X

Batizado junto com o aniversário? Pode ser uma excelente ideia!

Outro dia comentei aqui no blog que fiz o batizado da Catarina junto com seu aniversário de um aninho. Embora o batismo seja realizado por muitos pais já nos primeiros meses de vida do bebê, nada impede que você espere um pouco mais para fazê-lo. E como algumas leitoras se interessaram pela sugestão, resolvi escrever esse post, dando dicas de como fiz para organizar os dois eventos ao mesmo tempo.

Como os primeiros meses de Catarina foram BEM complicados, e qualquer modificação na rotina me deixava louca, resolvi adiar o batizado por alguns meses. Chegou então o inverno, e resolvi esperar mais um pouquinho para o batismo. Até que veio a ideia: porque não fazer uma única comemoração, junto com o primeiro aniversário? A data já estava próxima, e eu aproveitaria para dar uma festa só (o que não seria de todo mal: menos coisas para organizar e uma economia grande na conta).

Então pensei o seguinte:

Imagem: 123RF

  • Lista de convidados: pensando que o batizado normalmente é uma comemoração mais íntima, você terá que resolver se diminuirá a lista da festa de aniversário também, ou se convidará um grupo menor para o batismo e a festa, e um segundo que irá apenas para a festa. No meu caso decidi convidar dois grupos diferentes, sem ter nenhum conflito com isso. Apenas combinei a chegada do segundo grupo com folga, para não correr o risco de que ele chegasse antes que o batizado acabasse (e deixei claro que Cacá seria batizada antes, para não pegar ninguém de surpresa).
  • Decoração: se você optar por tons pastéis, não há como errar. Mesmo que decida não fazer toda a decoração em branco, como em uma festa de batizado clássica, o resultado final terá um clima que combina tanto com o batismo quanto com o aniversário da criança. Se sua vontade for a de fazer uma festa com algum personagem (Mickey, Minnie, etc), uma boa ideia é trocar a roupinha do filho apenas na hora do parabéns – foi o que fiz com a Cacá, e de quebra eu tive fotos lindas com os dois vestidinhos.
  • O que servir: como os batizados geralmente acontecem de manhã, prepare-se para servir um almoço, e não apenas comidinhas. Contratar um buffet de massas ou de crepe pode ser uma ótima ideia, já que você estará bastante atarefada com tantas emoções acontecendo no mesmo dia. Agora uma opinião muito pessoal: acho que feijoada não combina com festa de batizado. Prefiro algo mais leve e sutil.
  • Bolo: a mesma recomendação para a decoração também vale para o bolo – se você fizer algo delicado, combinará com o batismo e com o aniversário. Há bolos de batizado lindos, que não são tão focados em símbolos religiosos, e que podem ser uma boa alternativa para uma comemoração dupla. Uma segunda opção é organizar uma mesa com dois bolos que podem ter cores diferentes (sendo um deles branco, por exemplo), mas com algum ponto em comum na decoração.
  • Lembrancinha: eu demorei muito para decidir o que dar. Porque queria que a lembrança tivesse um elo de ligação com o batizado, mas que fizesse sentido também para os convidados que foram convidados apenas para a festa. Optei por um anjinho feito com pérolas, para ser usado como pingente da árvore de Natal (eu mostrei nesse post “antiguinho” aqui), uma vez que a comemoração aconteceu no início de dezembro.

Enfim, não há muito segredo em fazer o batizado junto com o aniversário do bebê. Mas pense que seu pequenino terá que enfrentar dois eventos no mesmo dia, o que pode não ser muito tranquilo para ele. Ao chegar do batizado, pode ser que uma soneca seja necessária (e provavelmente você precisará da ajuda de alguém para ficar com ele, já que estará ocupada com os convidados). Talvez a parte mais difícil seja segurar a expectativa do segundo grupo em ver o filhote, enquanto ele descansa. Mas tenha certeza de que dará tudo certo, e no fim a felicidade pela data será dupla!

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
🎁 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Leave a Comment