o corpo do intolerante não produz direito), e o leite, ou o leite condensado, o doce de leite já estão prontos para o consumo do intolerante à lactose.

Mas tem essa linha inteira de produtos zero lactose? Pois é, eu também só descobri recentemente que a Piracanjuba tem (veja aqui). Além do leite integral, do semidesnatado e do desnatado Zero Lactose, eles têm também o Pirakids Crescer Zero Lactose (ideais para a segunda e terceira infância), que é um achocolatado, o leite condensado, o creme de leite e o doce de leite Zero Lactose. Assim dá para fazer várias receitas para o filhote sem que ele tenha que sofrer com a intolerância, até os docinhos da festa de aniversário.

Por fim, acho importante dizer que todo o acompanhamento deve ser sempre feito com o pediatra do seu filho. Nem sempre o diagnóstico de intolerância à lactose é fácil, mas ele acaba sendo feito com testes na dieta da criança – retirando a lactose e verificando se a criança melhora. Se seu filho tem cólicas abdominais frequentes, diarreias e queixa-se de dor diariamente é bom fazer essa investigação.

Leave a Comment