X

Dos nós que os filhos dão nas mães…

Catarina começou a falar com mais desenvoltura há poucos meses. Eu me lembro que até os dois anos de idade, as únicas palavras que compreendíamos eram mamãe, papai, vovô, vovó, e umas cinco além dessas. Dois meses depois do seu último aniversário, sentimos uma mudança enorme, e da noite para o dia a pequena teve seu vocabulário aumentado. Primeiro algumas palavras novas, depois frases, até que começamos a perceber que a filhotinha já conseguia exprimir pensamentos inteiros. E, aí, caros leitores, eu percebi que minha filha já é capaz de dar nó em pingo d´água!

Que minha filha um dia iria me fazer perguntas que dariam trabalho para serem respondidas em já sabia. Mas a surpresa foi perceber que isso já acontece aos dois anos e meio de idade! Hoje mesmo, falando ao telefone, eu pronunciei a palavra “moda” ao seu lado. Normalmente ela não questiona o significado das coisas (porque consegue entender pelo contexto o que aquilo quer dizer), mas hoje me saiu com a pergunta: “Mamãe, o que é moda?” E agora? Como explicar para uma menininha-bebê o que significa isso (talvez nem eu mesma saiba a resposta!)? “Bom, filha, sabe quando todo mundo gosta de usar uma coisa? Como calça jeans, todo mundo usa, certo? Então, aí a gente diz que calça jeans está na moda, entendeu?”. Ao que Catarina responde: “ah, mãe, entendi. Que nem tênis, né, todo mundo usa”. “Isso, filha, então a gente fala que usar tênis está na moda”. “Ah, mãe, que nem pasta de dente, né?” “Uhm… Não exatamente!!!!!” (Isso é que dá ser filha de dentista!)

A de outro dia foi pior. Todas as noites, ela me pede que eu conte duas histórias (que só não se transformam em dez porque eu tomo muito cuidado!). Recentemente, ela começou a se interessar pelas relações familiares. Então me pede para contar a minha história desde que era pequena, a do pai, a de cada um dos avós e tias… Até que ela me saiu com essa: “mãe, me conta a história da Catarina?”. Bom, pensei, essa é fácil, eu sei de cor e salteado! “Filha, começa assim: o papai e a mamãe queriam muito uma filha, e aí você nasceu…”. Revoltada ela diz: “Não, mamãe, antes disso!”. Ah, certo, vamos começar de novo. “Então, filha, você estava na minha barriga…”. “Não, mamãe, essa parte eu já sei. Eu quero mesmo é saber antes disso. Onde é que eu estava?”. Uhm… Posso pedir a ajuda dos universitários???

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
🎁 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!

Conversando com meu marido no fim de semana (depois que Catarina fez uma de suas perguntas “básicas”), ele disse que daqui a algum tempo teremos que estudar para responder para ela. Pois é, acho que não falta muito!

E você, qual foi o nó que seu pequeno já te deu? Conta pra gente!

 

 

Leave a Comment