X

5 dicas (possíveis!) para melhorar as refeições do seu filho

Se você tem em casa uma criança que come pouco, sabe como isso pode ser especialmente preocupante. Faz parte do “kit maternidade”, que toda mãe recebe quando o filho nasce, querer alimentar o pequeno da melhor maneira possível (e quando ele se recusa a comer, você apela para as mais diversas estratégias!).

Acho engraçado quando ouço especialistas falarem sobre o assunto, dando dicas praticamente impossíveis de serem colocadas em prática. Se você fizesse tudo conforme manda o figurino, seu filho nunca poderia ver TV enquanto come, você não deveria distrai-lo durante a refeição, nem deveria insistir para que ele coma mais uma colher (sendo que o prato está lá, quase intocado). Fácil falar, mas quando você tenta dar a comida a uma criança pequena inquieta, sem uma boa distração – uma história, uma micagem – o resultado em geral é uma deliciosa crise de birra, que começa depois da terceira colherada!

Aqui em casa eu já me conformei que Catarina é uma criança que não come muito (e como diz o pediatra dela: “por que a preocupação, se ela come de forma variada, e está fisicamente bem?”). Nós chegamos a um equilíbrio: a pequena come o suficiente para crescer de forma saudável, sem que seja necessário travar uma batalha a cada refeição. A seguir, eu compartilho alguns aprendizados importantes que tive nesse processo, e algumas dicas que talvez possam ajudar você com o filhote:

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
🎁 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!

1) Distraia sim, mas sem ficar escrava da televisão. Se você me perguntar se Catarina já comeu na frente da televisão, vou ter que dizer que sim (vida real é isso!). Mas não quer dizer que ela só coma dessa forma (muito pelo contrário, ela almoça e janta, em geral, na mesa). Agora cá entre nós: sabe aquele dia em que o filhote está muito cansado (e você sabe que ele vai dar trabalho para comer), ou doentinho? Minha opinião pessoal é que, nesses dias, ter uma boa distração ajuda muito – e mesmo a TV pode ser uma boa aliada! Uma outra alternativa bacana é contar uma história na mesa, daquelas bem longas, que acabam, coincidentemente, com a última colherada. Por aqui o resultado é fantástico!

2) Insista – apenas o suficiente. Se você percebeu que seu filho não quer mais comer porque só pensa em sair correndo para brincar, não vejo problema algum em insistir para que ele coma mais um pouco. O problema é quando a criança já comeu o bastante e você fica amolando para que ele coma além da conta; ou quando a criança experimentou, disse que não gostou e você obriga que ela coma mais um pouco. Deixe para oferecer novamente outro dia esse alimento, ou prepare-se para meia hora de guerra.

3) Coma junto. Faz toda a diferença! Uma coisa é colocar o prato da criança na mesa e ficar ao lado resmungando: “vai, come mais um pouco”, e outra (muito melhor!) é fazer uma refeição em família, onde seu filho percebe que faz parte de uma atividade em que papai, mamãe e ele estão envolvidos! Come-se também pelo exemplo, vendo que os adultos colocaram no prato a couve-flor, o alface, o tomate…

4) Invista no sabor dos alimentos. Você gosta de comer comida sem gosto? Eu não gosto, definitivamente! Pois com as crianças acontece o mesmo – a gente acha que não, mas elas curtem uma comida saborosa! Dizem que esse é o segredo dos pais franceses para que as crianças comam bem desde o início – usar ingredientes naturais e deixar a comidinha bem temperada. Aqui em casa já notei que Catarina come bem melhor dessa forma.

5) Se seu filho não comeu bem, não compense com guloseimas. Esse é o ponto-chave: não compensar uma boa refeição com um monte de baboseiras (porque vira um ciclo vicioso: seu filho aprende que não precisa comer o que deve, porque depois ganha aquilo que gosta!). Deixe que ele sinta uma “fominha” até a próxima refeição – é provável que ele se alimente bem com a barriguinha roncando.

Leave a Comment