X

Ser mãe é não dormir nunca (uma constatação pessoal)

Eu juro para vocês que eu achava que um dia voltaria a dormir normalmente. Por mais que as pessoas me dissessem que um filho muda para sempre seu padrão de sono, lá no fundo, bem no fundinho, eu acreditava que voltaria a dormir as oito horas de sono ininterruptas a que eu estava acostumada. Embora Catarina tenha quase quatro anos de idade, posso dizer que minhas noites continuam a ter uma qualidade muito pior do que a que eu gostaria. Claro que não da mesma forma que nos primeiros meses de pós-parto (acho que nenhuma mulher conseguiria dormir tão mal por tanto tempo), mas o suficiente para que eu sinta muitas saudades do sono de uma mulher sem filhos.

Imagem: @notnixon/Creative Commons

Catarina ainda acorda eventualmente no meio da noite e me chama; e quando está doentinha, a preocupação é dobrada – com a febre, ou com a tosse, e com o bendito xixi na cama (porque quando está gripada, não tem jeito – esses acidentes acontecem!. Aliás, se alguém por aí tiver passado algo semelhante com o filho, aceito dicas!  Seria melhor colocar fralda quando ela estiver doente? Ou simplesmente relaxo e sigo lavando lençóis, como tenho feito?).

Mas eu tenho consciência de que boa parte de minhas noites mal dormidas não acontecem porque Catarina acordou durante a madrugada (até porque, quando isso acontece, em geral eu vou até seu quarto e ela volta a dormir em poucos minutos). E sim porque EU tenho ido dormir muito mais tarde do que costumava fazer. Quando a pequena dorme, começa a parte do meu dia que existe além da maternidade – ficar com o marido, trabalhar (sim, porque trabalho quase todos os dias por longas horas durante a noite), assistir a um pouquinho de televisão (sem que esteja passando Peppa Pig ou Princesinha Sofia na tela!)… Sinto falta de ter essas horinhas só para mim, por isso simplesmente não consigo colocar a filhotinha em sua cama e correr para a minha!

Hoje está acontecendo exatamente isso desse lado da tela. Catarina já está em sua cama (com tosse, mas dormindo) e eu estou aqui: escrevendo, embalando dezenas de livros (posso falar? Vocês são umas queridas, muito obrigada por receberem meu livro com tanto carinho! Estou adorando receber tantos pedidos!), conversando nas redes sociais… E amanhã, claro, estarei com uma preguiça danada, que só mesmo um bom café forte consegue espantar!

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
🎁 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Leave a Comment