X

Como (e a partir de quando) seu filho pode ajudar nas tarefas da casa

Vida de mãe é assim: você corre o dia inteiro, e quando acha que vai descansar um pouquinho, olha ao redor e vê que a casa está tão bagunçada, que mais parece um campo de guerra! E aí aqueles poucos minutos em que você poderia descansar vão para o espaço: é um tal de recolher brinquedos, lavar roupa de bebê, fazer papinha… Além de todas as outras tarefas domésticas que você já costuma executar, e que se constituem em uma rotina bastante cansativa. Alguma semelhança com o que acontece por aí não é mera coincidência!

Pois aqui em casa eu me perguntava quando chegaria o momento em que Catarina poderia ajudar em algumas atividades. Muito menos para que eu não tivesse que fazê-las, mas principalmente para que ela percebesse que dá trabalho manter tudo em ordem – e que se cada membro da família não fizer sua parte, fica muito complicado para a mãe dar conta dessa organização. Eu sei que tem gente que pensa: “mas você faz sua filha pequena te auxiliar?”. E a resposta é: sim, eu peço sua ajuda, porque penso que ela faz parte da família (e antes que alguém pense algo diferente, é bom deixar claro: se eu tivesse um menino, seria exatamente a mesma coisa!). Se é parte, é bom que saiba que tem que contribuir (claro, de acordo com o que é possível para sua idade), além de ser uma forma natural de aprender a fazer (para não passar aperto quando for mais velha, e TIVER que fazer).

Imagem: 123RF

Se você também pensa dessa forma, pode estar se perguntando se seu filhote já é capaz de participar das tarefas domésticas. Minha experiência, que bate com a de muitas mães que eu conheço, é que a partir dos dois aninhos ele já pode começar a ajudar com coisas mais simples, sabia? A seguir eu conto um pouco mais sobre esse processo, vem ver!

 

Como os pequenininhos podem ajudar

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
🎁 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!

A primeira tarefa da qual o pequeno pode participar é arrumação dos brinquedos. Como aos dois anos de idade as crianças costumam brincar no chão, você pode deixar uma caixa à mão, para que seu filho guarde tudo depois de terminada a brincadeira. Claro que nas primeiras ele precisará do seu exemplo para entender o que deve fazer. E aos poucos você vai saindo do esquema, deixando que o pequeno junte e guarde tudo sozinho (pode não ser tão simples quanto parece, mas se você insistir, ele pega o jeito e ajuda, sim!).

Outras atividades simples, que não envolvem objetos cortantes e outros perigos, também podem entrar na rotina dos pequenos (quando já estiverem um pouquinho maiores), como colocar a roupa suja no cesto, trocar o rolo de papel higiênico e tirar o pó de alguns móveis baixos (só tenha cuidado para não deixar objetos que quebrem sobre eles. Tire tudo antes!). Já na cozinha, a criançada pode contribuir com parte da arrumação da mesa, colocando os guardanapos e colheres. Outro bom hábito é mostrar que todo mundo tira o prato da mesa quando termina a refeição (e deixe que ele leve seu pratinho de plástico até a pia! Ele se sentirá orgulhoso por conseguir!).

Mais um exemplo do que seu filho pode fazer (e que deve ser uma tarefa interessante para ele) é alimentar os animais de estimação, se vocês tiverem. Isso é uma forma bacana do pequeno perceber que ter um pet é mais do que apenas diversão e brincadeiras, pois envolve cuidados e responsabilidades.

 

Precisa de recompensa?

Não necessariamente (aqui, por exemplo, a recompensa era apenas um abraço e um beijinho da mamãe feliz, hihihi). Muitas crianças se empolgam com a ideia de ajudar a realizar uma atividade, até então exclusiva dos adultos. Contudo, isso varia de acordo com a personalidade do pequeno: se você perceber que seu filho não se anima tanto com a ideia de ajudar, vá conversando, explicando a importância do seu ato, e avalie se vale a pena incentivá-lo de outra forma (que tal uma história a mais antes de dormir?).

 

Os benefícios

Deixar o pequeno contribuir com as tarefas domésticas ajuda no desenvolvimento de noções de responsabilidade, organização e até mesmo coordenação motora. Sem contar que ele passa a reconhecer desde cedo que deixar a casa em ordem, a comida prontinha e as roupas limpas demanda tempo e esforço, o que contribui para que ele valorize esses serviços (e, principalmente, as pessoas que os fazem)..

 

Gostou? Esses são alguns exemplos para atividades que crianças entre 2 e 3 anos podem fazer em casa, mas se você quiser saber como os mais velhos podem contribuir também, vale a pena conferir aqui o post do Blog da Diiirce, que contém uma tabela super bacana separando as atividades por idade.

Leave a Comment