X

5 leites vegetais que podem ser muito úteis para seu filho

Recentemente eu tenho recebido muitas mensagens de leitoras com filhos que apresentam alergia ao leite de vaca. Eu já comentei aqui no blog que, quando Catarina era bebê, tivemos a suspeita de que ela era alérgica a leite, mas, felizmente, essa hipótese acabou sendo descartada. E para que isso fosse feito, eu e ela tivemos que suspender completamente, por algumas semanas, o consumo desse alimento e de seus derivados (acabei fazendo a dieta de exclusão porque a pequena ainda era amamentada, e as proteínas que causam a alergia são passadas através da amamentação).

Nessa ocasião, eu percebi o quanto é difícil substituir o leite, porque ele é base para quase todos os produtos que consumimos no dia-a-dia (pelo menos na minha casa é assim). Mas a verdade é que existem muitas pessoas que seguem uma dieta como essa (ou ainda mais rigorosa), e podem nos dar dicas de como fazer essa troca alimentar. Os veganos, por exemplo, não consomem qualquer tipo de alimento de origem animal – o que inclui o leite de vaca. Para substituí-lo, eles utilizam leites vegetais, feitos à base de cereais e ricos em proteínas.

Imagem: 123RF

A grande questão em relação aos leites vegetais como substitutos do leite de vaca (ou de fórmulas que o levam em sua composição) é a quantidade de cálcio que proporcionam – muitos deles acabam tendo um menor teor do que o do leite animal, e, por isso, devem ser usados junto com uma fonte de cálcio adicional. Outra recomendação importante é evitar muitas misturas, pois, no caso do aparecimento de alguma alergia, fica mais fácil a detecção da origem do problema.

O preparo desses leites costuma ser bem parecido, alterando-se apenas o período em que as sementes ficam de molho e a quantidade de água para misturá-las (isso porque algumas sementes possuem gosto mais forte do que outras). Confira como fazer algumas dessas receitas em casa e a quantidade de cálcio presente em cada uma delas (para comparação, lembre-se de que em cada 100 ml de leite de vaca existem cerca de 125 mg de cálcio, e que uma criança entre os 4 e 8 anos deve ingerir 800 mg desse mineral diariamente – e a quantidade aumenta de acordo com a idade):

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
🎁 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!

Leite de amêndoa ou de gergelim

Preparo: Deixe um copo de gergelim ou de amêndoas (sem sal ou açúcar) de molho por 8 horas. Após esse período, escorra e bata as sementes com 3 ou 4 copos de água no liquidificador. Coe e sirva.

Quantidade de cálcio (a cada 100 g): 237 mg (amêndoa) e 825 mg (gergelim)

Benefícios: A amêndoa é uma grande aliada na saúde dos ossos, pois, além do cálcio, ainda conta com bons índices de magnésio e fósforo. Já o gergelim contribui para o bom funcionamento dos músculos, do cérebro e das células sanguíneas, por ser rico em proteína e ácido fólico. Outro detalhe do gergelim é que ele pode virar um “queijelim” se bater menos (como uma coalhada) e também pode ser servido dessa forma. Misturado com azeite, sal e orégano fica bastante saboroso!

 

Leite de chia

Preparo: Deixe uma xícara de chia de molho (com pouca água) durante 8 a 12 horas. Em seguida, sem coar, misture 4 copos de água e bata tudo no liquidificador. Coe e sirva.

Quantidade de cálcio (a cada 100 g): 631 mg

Benefícios: É fonte de ferro, vitamina A (importante para o sistema imunológico), ômega 3 (bom para o coração) e ainda vitaminas do complexo B (que ajudam no funcionamento do sistema nervoso).

 

Leite de linhaça

Preparo: Coloque uma xícara de linhaça de molho, em pouca água, durante 4 horas e depois, sem coar, adicione 4 copos de água e bata no liquidificador. Bata bem, coe e sirva.

Quantidade de cálcio (a cada 100 gramas): 211 mg

Benefícios: É uma semente rica em fibras e proteínas. Para crianças acima do peso, é uma boa auxiliar para perda e controle da massa.

 

Leite de quinua

Preparo: Deixe um copo de quinua em grãos de molho por 8 horas. Depois, escorra e bata no liquidificador com 3 copos de água e coe.

Quantidade de cálcio (a cada 100 gramas): 66 mg

Benefícios: Fonte de proteínas e um dos alimentos mais ricos do mundo em aminoácidos e vitaminas.

 

Outros leites vegetais muito comuns são o de soja e o de amendoim. Mas como é comum que crianças com alergia a leite de vaca também sejam alérgicas à soja, o ideal seria não utilizá-lo, em um primeiro momento (claro que essa recomendação varia de pediatra para pediatra, e o melhor, sempre, é conversar com o médico do seu filho). O amendoim também é causa de muitas alergias alimentares na primeira infância, devendo haver atenção quanto ao seu uso em crianças que já manifestam algum tipo de alergia.

Leave a Comment