X

O que você precisa saber se seu filho sempre chora antes de dormir

Hoje temos um post simplesmente fantástico aqui no blog! E que certamente ajudará muitas mães com bebês que sempre choram antes de dormir (como era meu caso com Catarina!). Quer entender melhor porque isso acontece? O que fazer para que seu filho durma sem chorar? Vem dar uma espiadinha no texto da nossa querida consultora de sono, Michele Melão!

Por Michele Melão

Chega a hora de dormir e a batalha começa. Todo o ritual é acompanhado de choro – muito choro! E a cena se repete antes das sonecas. Você sabia que isso pode ser apenas um ajuste de horário? Entender um pouco mais sobre a ciência do sono pode ajudar os pais a adequarem os horários dos filhos dormirem e consequentemente terem muito menos trabalho na hora de colocar as crianças na cama.

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
🎁 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!

Hoje quero falar aqui com as leitoras do Mil Dicas de Mãe sobre o ritmo do sono e como a compreensão desse ritmo melhora (e muito!) a qualidade do sono do seu filho. Existem 2 fatores principais que regulam o tempo que ficamos acordados e dormindo: o ciclo circadiano e a homeostase do corpo (tudo que regula nosso sistema interno, como temperatura, nutrientes e metabolismo). Veremos como isso está relacionado ao seu bebê (não precisa ter medo, não é complicado de entender!):

O ciclo circadiano (ou nosso relógio interno) é regulado basicamente por nossa temperatura (que vai caindo, conforme o dia também acaba), os níveis hormonais (diferentes hormônios como a melatonina à noite e o cortisol durante o dia) e a exposição à luz e escuridão. Desta forma, diminuir a luz para as sonecas, preparar o ambiente de sono e ensinar a filho a diferença entre o dia e a noite são importantes para o acerto deste relógio interno.

Depois de ficar acordado por algum tempo, a vontade de dormir fica cada vez mais forte, fenômeno conhecido como unidade de sono homeostático, que é muito mais forte em bebês e crianças do que nos adultos. Em compensação, o ritmo circadiano quer forçar as pessoas a se manterem acordadas durante o dia, o que cria uma tensão entre o ritmo circadiano e a unidade homeostática. Essa tensão é chamada de zona proibida de sono – ou seja, neste horário, seu filho simplesmente não vai dormir e se você tentar colocá-lo na cama, provavelmente vai chorar, e muito! O pediatra Richard Ferber, grande estudioso do sono, diz que “A consciência da zona proibida é crítica para a compreensão e tratamento de certos problemas comuns de sono.” Com o fim desta zona proibida, o sono chega e manter-se acordado fica bastante difícil.

Por este motivo existem momentos corretos para colocar a criança para fazer sonecas e também uma hora (que deve ser consistente) para o sono noturno. Mesmo sendo difícil de descobrir, existe uma hora ideal para dormir, e é isso que vai regular o relógio interno da criança. Esta hora é única de bebê para bebê, já que vai depender da idade, da hora costumeira do despertar de manhã, das atividades, da hora em que o bebê está mais preparado para cochilar, de quanto tempo duram as sonecas e, principalmente, de uma predisposição genética – ou seja, não existem duas crianças que tem exatamente o mesmo padrão de sono. Um outro estudioso de sono, o pediatra Marc Weissbluth compara em seu livro Healthy Sleep Habits, Happy Child que o momento de colocar a criança para dormir é como surfar em uma onda. Mesmo sendo a onda perfeita, você deve saber o tempo de entrar nela, ou certamente irá falhar. Mas, se você pegar essa onda de cansaço e colocar a criança para dormir, não haverá choro.

 

Como começar a descobrir este “momento mágico”

Lembro que o choro é uma forma de comunicação e os bebês não choram apenas porque estão com sono, mas também se têm fome, frio, calor, dor ou algo incomodando. Entretanto, segundo os especialistas, o choro extremo e todos os dias na hora de dormir é biológico, e existem formas de amenizar isso, observando e descobrindo o padrão de sono ideal para seu bebê.

Todos nós nascemos sem um ritmo circadiano definido e até os 4 meses fica bastante difícil estabelecer horários e uma rotina consistente (além da tão importante alimentação por livre demanda, indicada por muitos pediatras até pelo menos a 16ª semana de vida do bebê). A partir deste momento, quando os níveis hormonais estão mais estabelecidos e já é possível estabelecer padrões de sono, comece a fazer uma profunda observação de seu filho.

Faça uma agenda com todos os horários. Despertares, sonecas, tempo de cochilo, tempo que leva para dormir antes das sonecas e do sono noturno, tempo de choro e vá fazendo ajustes. Provavelmente você começará a descobrir os horários corretos nas sonecas. Mude os horários em 10 ou 15 minutos, para antes ou depois, e veja se o choro diminui (minha sugestão é sempre começar com processo no primeiro sinal de sono do seu bebê). O estudo do padrão do seu pequeno precisa ser profundo para dar certo. Observe as janelas de sono: apesar de existirem tabelas com o tempo médio destas janelas, no caso do seu filhote pode ser um pouco diferente. Acredite que o choro acontece por dois motivos: seu bebê ainda não está preparado para dormir ou passou do ponto, ou seja, o horário precisa ser modificado.

Ter estas informações sobre o funcionamento do relógio interno da criança nos ajuda a proporcionar um sono de qualidade e também um tempo de vigília (acordado) produtivo. Este é o melhor caminho para criar hábitos de sono saudáveis, e sem choro!

Leave a Comment