X

Carona: a ideia que pode salvar o seu dia (vem saber como organizar!)

Com a volta às aulas, o ritmo da cidade se transforma. Quem vive a experiência de levar e buscar os filhos na escola se depara diariamente com a mesma cena, especialmente nas grandes cidades: muitos carros, trânsito e correria no embarque e desembarque de alunos. Por aqui eu costumo brincar que (ainda) vivo no céu – Catarina estuda em uma escola infantil pequena, que em 99% das vezes há vagas disponíveis na primeira tentativa. Mas eu sei que essa moleza tem data para acabar – comecei a busca pelos colégios de ensino fundamental do bairro e sei que terei que enfrentar esse pequeno caos diariamente, em breve.

Imagem: 123RF

Mas será que não existem alternativas a esse problema (considerando que você não queira depender do serviço de perua para levar o filhote para a escola)? Pois eu tenho pensado muito em uma proposta que se mostra cada vez mais válida para pequenas e grandes cidades: os rodízios de carona. Eles são uma solução útil não só para deixar os pequenos no seu destino e facilitar a vida dos pais (principalmente dos que trabalham fora), mas ainda contribuem para que a garotada chegue menos ansiosa e mais atenta às aulas. E, claro, acabam sendo uma forma de estreitar laços entre famílias, sem falar na redução dos impactos ambientais, não é mesmo?

E fazer isso pode ser mais fácil do que parece – basta conversar com outros pais, ou mesmo com a escola, para que o processo funcione. Quer ver só? Confira abaixo algumas sugestões e conheça alguns projetos bacanas que já existem para facilitar as viagens.

Para quem mora perto da escola

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
🎁 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!

Se você faz o caminho de casa para a escola todos os dias a pé, que tal oferecer carona (caminhando mesmo!) para outros alunos? Essa ideia tem dado certo no colégio Etapa em São Paulo – é o projeto Carona a pé, idealizado pela professora Carolina Padilha. De acordo com ela, o programa já conta com 50 crianças e 17 adultos, entre pais, professores e funcionários do colégio, que se revezam para levar e buscar os pequenos. Para aumentar a segurança durante o trajeto, todos que fazem parte da iniciativa andam uniformizados com coletes de cores chamativas, que facilitam aos responsáveis não perderem os menores de vista (e vice-versa), assim como mostra a quem está na rua que todos fazem parte de um grupo. Outro ponto bacana é que, como eles passam sempre pelo mesmo caminho, as pessoas que trabalham por ali já conhecem as crianças e acabam ajudando com a supervisão.

Eu não sei se vocês sabem, mas essa proposta do Carona a pé já é tradição em alguns outros países. No Japão, por exemplo, as crianças mais velhas são responsáveis por supervisionar os mais novos durante o caminho para a escola. Eles andam um pouco mais afastados dos pequenos e ficam de olho no percurso. O mesmo acontece na Suíça (conheci uma família de mãe brasileira que mora lá e que me contou que aos 5 anos as crianças já seguem sozinhas para realizar o percurso dessa forma! Claro que é outro nível de segurança, de respeito aos pedestres, mas não é de se maravilhar com a ideia, e buscar o mesmo nível de civilidade?). No projeto aqui do Brasil, os mais velhos também ajudam na supervisão (o que é bacana para criar neles senso de responsabilidade e, ainda, respeito nos mais novinhos).

Para dar início a uma iniciativa como essa, você pode conversar com outros pais na saída da escola ou sugerir na próxima reunião do colégio. Muitas vezes (e isso aconteceu no início do Carona a pé também), nós nem imaginamos quantos vizinhos fazem o mesmo caminho que o nosso todos os dias. Vale a pena a tentativa!

 

Para quem mora longe da escola

Já as famílias que moram longe muitas vezes recorrem a peruas e vans escolares, ou então ao carro para fazer o trajeto diário. Mas, como no caso de cima, podemos estar rodeados de pais que vivem na mesma região e percorrem um caminho bem parecido com o nosso, para deixar os pequenos na aula. Para fazer essa descoberta e sugerir um possível grupo de rodízio de caronas, também vale a conversa com outros pais na saída da escola (o boca a boca é bem eficaz nesses casos) ou ainda, se você morar em um prédio ou condomínio, deixar um anúncio no mural de recados (com o seu número de telefone e e-mail para os pais entrarem em contato).

Nas minhas redondezas, tenho um bom exemplo de como a carona para percursos mais longos é extremamente positiva: o colégio de um bairro vizinho (e que é mais distante de onde eu moro) estimula esse tipo de ação, o que viabiliza a matrícula de várias crianças que moram aqui perto. Trata-se de uma escola com proposta pedagógica bem diferente, e que atrai muitos pais do meu bairro – e a ida desses filhos só é possível porque cada pai não precisa fazer esse trajeto todos os dias, duas vezes ao dia (para levar e buscar). Além disso, os pequenos se distraem com a animação dentro do carro, e não sentem tanto o maior tempo para chegar em casa.

 

Organização é fundamental no rodízio

Se você der início a um grupo de caronas, lembre-se de que manter a organização é muito importante – afinal, estamos nos responsabilizando pelos filhos de outras pessoas. É interessante marcar uma conversa com todos os pais para verificar em quais dias cada um está disponível para assumir o papel de “caroneiro”. Feito isso, desenvolva uma planilha que contenha os dias de cada um com os horários, assim como os endereços e telefones de todas as crianças. Esse documento pode ser compartilhado por e-mail ou mesmo por WhatsApp e é válido para evitar esquecimentos e mal entendidos.

Além disso, não deixe de conversar com o filhote e explicar como será a nova rotina para ir e voltar da escola. Alguns podem não gostar muito da ideia no início, mas vale dar um tempo para que se familiarizem com os novos colegas. E também não se esqueça de avisar a escola sobre os novos responsáveis pela busca do pequeno, assim como de providenciar as adaptações possivelmente necessárias no carro, como cadeirinhas e busters adicionais!

Leave a Comment