X

10 frutas que não podem faltar na alimentação do seu filho [VÍDEO]

Aqui em casa, depois de muito custo, Catarina começou a comer uma variedade maior de frutas. Depois de passar vários meses aceitando só maçã, hoje a pequena se tornou amiga do abacate, do mamão, da uva…

Claro que isso foi uma conquista lenta, gradativa, e que está intimamente relacionada aos pratos divertidos que venho fazendo para ela ao longo do ano. No entanto, conhecendo a importância de cada fruta, dos nutrientes que as constituem, só posso ficar muito feliz com essa mudança em seu padrão alimentar.

Imagem: 123RF

Acho muito interessante conhecer o que há em cada alimento que damos aos pequenos. Assim, essa é uma forma de proporcionarmos a eles uma alimentação mais saudável, não é mesmo?

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
🎁 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!

Por isso, selecionei algumas frutas que contêm nutrientes especialmente importantes para os filhotes nos primeiros anos de vida. Então, vem conhecer um pouco mais sobre elas:

10 frutas para a alimentação do seu filho

Abacate

Todo mundo diz que ele é gorduroso, e é verdade – o abacate contém uma boa quantidade de gordura monoinsaturada. Essa é a gordura do bem, aquela que ajuda a controlar o nível do colesterol (que é cada vez mais preocupante entre os pequenos).

Além disso, é rico em vitamina A e E e em minerais, como cálcio, ferro, potássio e magnésio. Como não é muito doce, a dica para torná-lo mais saboroso (ao invés de adoçar com açúcar) é batê-lo no liquidificador com banana ou manga.

Banana

É rica em vitaminas do complexo B. Muitos a conhecem por conter bastante potássio, o que ajuda a prevenir cãibras.

Para as mães de bebês uma informação é importante: as do tipo “prata” e “maçã” prendem o intestino dos pequenos; por outro lado, já com a do tipo “nanica” isso não acontece.

Goiaba

É rica em vitamina C, antioxidantes e potássio. É uma das frutas que prendem o intestino do bebê – por isso uma boa dica é batê-la com laranja (que tem o efeito contrário).

Laranja

Rica em vitamina C, ajuda a fortalecer o sistema imunológico, prevenindo gripes e resfriados. Outra função da vitamina C é auxiliar na absorção do ferro – por isso consumir o suco de laranja perto das refeições é benéfico para que o filhote aproveite o ferro contido nas carnes e vegetais.

A do tipo “lima” tem sabor mais suave, por isso melhor aceita pelos bebês. É uma fruta que solta o intestino e ajuda filhotes com constipação.

Maçã

Tem boa concentração de fibras, que ajudam na regularidade intestinal (para bebês que estão se iniciando nos sólidos, ela tende a prender um pouco o intestino).

A casca é rica em vitamina C e a fruta contém pectina, uma substância que auxilia no controle da glicemia. Mas é importante esclarecer um mito – a maçã não tem substâncias que previnem a cárie dental.

Mamão

Como têm muita água em sua composição, é uma fruta com alta capacidade hidratante. É rico em vitaminas A, C, potássio e cálcio. Também, conhecido por soltar o intestino, é portanto um forte aliado nos casos em que o bebê tem prisão de ventre ao se iniciar nas papinhas.

Manga

É uma fruta doce, de sabor bem aceito pelos bebês. Em geral a do tipo “Palmer” é mais indicada para crianças, por ser menos fibrosa (o que melhora sua aceitação, já que algumas crianças não gostam dos “fiapos”).

Tem alta concentração de betacaroteno (assim como o mamão) e por isso contribui para um bom funcionamento do sistema imunológico e da visão.

Melancia

Outra fruta com grande quantidade de água, por isso importante para hidratar as crianças. Contém vitamina A (importante para os ossos), B6 (que ajuda na produção de anticorpos e produção de proteínas) e potássio.

Pera

Para os pequenos, prefira as do tipo “Williams” ou “Portuguesa”, que são mais macias. De sabor suave e agradável, é conhecida por soltar o intestino. É rica em vitaminas do complexo B, que auxiliam no bom funcionamento dos sistemas nervoso e digestivo.

Uva

As crianças preferem as do tipo “Thompson” ou “Crimson”, que não têm sementes. Para os bebês é recomendável picá-las, para não haver o risco de engasgo.

As uvas são ricas em substâncias antioxidantes, que previnem radicais livres e têm ação anticancerígena. É rica em carboidratos, que dão energia, e em vitaminas C e do complexo B.

Leave a Comment