Você que é mãe ou pai sabe: nem sempre é uma tarefa fácil colocar as crianças para dormir cedo (eu digo por experiência própria! Catarina sempre resistiu muito ao sono, e se houver uma pequena brecha faz de tudo para ficar acordada!). Por outro lado, todos nós sabemos o quanto é importante uma boa rotina de sono para a criança, por isso tenho certeza de que as informações do post de hoje são valiosas. Veja só: pesquisadores da Universidade de Princeton, nos Estados Unidos, mostraram que dormir menos durante a infância pode fazer com que as crianças envelheçam mais rápido!

Quer entender como isso é possível? Vem que eu te conto!

Imagem: 123RF

Menos sono, menor proteção ao organismo

Publicidade

O estudo, publicado no Journal of Pediatrics, analisou cerca de 1.500 crianças, durante os primeiros nove anos de vida. E por meio dele, os pesquisadores conseguiram estabelecer uma relação entre o tempo de sono dos pequenos e o tamanho dos telômeros – estruturas que ficam na extremidade dos cromossomos e que os protegem de desgastes no DNA ali contido. Uma observação importante: o desgaste dessas estruturas acontece normalmente conforme nossa idade avança (e justamente porque perdemos, pouco a pouco, essa proteção, a multiplicação das nossas células, vai “falhando”, causando nosso envelhecimento).

Vejam que interessante: essa pesquisa observou que os telômeros ficam menores quando as crianças dormem menos! Isso pode significar que esses pequeninos com pouco sono sofrerão o efeito do envelhecimento mais rapidamente!

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!

Falta de sono causa mais prejuízos à saúde

O ideal é que as crianças, entre 6 e 12 anos, durmam entre 9 e 12 horas por dia, de acordo com a tabela da Academia Americana de Pediatria (veja as recomendações completas aqui).

Os pesquisadores alertam que, se os pequenos dormem menos do que isso, a saúde deles é prejudicada e, inclusive, há maiores chances de desenvolvimento de estresse psicológico.

Por isso, vamos ficar atentos: redobre o cuidado para colocar a criançada na cama na hora certa! Está difícil a tarefa? Então não deixe de conferir nossos posts sobre o sono do bebê e crianças, tenho certeza que algum deles vai ajudar aí na sua casa!

Publicidade