X

Conversando sobre honestidade com nossos filhos

Se eu perguntar a mil mães se elas gostariam que seus filhos fossem honestos, tenho certeza de que todas elas diriam que sim (pelo menos quero crer nisso!). Desde cedo nos preocupamos em mostrar o caminho da honestidade a nossos filhos – por exemplo: se pegaram algo no supermercado, não podem sair sem pagar; se erraram, devem assumir a responsabilidade por sua ação; se acharam um objeto que não é seu, devem devolver.

Não é assim que ensinamos a eles?

Para mim, é impossível falar sobre honestidade sem falar de respeito. Isso porque uma coisa é óbvia: quem respeita o bem do outro (seja ele o brinquedo de outra criança, algo encontrado no chão ou à venda na prateleira do mercado), tem naturalmente uma postura que chamamos de honesta.

Concorda comigo?

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
🎁 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!

Imagem: adwriter/Creative Commons

Falando sobre honestidade

Quando estamos falando sobre honestidade e respeito, acho que as crianças entendem muito mais do que podemos imaginar. E muito mais do que palavras, elas incorporam nossos exemplos.

Podemos cansar de dizer que elas devem falar a verdade – mas se nós mesmas não fazemos isso, qual é o peso de nossas palavras? Se nossos filhos nos pegam mentindo, como pedir a eles que façam o contrário?

Vivemos uma fase de mudanças. Desejamos que as coisas mudem para melhor. Mas continuamos comprando CDs piratas, parando em vaga de deficiente físico (“afinal, é só por cinco minutinhos”), deixando de falar para o caixa que ele se esqueceu de cobrar por um produto (porque é óbvio que quando algo é cobrado duas vezes, lembramos de reclamar, não é?).

Para ensinar sobre honestidade aos nossos filhos é preciso estar junto, colocar atenção no que dizem, no que fazem.

Porque em determinado momento é natural que eles percebam que a mentira pode ser o caminho mais fácil para escapar das consequências de uma atitude errada – e nessa hora é preciso mostrar com firmeza, e com muito amor, que essa não é a melhor forma de se resolver a questão.

É preciso ser clara nas palavras; mas acredito que, sobretudo, é preciso ser transparente nas atitudes.

Leave a Comment