Mãe amamentando o seu bebê. Crédito da foto: Freepik
Muito bem, o grande dia chegou, seu filhote nasceu com o título de mais lindo do mundo e você está super feliz. Aproveite a maternidade ao máximo!
Parabéns! É isso mesmo, o nascimento de um filho é um momento grandioso!
Mas que isso dá um medinho, isso dá. E agora? Como vou cuidar dele? Será que eu dou conta? Por onde eu começo?
Sim, você dará conta. Pense que milhões e milhões de mulheres já passaram por isso na história, e a população do mundo cresceu, ou seja, os bebês sobreviveram!
A dica de hoje do Mil Dicas de Mãe é sobre aproveitar ao máximo sua estadia na maternidade. E para quê? Segue uma lista de coisas que sugiro fortemente que você faça lá:
Sim, é meio batido, mas tem que repetir. Descanse, porque o batente quando você volta para casa é duro! Então durma o máximo que puder, mesmo. Considere a ideia de deixar o bebê pelo menos parte da noite no berçário com as enfermeiras.
E peça para elas o trazerem se ele chorar e precisar de você. Assim você dorme sossegada, sabendo que tem gente de olho nele (senão você passará a noite olhando para ver se está tudo bem).
Pode ser que você já tenha feito um curso para gestantes sobre cuidados com o bebê. Mas mesmo assim é bem diferente quando é um bebê de verdade, ainda mais um recém-nascido bem molinho e que chora.
Em algumas maternidades eles perguntam se a mãe quer apenas assistir a enfermeira. Não! Ponha a mão na massa (e se der para o pai ajudar também, melhor!). Melhor ali com ajuda profissional do que em casa perdida e cansada.
As enfermeiras terão o maior prazer em te ensinar as técnicas corretas. Às vezes achamos que amamentar é instintivo, mas nem sempre é assim. Pergunte se o jeito de posicionar o bebê está correto, se ele está abocanhando o peito direitinho. Elas já viram milhares de mulheres amamentar, então podem te ajudar.
Se você nunca fez isso na vida, está na hora de aprender.
Veja como as enfermeiras ficam ali e não estão desesperadas. Para elas, esse barulho é normal. Nos próximos meses haverá horas em que você terá que fazer como elas: abstrair o choro, senão ficará maluquinha.
Melhor ali do que no primeiro mês em casa. Mas seja seletiva ao convidar as pessoas para a maternidade: gente demais lotará seu quarto o dia inteiro e não deixará você descansar.
Agora, mamãe, boa sorte e bem-vinda ao clube!
Quer ler mais sobre os preparativos para a chegada do bebê? Então clique aqui!