X

Brinquedos Waldorf

Você já ouviu falar de metodologia Waldorf nas escolas? Sabe o que são brinquedos Waldorf? É sobre isso que o Mil Dicas de Mãe fala hoje (sem preconceitos, modismos, simplesmente trazendo informações para vocês, leitores).

A pedagogia Waldorf é uma linha decorrente das teorias do austríaco Rudolf Steiner, idealizador também da teoria antroposófica, que trabalha a formação do indivíduo e cuja ideia principal é promover uma integração entre o físico e o espiritual desse ser. Nas escolas Waldorf a criança é estimulada a desenvolver uma forte ligação com a natureza, a realizar atividades de expressão corporal e artísticas. Tudo buscando justamente o auto-conhecimento.

Independente da sua opção por essa linha pedagógica ou não, eu gostaria de compartilhar com vocês alguns pensamentos sobre o assunto. Não, eu não estudei em uma escola Waldofiana, mas conheci algumas pessoas que a cursaram, por morar quando criança no bairro de uma das principais escolas Waldorf de São Paulo. E acompanhando o desenvolvimento pessoal e profissional desses vizinhos, percebo que hoje são indivíduos que se deram muito bem em áreas artísticas ou que requerem uma boa dose de criatividade, como a arquitetura, publicidade… Embora eu não pense em colocar minha filha Catarina em uma escola Waldorf, me sinto muito à vontade em incorporar alguns de seus elementos no seu dia-a-dia, entre eles os brinquedos.

Os brinquedos Waldorf são feitos de materiais naturais (como lã, algodão, madeira) e tem como função o estímulo à imaginação da criança. As bonecas, por exemplo, não são reproduções fiéis de bebezinhos; muito pelo contrário, apenas sugerem as feições e as partes anatômicas do corpo, para dar espaço à criança para imaginar! Outro dia mesmo eu me fiz um questionamento: nos dias atuais, em que os brinquedos que encontramos nas lojas são reproduções cada vez mais realistas do mundo dos adultos – carros que piscam, tocam música, bonecas que comem e fazem xixi, literalmente! – será que damos espaço para nossos filhos imaginarem? Quando eu era criança, tudo era faz-de-conta, mas atualmente há até máquinas de lavar que usam água e que podem lavar as roupas das bonecas. É claro que minha filha tem alguns desses brinquedos e os adora. Mas permitir seu contato com brinquedos diferentes, que exijam mais de sua capacidade criativa, é algo que eu procuro fazer. Por isso, mostro para vocês uma seleção de brinquedos Waldorf logo abaixo. Vamos conferir?

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
🎁 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!

[ad-gallery]

 

 

 

 

 

Leave a Comment